
Em uma pesquisa coordenada pela bióloga Antonia Cecília Amaral, da Unicamp, foram descobertas no litoral norte de São Paulo 52 espécies nunca classificadas antes no Brasil ou no exterior.
Os animais foram achados no fundo do mar dos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba.
Ao todo foram identificadas 535 espécies marinhas pertencentes à fauna bentônica – moluscos, crustáceos, vermes e outros animais que vivem junto a algum substrato (corais, rochas, etc) no fundo dos mares.
Cecília conta que sua meta era “diminuir a escassez de pesquisas feitas na região”. Participaram da descoberta alunos de

graduação, pós-graduação e pesquisadores da USP e da Unesp.
Cientistas estrangeiros também colaboraram, já que é pequeno o número de especialistas em fauna bentônica no Brasil.
O estudo faz parte de um projeto chamado Biota/Fapesp – Bentos Marinhos, que tem como objetivo pesquisar esse tipo de fauna na costa paulista.
As 52 espécies novas se dividem em duas. A meiofauna, animais que só são visualizados com ajuda de aparelhos; e a macrofauna, que podem ser vistos a olho nu.
Foram encontrados 40 espécimes da meiofauna e 12 da macrofauna (com destaque para cinco variedades de Diopatra, uma minhoca-marinha que pode

chegar a 15 cm de comprimento por 8 mm de largura).
Os animais foram coletados no fundo do mar, em profundidade de até 45 metros, praias e costões rochosos. Já está sendo elaborado um volume com a descrição detalhada de 110 das espécies conhecidas.
O projeto segue até o fim de 2004, quando será feito um estudo de cunho mais ecológico das espécies encontradas.