Surf & Saúde

Edu Faria fortalece remada

0

Exercícios fortalecem musculatura responsável pelo movimento de remada. Foto: Dado Guimarães.

Alguns exercícios usam formas de movimentos similares ao do movimento executado na remada, o que contribui para o fortalecimento da musculatura responsável pelo movimento.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Antes de iniciar o trabalho, siga algumas regras para um melhor rendimento e segurança no treinamento.

 

Na teoria do treinamento não existem exercícios proibidos de serem executados e sim pessoas proibidas de realizarem determinados exercícios.

 

Muitos exercícios que parecem simples e servem para todos, podem não servir para você.

 

Não importa se você é amador, profissional o pratica o surfe por prazer, a presença e orientação do treinador especializado são fundamentais para a qualidade e o bom rendimento do seu treinamento. Caso você sinta alguma dor ou desconforto na execução desses exercícios, interrompa-os e fale com o seu professor.

 

O exercício da remada é adaptado no aparelho polia dupla. A altura do encosto do banco está aproximadamente 60 centímetros do solo, e a altura da braçadeira da polia do aparelho está aproximadamente 80 centímetros do solo.

 

Faremos dois tipos de movimentos, a remada simultânea, com os dois braços ao mesmo tempo e a remada alternada. Inicialmente, faça duas a três séries de 40 movimentos. Exemplo: 10 movimentos com os braços simultâneos, 10 movimentos alternados, 10 movimentos simultâneos e 10 movimentos alternados.

 

Na medida em que os seus músculos forem se adaptando ao movimento, as cargas poderão ser aumentadas, lembre-se, sempre orientado por um professor de educação física e para a sua necessidade.

 

No momento do exercício, expire o ar na ação do movimento, ou seja, solte o ar quando fizer a força.  Nas primeiras sessões não se preocupe com a velocidade do movimento, faça-o com uma velocidade contínua, só após adquirir o domínio do movimento você poderá incrementar a velocidade.

 

Coloque uma carga que possibilite uma execução segura. Procure sustentar a carga na volta do movimento. Preste atenção em sempre contrair o abdômen na execução do movimento.

 

Se os exercícios sugeridos causarem alguma dor na região dos ombros, costas e braços, interrompa o exercício, ou caso você já possua uma lesão nessas regiões, não os execute.


Bons treinos!