Retrospectiva 2022

Resgate heroico em Nazaré

Lucas Chumbo realiza resgate de extremo risco e dificuldade durante big swell em Nazaré, Portugal.

0

O ano de 2022 chegou ao fim e o Waves preparou uma retrospectiva com alguns dos vídeos mais marcantes da temporada:

Lucas Chumbo pegou algumas das maiores ondas em Nazaré nesta temporada, e também demonstrou a mesma coragem e atitude para resgatar companheiros em uma das zonas de impacto mais perigosas do mundo.  Ele realizou um resgate de extremo risco em recente big swell no canhão português.

Um piloto foi dominado pelas ondas e perdeu o controle de seu jet-ski em plena arrebentação. Ele ficou à deriva e tomou diversas bombas na cabeça, até Chumbo conseguir resgatá-lo. O brasileiro mostrou na ocasião porque é considerado um dos melhores pilotos de resgate do surfe em ondas gigantes.

As ondas quebravam sem dar trégua no inside, e Chumbo precisou usar toda a sua perícia e frieza para concluir o resgate de forma limpa e rápida. Como se não bastasse, depois ele aproveitou o embalo de uma onda e pulou no mar para tentar recuperar também o jet-ski que ficou virado de cabeça para baixo.

Infelizmente não deu tempo de recuperar o equipamento. Uma onda quebrou em cima do big rider, e a bravura acabou rendendo longos segundos debaixo d’água ao brasileiro. Apesar disso, a atitude impressionou a todos que acompanhavam a cena na praia.

“Ele viu que um companheiro de equipe estava com problemas e não hesitou em ir ajudar, o que para ele não significa apenas ir socorrer para tirar seu companheiro da situação, mas também deixar tudo em campo! Saltar do jet e se colocar em risco para resolver uma situação muito perigosa, com um jet virado de cabeça para baixo no inside da maior e mais perigosa onda do mundo”, diz a descrição do vídeo, publicado no canal Barena Film.

Acompanhe aqui no Waves todas as novidades sobre o surfe em ondas gigantes.

Matéria originalmente publicada em 16 de março de 2022.