Rogério dos Santos leva etapa do Confronto Universitário

0

#O surfista Rogério dos Santos foi o vencedor da seletiva paranaense do Confronto MCD Brasileiro Universitário, encerrada no último domingo (23/09), em Matinhos, no Paraná.

A competição definiu os oito surfistas da categoria masculino e duas do feminino que representarão o Paraná na grande final do evento, de 12 a 15 de dezembro, em Ubatuba (litoral de SP).

Na decisão paranaense, mais de 50 surfistas brigaram pelas vagas. O campeão do ranking foi André Portugal, que faturou uma passagem aérea para o Peru. Melhor surfista do final de semana, o estudante do 2o ano de Direito, na Tuiuti, só não ficou com a vitória na etapa, por que cometeu uma interferência nos minutos finais.

Ele foi o 2o colocado na disputa, teve a melhor onda da competição, uma nota 8, e ainda venceu a Lui Lui Expression Session.

No ranking final, somou dois vice-campeonatos, terminando com 1.800 pontos. Com a vitória em Matinhos, Rogério, que estuda Administração e Comércio Exterior, na Fafipar, foi o 2o colocado, com 1.656 pontos.

Já o grande favorito, Gil Cordeiro, estudante de Geografia na Insulpar, terminou na 3a colocação, com 1.531 pontos. Mesmo surfando em casa, ele não foi bem na semifinal, sendo derrotado justamente por André e Rogério.

Na decisão, já com o título geral assegurado, André começou muito bem e abriu vantagem sobre os três adversários no meio da bateria, que teve ondas de até 1,5 metro e boa formação. Mas, faltando 5 minutos, ele cometeu interferência sobre Rogério, perdendo uma de suas três notas.

Passou a ser o 2o colocado e Rogério é quem teve a vantagem. No resultado final, o vencedor somou 12,85, contra 10,40 de André; 10,35 de Bernardo Ceccato, aluno de Desenho Industrial na PUC; e 8,75, de Gabriel Fragomeni, da Tuiuti.

“Foi um resultado muito importante para a minha carreira e agora espero fazer bonito na final do Brasileiro em Ubatuba”, comemorou Rogério.

O campeão do ranking festejou muito a conquista. “Este é um campeonato alucinante, que está dando chances a muitos surfistas que geralmente não competem. Estou muito animado para competir em Ubatuba. Já estive lá treinando em agosto e espero fazer bonito”, disse André, que está com 25 anos de idade e surfa desde os 11.

Também garantiram a classificação para a final em Ubatuba Marlon Bezrutchka (Unicemp), Bernardo Ceccato (PUC), Paulo Celso Gomes (Uniand), Gabriel Fragomeni (Tuiuti) e Willie Bohling (Fafipar).

Na disputa feminina, Paula Drumond, aluna de Direito na PUC, venceu as duas seletivas. A outra classificada foi Bruna Wistuba, que faz Educação Física na Tuiuti.

Na etapa de Matinhos, Paula derrotou na final Priscila Barcik, que faz Educação Física, na Tuiuti; Ana Carolina, aluna de Biologia na Unicemp; e Melissa Souza, futura profissional de Educação Física na UFPR. Na categoria Open Local, para surfistas que moram em Matinhos, o vencedor foi Jorge Porvilho.

Outra atração do evento foi a Lui Lui Expression Session. Como não há regras, os surfistas arriscam manobras ousadas. André Portugal, com um 360o foi o vencedor e levou um final de semana na Ilha do Mel.