Pororoca Black Dragon

Muralhas de água da China

0

No segundo maior feriado da China, em comemoração dos 60 anos de implantação do comunismo no país, a dupla Sérgio Laus e Marcos Sifú arrastou uma multidão na margem do rio Quintang para entrar para a história do surf mundial:  um mar de gente se acotovelou para ver a passagem da pororoca.

Os brasileiros deslizaram pela onda por quilômetros e foram ovacionados na saída do rio. Tivemos que ser escoltados até o ônibus pela polícia, tamanha a multidão que queria chegar perto de nossos ídolos brasileiros, para tirar uma foto, para dar um aceno ou simplesmente para ver de perto os surfistas,

Centenas de jornalistas queriam um depoimento sob olhar curioso de milhares de chineses. Segundo estimativa da polícia,  500 mil pessoas estavam no percurso de 20 quilômetros em que a onda foi surfada.

Ficamos completamente extasiados pela comoção e carinho do povo chinês. E a onda veio um pouco balançada, o que dificultou o início da performance, mas assim que o rio fez a curva, o vento virou terral e um longo braço ergueu-se nas bancadas de lama.

E o iluminado surfista Serginho Laus foi para o abraço e deslizou com muita elegância num esquerdão que chegou a 2 metros de altura.

No final, uma grande cerimônia de premiação com música, filmes e um belo banquete de encerramento com as principais autoridades locais e muita alegria, pois aqui na China deram muito valor para o evento.

Estamos aqui com o sentimento de dever cumprido. A cultura riquíssima, a cidade sensacional e o povo nos acolheu como filhos da terra. Resultado, o surf brasileiro entra para a história na China.

Nesta quinta-feira partimos rumo a Pequim, onde vamos conhecer um lugar histórico da humanidade.

Xie Xie, Hangzou! (Obrigado, Hangzou)!

Para tornar essa viagem viável, Serginho Laus e a equipe Surfando na Selva tiveram o apoio fundamental do deputado federal de São Paulo – William Woo, Pro-Lite, Truzz, Pranchas TBC, Garmin – Santa GPS, Brazilian Adventure Society e as marcas Goofy, Central Surf – Surf Shop, Ogio, Outdo, Onbongo e Vibe Surfwear.