Reef Classic 2002 estréia nesta quarta

0

#A abertura oficial do Reef Classic 2002 está marcada para esta quarta-feira (23/01) na praia Mole, em Florianópolis (SC), mas ainda não é certo de que a primeira etapa importante do WQS seja iniciada no primeiro dos cinco dias reservados para a competição.

Depois de um período de temperaturas amenas, a semana começou com Sol forte, calor e ondas fracas na Ilha de Santa Catarina, mas a previsão é de que a entrada de uma nova frente fria mude as condições do mar.

Por enquanto, apenas a primeira chamada está confirmada para às 8 horas desta quarta, quando os organizadores decidirão se o Reef Classic 2002 começa na praia Mole, se será transferido para outra praia ou até mesmo adiado, já que neste ano o evento ganhou um dia a mais justamente para o caso de precisar aguardar a entrada de maiores ondulações.

Até domingo (27/01), estarão em jogo US$ 60 mil em prêmios e 1.500 pontos no ranking que promove quinze surfistas para a elite mundial do ASP World Championship Tour (WCT).

As principais estrelas do Reef Classic 2002 só vão estrear na terceira rodada da competição e uma das principais atrações da primeira fase eliminatória é o florianopolitano Guga Arruda. Mais de 100 surfistas de dez paises já confirmaram as suas inscrições, que só se encerram nesta terça (22/01).

Entre eles, estão os dez representantes do Brasil no WCT 2002 e os campeões das quatro edições do Reef Classic de Florianópolis: o francês Mikael Picon (2001), o baiano Armando Daltro (2000), o paraibano Fábio Gouveia (99) e o catarinense Neco Padaratz (98). Todos fazem parte da lista dos 32 cabeças-de-chave da competição que só irão estrear na terceira fase, a que antecede as oitavas-de-final do Reef Classic 2002.

Assim como ocorreu no ano passado, o gaúcho Rodrigo Dornelles, 28 anos, começa a temporada recuperando-se de uma contusão e novamente irá desfalcar a ?seleção brasileira? no Reef Classic 2002.

Ele pediu o cancelamento da sua inscrição logo após uma sessão de treinos em Torres (RS), onde reside, quando voltou a sentir dores no tornozelo direito machucado em dezembro no Hawaii.

Já os outros nove representantes do Brasil no seleto grupo dos Top 46 do WCT estão confirmados, inclusive o catarinense Neco Padaratz e o paraibano Fábio Gouveia, vencedores das duas primeiras edições do Reef Classic em Florianópolis (SC).

?É uma pena! Eu estava bem confiante em competir, mas voltei a sentir dores no tornozelo no treinamento de ontem?, lamentou Rodrigo ?Pedra? Dornelles, pelo telefone, de Porto Alegre (RS). ?Estou nas últimas semanas de fisioterapia e preferi continuar o tratamento para me preparar melhor para o WCT, que começa em março na Austrália?, completou.

Também vindo de uma séria contusão, no joelho direito, o niteroiense radicado em Florianópolis Guilherme Herdy está totalmente recuperado e pronto para tentar repetir o pódio do ano passado na praia da Joaquina, quando conquistou a terceira colocação na antiga sede do Reef Classic.

Herdy, 27 anos, estará recebendo amigos e imprensa nesta quinta-feira (24/01) às 19 horas no Um Lugar (Tina Bauer) na Lagoa da Conceição, para o lançamento oficial do seu site www.guilhermeherdy.com .

Fora a competição, outra grande atração do Reef Classic 2002 é o já tradicional Miss Biquíni. Além disso, várias festas estão programadas para comemorar a estréia do Reef Classic na praia Mole e a primeira delas será a de abertura e lançamento do evento na quarta-feira à noite no Café Cancun.

No sábado, tem um show internacional de reggae, com Maxi Priest e a banda Big Mountain, na X Music Hall. E no domingo, o Café Cancun volta a receber os surfistas para a festa de encerramento do evento.

O Reef Classic 2002 é uma realização da FECASURF (Federação Catarinense de Surf), tem o patrocínio da Reef Brazil e Prefeitura Municipal de Florianópolis, apoio da Fundação Municipal de Esportes, do Governo do Estado de Santa Catarina, da CODESC e das lojas de surfe Sul Nativo, Jeffrey?s Bay e Authentic Sports, com promoção da Rede Atlântida FM.

Campeões do Reef Brazil Classic

2001) Mikael Picon (FRA)
2000) Armando Daltro (BRA-BA)
1999) Fábio Gouveia (BRA-PB)
1998) Neco Padaratz (BRA-SC)

Campeões mundiais do WQS

2001 ? Mick Fanning (AUS)
2000 ? Armando Daltro (BRA-BA)
1999 ? Flávio Padaratz (BRA-SC)
1998 ? Fábio Gouveia (BRA-PB)
1997 ? Victor Ribas (BRA-RJ)
1996 ? Jake Paterson (AUS)
1995 ? Shane Powell (AUS)
1994 ? Kelly Slater (EUA)
1993 ? Barton Lynch (AUS)
1992 ? Flávio Padaratz (BRA-SC)