Itacoatiara nunca esteve tanto na mídia como agora. São fotos publicadas nas principais revistas, matérias na televisão e, é claro, mais uma vez figura como grande palco de ondas grandes no Brasil.
Clique aqui para ver as fotos
Existe uma enorme discussão, aqui mesmo neste site, se Itacoá é ou não a maior onda do Brasil. Não vou entrar nesse mérito, mas uma coisa é certa: todas as imagens inscritas no Prêmio Greenish Maior Onda do Brasil deste ano foram registradas nessa praia.
A mais recente a ser divulgada é a do Bruno Santos, que causou um enorme espanto em todos e até gritos de ?já ganhou?. Essa questão eu deixo para os juízes decidirem, mas posso aqui dar um parecer sobre o campeonato deste ano.
Acho que a disputa está, sem dúvida, entre Bruno Santos e Evaristo ?Kiko? Ferreira. Mas todos os outros concorrentes – Beg, Rafinha e Bequinho – também merecem aplausos, por encararem as morras não pelo dinheiro, tenho certeza, mas sim pela paixão ao big surf.
A disputa pelo título envolve uma série de fatores que alguns podem não conhecer. Segundo a Greenish, os quesitos são: performance, tamanho da onda, previsões meteorológicas, divulgação na mídia, tamanho da prancha usada e, por fim, estatura do surfista.
É muito mais do que uma simples olhada na foto, o que torna a disputa mais emocionante e, acredito, mais justa.
No último dia 5 de junho, tive o prazer de ver Itacoatiara, Niterói (RJ), mostrando toda a sua força. Sem dúvida é uma onda para poucos, com dezenas de correntes marítimas e ondas capazes de deixar o surfista por muito tempo sob a água. Só o fato de estar naquele mar já é digno de respeito.
Quem estava desafiando as enormes ondas era mais um vez Evaristo ?Kiko? Ferreira, que é um dos poucos que sabe como aproveitar as ondas de Itacoá nos dias extremos.
A onda inscrita no prêmio tem cerca de 12 pés, segundo o próprio ?Kiko?. Dois momentos mais impressionantes desta onda são o drop, foto exclusiva que ainda não havia sido divulgada e que ninguém tem registrado, e o momento da explosão na bancada.
Nesse último momento a onda está tubular, e a explosão da espuma vai a mais de 5 metros de altura, numa massa de água impressionante.
A decisão acontece em fevereiro, provavelmente durante o WQS de Noronha. A torcida é grande para os dois lados, fico feliz de conhecer os dois e saber do talento deles e, principalmente, disposição e conhecimento para encarar a onda de Itacoatiara.
Independente de quem levar, uma questão já está decidida: a onda de Itacoá mais uma vez mostrou a sua força e recebeu as maiores ondas do Brasil, pelo segundo ano consecutivo, e desta vez com unanimidade.
Gostaria muito que os eventos de ondas grandes voltassem a acontecer nesta praia, bem como etapas do WQS. Com certeza muitos surfistas ficariam impressionados com o power da onda, mesmo em dias pequenos.
Saiba mais
Kiko acelera na corrida pelo bi
