Quiksilver Young Guns

Foco na molecada

Felipe Marcondes acompanha o show de Samuel Pupo no Quiksilver Young Guns no Surf Ranch, Califórnia (EUA).

0

O que acontece quando quatro dos melhores jovens surfistas do mundo se enfrentam, na melhor onda produzida pelo homem, e dando a eles a chance de ganhar US$ 10 mil?

Bem, isso aconteceu na final do Quiksilver Young Guns WSL Surf Ranch 2018.

O evento começou em junho com um campeonato no Instagram que teve mais de 1000 acessos de todos os cantos do mundo. Os juizes #YGSurf, Leonardo Fioravanti e Kanoa Igarashi, analisaram e escolheram os 8 favoritos. Esses 8 Young Guns foram submetidos a votação pública aberta e os top 3 mais votados ganharam a vaga para o WSL Surf Ranch. Leo e Kanoa também escolheram um surfista “curinga” para a final em Lemoore.

E assim foram os quatro finalistas: Jett Schilling, 15, de São Clemente, USA, Samuel Pupo, 17, de Maresias, Brasil, Justin Becret, 16, de Seignosse, França e Marco Mignot, 17, que é francês mas mora no México.

O dia de surfe começou com as ondas perfeitas – Justin descreveu sua primeira onda como a melhor de sua vida. A diversão contagiava e o futuro do surfe estava se desenvolvendo antes mesmo do que pudéssemos acompanhar.

A final usou um formato inovador que quebrava ondas de 700 metros de comprimento no WSL Surf Ranch em 3 sessões diferentes. Os competidores podiam se posicionar em diferentes pontos da piscina. Cada surfista pegava sua onda e fazia seu melhor, depois dava lugar ao próximo surfista fazer a sua sessão.

O novo formato trouxe duas coisas diferentes: o surfista tinha várias oportunidades e sempre seguia para “quebrar” nas manobras. No final do dia, cada Young Gun ainda surfava algumas ondas do começo ao fim para ver o que conseguiam fazer até suas pernas começarem a queimar.

Então como você assiste a tudo isso e escolhe um ganhador? Simples, o Young Gun que surfar melhor ganha. E claro, Leo e Kanoa têm a palavra final.

No final da competição estava o garoto Samuel Pupo.

“Não pude acreditar o quanto todos estavam mandando muito bem,” disse Leo. “No final, Sammy deu o maior aéreo e a melhor rasgada. O novo formato funcionou muito bem e deixou os garotos à vontade para mostrar o que sabem, mas Sammy se destacou durante todo o dia”.

“Eles melhoravam em cada onda,” completou Kanoa. “No final, eu me senti assistindo um campeonato a um nível completamente diferente”.

E aqui esta o que Samuel disse enquanto estava ainda molhado e sorrindo de orelha a orelha, “Eu competi neste evento nos últimos quatro anos e ganhei no último ano. É muito diferente de qualquer campeonato. É sempre divertido e sinto como se ele permiti-se que surfemos nosso melhor. É muito legal terminar minha carreira Young Gun vencendo aqui”.

Sammy disse que esta focado no US Open agora. Se ele se destacou aqui, Sammy e todos os finalistas do YGSurf são atletas para ficarmos de olho.