Catarinense Pro

Marco Polo fatura na Guarda

0

Marco Polo vence e lidera o ranking catarinense. Foto: Basílio Ruy / FECASURF.

O vento Sul soprou forte o dia inteiro, mas o cenário paradisíaco da Guarda do Embaú (SC) ainda apresentou céu claro, depois da chuvarada que atravessou a madrugada em Santa Catarina.


Clique aqui para ver o vídeo

O último dia da etapa da Palhoça do Circuito Catarinense Cerveja Sol Surf Pro, aconteceu com ondas irregulares de 1 metro e Marco Polo pegou as melhores na grande final. Ele faturou o título e também assumiu a ponta do ranking catarinense, pois a do Circuito Sul-Brasileiro já era sua.

 

O cearense Márcio Farney terminou como vice-campeão e passou a ocupar a vaga do ranking estadual para o circuito brasileiro profissional, enquanto a do regional permanece com Diego Rosa, quarto colocado na bateria decisiva deste domingo, atrás ainda de Tomas Hermes.

Marcio Farney fica em segundo e está colado no líder do ranking. Foto: Basílio Ruy/ FECASURF.


A última etapa do Circuito Cerveja Sol Surf Pro 2007 vai decidir os títulos de campeão estadual catarinense e do Regional Sul-Brasileiro nos próximos dias 8 e 9 de dezembro na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC).

 

Antes de competir na Guarda do Embaú, a última bateria do campeão Marco Polo tinha sido contra o novo campeão mundial Mick Fanning na etapa brasileira do WCT encerrada em Imbituba.

 

Ele já estreou nas oitavas-de-final como um dos cabeças-de-chave do Circuito Sol Surf Pro e passou todas as suas baterias em segundo lugar, mas venceu a mais importante, que decide o título da penútlima etapa da temporada em Palhoça.

 

Foi uma vitória conquistada quase de ponta-a-ponta, desde a primeira onda que ele surfou na bateria contra Márcio Farney, Tomas Hermes e Diego Rosa.

 

?Estou tentando fechar o ano com chave-de-ouro e esta vitória era um dos objetivos para buscar cumprir esta meta. O mar está bem difícil por causa deste vento sul forte, mas lutei tanto, acreditei tanto ali dentro d?água, dei o máximo de mim, as manobras saíram e fui presenteado com este campeonato?, vibra Marco Polo, que leva 6 mil reais de prêmio pela vitória na Guarda do Embaú. Ele também comentou sobre os momentos vividos nesta mesma semana na etapa brasileira do WCT.

 

?Foi ótima a experiência, aumenta nosso nível de competição enfrentar surfistas deste calibre, os melhores do mundo, foi muito gratificante e eu vim muito confiante para cá. Agora tem a final lá na Joaca e vou lutar para tentar ser campeão catarinense e do sul-brasileiro também para aí sim fechar o ano com chave-de-ouro?, promete Marco Polo, que neste ano terminou num excelente terceiro lugar no ranking do Circuito Brasileiro de Surf Profissional.

 

No entanto, o atual campeão destas duas competições, Diego Rosa, chegou em sua segunda final seguida no Cerveja Sol Surf Pro e quer os bicampeonatos na etapa final na Praia da Joaquina.

 

?Não consegui fazer o meu melhor nesta final, porque quebrei uma quilha da prancha logo na primeira onda e não vi, só fui ver agora quando sai do mar. Mas, estou feliz de ter feito mais uma final e espero fazer uma boa briga pelo título na final do circuito lá na Joaquina. Só que lá não vou deixar ele ganhar não?, avisa Diego Rosa, que assume o segundo lugar no Circuito Sul-Brasileiro 2007 e vai garantindo sua permanência na elite nacional por este ranking.

 

Já a vaga da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) passou para Márcio Farney, quando o cearense conquistou o vice-campeonato na etapa da Palhoça do Circuito Cerveja Sol Surf Pro.

 

O ex-líder era o alagoano Tânio Barreto, que parou nas semifinais na Guarda do Embaú e caiu para a terceira posição na classificação geral das cinco etapas completadas neste domingo.

 

?Já é a terceira final que não consigo vencer só neste ano, mas isto me motiva cada vez mais para continuar treinando porque eu sinto que minha hora está chegando. Consegui pontos importantes aqui e vou com tudo para tentar confirmar minha vaga lá na Joaca, pois esta é minha grande meta?, revela Farney.

 

##

Tomas Hermes, terceiro colocado na Guarda do Embaú (SC). Foto: Basílio Ruy/ FECASURF.

Entre os quatro finalistas, a surpresa foi Thomas Hermes, que ganhou do ex-líder Tânio Barreto a batalha pela última vaga na bateria decisiva do campeonato.


Clique aqui para ver o vídeo

O alagoano terminou em sétimo lugar empatado com o imbitubense Fábio Carvalho. Ficaram abaixo ainda do paulista Cristiano Guimarães e do baiano-voador Alandreson Martins, mais dois surfistas de outros estados que escolheram Floripa para morar e dividiram o quinto lugar pela terceira posição conseguida nas semifinais.

 

O time dos juízes não participou da Goofy Tag Team na etapa da Palhoça do Circuito Cerveja Sol Surf Pro. Foi substituído pelo da Guarda do Embaú, que terminou em último lugar na bateria especial de equipes competindo com pranchas monoquilhas da década de 70.

Diego Rosa fica em quarto lugar. Foto: Basílio Ruy/ FECASURF.


Por décimos de diferença, a equipe dos estrangeiros, formada por Marcos Pastro, Márcio Farney, Alan Saulo e Ícaro Martins, faturou o título da Goofy Tag Team.

 

O time do Norte do Estado, com Pedro Norberto, Thomas Hermes, John Junior e Alex Lima, só não ganhou porque sofreu uma penalidade de cinco pontos por ter queimado a linha demarcatória na hora de um dos revezamentos dos surfistas. O placar entre as duas melhores equipes terminou em 46,90 x 46,15 pontos.

 

A Oakley apresenta Circuito Cerveja Sol Surf Pro, que tem as seis etapas estaduais mais ricas do país e distribui um total de 120 mil reais em prêmios. Patrocínio da Cerveja Sol, Lojas Sul Nativo e das marcas Oakley e Goofy. 

 

Resultado

 

1 Marco Polo (SC)

2 Márcio Farney (CE)

3 Tomas Hermes (SC)

4 Diego Rosa (SC)

 

Ranking FECASURF ? Circuito Catarinense

 

1 Marco Polo (SC) ? 5.560 pontos

2 Márcio Farney (CE) ? 5.520

3 Tânio Barreto (AL) ? 5.450

4 Guga Arruda (SC) ? 5.050

5 Diego Rosa (SC) ? 5.040

6 Fábio Silva (CE) ? 4.640

7 Jean da Silva (SC) ? 4.460

8 Pedro Norberto (SC) ? 4.020

9 Cristiano Guimarães (SP) ? 3.930

10 John Junior (SC) ? 3.820

 

Ranking Sul-Brasileiro

 

1 Marco Polo (SC) ? 7.480 pontos

2 Diego Rosa (SC) ? 6.630

3 Fábio Silva (CE) ? 6.375

4 Tânio Barreto (AL) ? 5.748

5 John Junior (SC) ? 5.595

6 Jean da Silva (SC) ? 5.345

7 Marcio Farney (CE) ? 5.320

8 Pedro Norberto (SC) ? 5.145

9 Raphael Becker (SC) ? 5.075

10 Beto Mariano (SC) ? 5.045