Missilvano Alves quebra no Confronto Universitário

0

#O surfista de Bertioga Missilvano Alves foi o vencedor da primeira seletiva paulista do Confronto Brasileiro MCD, realizada no último final de semana (26 e 27/05), na praia do Tombo, no Guarujá (SP).

A competição reuniu 96 atletas universitários e teve ondas de até 1,5 metros. Eles iniciaram o ranking que definirá os representantes do Estado para o inédito título nacional, no mês de dezembro, em Ubatuba. O novo campeão ganhará uma pick-up Ford Courier.

Numa decisão de nível profissional, Missilvano, aluno de Educação Física na Unimes, enfrentou outros três surfistas de ponta: Sílvio “Tico” Oliveira (Publicidade-UniSanta), Daniks Fischer (Jornalismo-Unimonte) e Leonardo Oliveira (Turismo-Adélia Camargo Corrêa). Estes dois últimos com experiência e participações no Circuito Mundial WQS.

‘Míssil’, como foi apelidado por sua rapidez nas ondas, foi vice-campeão paulista amador em 99 e finalista na etapa de abertura do Paulista Open desta temporada. No começo da bateria, ele garantiu um tubo de esquerda e levou 8,5 pontos – nota que fez a diferença. Depois, manteve a regularidade em todo o campeonato para comemorar a sua primeira vitória na categoria.

“Foi um resultado sensacional para mim. Estou sem patrocínio e este campeonato tem uma repercussão muito boa, por causa da sua organização e premiação. Espero conseguir um bom patrocinador”, afirmou Missilvano, que está com 23 anos e tem apenas o apoio do shaper Luciano Leão.

“No ano passado, não tive bons resultados. Até pensei em virar profissional, mas sem patrocínio é impossível. Como entrei na faculdade, surgiu esta oportunidade e espero continuar bem. Com este carro na disputa, vou com muita dedicação tentar o título”, comemorou o vencedor. Em segundo lugar ficou o santista Tico de Oliveira, fazendo a sua primeira final importante na carreira. Aos 21 anos, ele desbancou alguns favoritos no caminho, como Maurício Pelé (Educação Física-Unimonte).

O resultado foi bem disputado. Daniks Fischer, o mais experiente entre os competidores, foi um dos destaques. Com 28 anos, o surfista de São Vicente já foi campeão brasileiro amador em 83, e tem grande vivência nas competições. No sábado, Daniks garantiu a melhor nota do evento, um 9,5, também com um tubo de esquerda. “Foi um campeonato de alto nível. Qualquer um poderia ganhar. A segunda etapa promete”, disse Daniks.

O guarujaense Leonardo Oliveira, apesar de contar com o apoio da torcida, acabou em quarto lugar. O paulistano Gregório Mota (Desenho Industrial-FAAP) e o também guarujaense Roni Bonetti (Teologia-Alfa) ficaram em quinto lugar.

Na categoria Feminina, a vitória ficou com a guarujaense Cristine Melo, aluna de Fisioterapia na Unaerp, confirmando o favoritismo. Cristine, que até o ano passado estudava Odontologia, superou na final, Bruna Queiroz (Turismo-Universidade Braz Cubas), Cassiana Bitencourt (Direito-Unaerp) e Andressa Santos (Biologia Marinha-UniSanta).

Na categoria Open Local, destinada aos surfistas da região (não é necessário ser universitário), o vencedor foi o veterano Paulo Matos, primeiro campeão brasileiro profissional da Abrasp, em 87, e atual campeão paulista master. Surfando “em casa”, ele derrotou os santistas Emerson Cortez (2º) e Hendel Alexandre (3º) e o guarujaense Rodney Costa (4º).

Outra atração do evento foi a Lui Lui Expression Session, uma bateria sem regras, onde vale a manobra mais radical. O vencedor foi Ricardo Melo, aluno de Educação Física na Unimes, com um tubo. Como prêmio, ele ganhou um final de semana na praia de Maresias, em São Sebastião e uma prancha New Advance.

A segunda e decisiva seletiva está marcada para outubro, em Maresias (SP).

Os quatro melhores do ranking masculino e duas do feminino estarão classificados para a final em Ubatuba. Mais quatro surfistas de São Paulo serão definidos pelo Circuito Estadual, que começa em setembro. Eles enfrentarão surfistas de todo o Brasil, que também estão sendo selecionados em disputas regionais, desde o Rio Grande do Sul até o Nordeste. Além da pick-up Ford Courier, os finalistas do Brasileiro estarão “brigando” por passagens aéreas para Indonésia, Austrália e Havaí.

Resultados do Confronto Universitário
Categoria Universitária Masculina
1 Missilvano Alves Unimes (Educação Física)
2 Sílvio Tico Oliveira Unisanta (Publicidade)
3 Daniks Fischer Unimonte (Jornalismo)
4 Leonardo Oliveira Faculdade Adélia Camargo (Turismo)
5 Gregório Mota FAAP (Desenho Industrial)
5 Roni Bonetti Faculdade Alfa (Teologia)
7 Ricardo Melo Unimes (Educação Física)
7 Fábio Gonçalves UniSanta (Administração)
7 Luke Franco Unimonte (Educação Física)

Categoria Universitária Feminina
1 Cristine Melo Unaerp (Fisioterapia)
2 Bruna Queiroz Braz Cubas (Turismo)
3 Cassiana Bitencourt Unaerp (Direito)
4 Andressa Santos UniSanta (Biologia Marinha)

Categoria Open Local
1 Paulo Matos
2 Emerson Cortez
3 Hendel Alexandre
4 Rodney Costa