Frederico Morais

A ascensão de Kikas

WSL destaca evolução do Top português Frederico Morais.

A costa portuguesa sempre foi conhecida pela qualidade das suas ondas, mas, nos últimos anos, tem atraído cada vez mais a atenção da mídia internacional.

Além de sediar a penúltima etapa do Championship Tour, em Peniche, e de integrar o Big Wave Tour, em Nazaré, Portugal tem revelado muitos surfistas talentosos, como Frederico Morais.

“Kikas” chegou à elite mundial depois de fazer uma brilhante campanha no Havaí, em 2016. Ele chegou ao arquipélago em 46o lugar no Qualifying Series, mas seus desempenhos em ondas potentes como Haleiwa e Sunset o levaram à terceira posição no ranking, um incrível salto.

Em seu ano de estreia no CT, Frederico mandou bem em Bells Beach, ficando em quinto lugar, e teve seu melhor momento em Jeffreys Bay, onde chegou à grande decisão e perdeu apenas para o brasileiro Filipe Toledo.

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)