Vazamento no Golfo do México

100 mil barris vazam diariamente

Água do mar completamente poluída em Grand Isle, estado da Louisiana (EUA). Foto: AFP.

No último domingo, um deputado do Partido Democrata dos EUA divulgou um documento interno da BP, empresa responsável pelo maior desastre ecológico da história. O texto informa que até 100 mil barris de petróleo vazam diariamente no golfo do México. 

 

Até então, a estimativa do governo dos Estados Unidos era de aproximadamente 60 mil barris por dia. O documento, sem data, foi divulgado por Ed Markey, presidente do subcomitê de energia e meio-ambiente da Câmara dos Deputados norte-americana.

 

Em contrapartida, o porta-voz da BP Toby Odone afirma que a quantidade de petróleo que vaza no fundo do Atlântico Norte não é uma certeza. “Eu não acho que há uma subestimação”, disse à agencia de notícias Reuters.

 

Incisivo, o deputado Ed Markey levanta dúvidas sobre o que a BP sabia e o que informou ao governo e ao povo norte-americano. “Fica explícito que, desde o início, a BP não foi clara com o governo ou com o povo americano sobre o verdadeiro tamanho desse derramamento”, diz Markey em nota.

 

Inicialmente, a BP estimava que mil barris vazavam por dia. Poucos dias depois do acidente, elevou o numero para 5 mil barris.

 

Fonte Terra

 

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)

Doutor Guilherme Vieira Lima, explica como a estabilidade do core define a potência das manobras e protege o corpo de lesões crônicas.