Retrospectiva 2022

Código vermelho em Teahupoo

Lucas Chumbo e time de big riders renomados extrapolam limites em um dos maiores swells já surfados em Teahupoo, Taiti.

0

O ano de 2022 chegou ao fim e o Waves preparou uma retrospectiva com alguns dos vídeos mais marcantes da temporada:

Um swell de grande porte despertou algumas das maiores ondas já surfadas em Teahupoo, Taiti, na última quarta-feira (13). A potência das bombas impressionou até os big riders mais experientes, como Lucas Chumbo e um time de peso que participou da session. Muitos também já comparam “Code Red”, swell histórico que quebrou no Tahiti em 27 de agosto de 2011.

Clique aqui para ver o Code Red histórico de 2011

O brasileiro chegou de última hora e foi recompensado com um dos maiores tubos do swell, rebocado de jet-ski pelo local Tahurai Henry. “Depois de 25 horas de voo, mais de 3 horas de conexão e 2 horas de carro, cheguei para fazer o que eu mais amo. Ver Teahupoo assim é incrível, altas ondas e um swell histórico”, conta Chumbo.

Um dos locais mais experientes do pico, Kauli Vaast revela que pegou a “maior onda da vida”, que rendeu uma vaca insana. Apesar do enorme susto, ele passa bem. “Esta é a maior onda que já surfei e já vi na minha vida. Essa também é a melhor, mais louca, mais assustadora e linda filmagem”, publicou. “Como você pode ver deste ângulo, a onda estava muito difícil de surfar! Então eu fiz o meu melhor, mas fui para do maior floater para el rollo”, brincou.


Outro experiente local, Matahi Drollet elegeu este swell como “o mais louco da história”. “Nada de barcos, nada de câmeras. Apenas alguns garotos encarando o swell mais louco da história”, define.

Nomes como Noah Beschen, Koa Rothman, Billy Kemper e Justine Dupont são outros big riders que extrapolaram os limites durante a ondulação. Assim como Vaast, Rothman também diz ter superado seu limite. “Ontem foi louco. Essa é de longe uma das maiores da minha vida”, descreve.

Além de wipeouts brutais, a session contou ainda com momentos de extremo risco envolvendo jet-skis, que chocaram-se no ar enquanto passavam por uma onda, no limite de serem engolidos.

Código Vermelho

O swell colossal fez o governo do Taiti emitir Código Vermelho, que proibe atividades náuticas durante 24 horas. A mesma coisa aconteceu durante o swell Código Vermelho de 2011, quando as autoridades taitianas consideraram o mar “muito perigoso” para barcos e surfistas.

 

Matéria originalmente publicada em 14 de julho de 2022.