Solana Star USA

Verão da lata versão Flórida

Praia da Flórida recebe swell de maconha e lembra o famoso Verão da Lata, quando o navio Solana Star foi o protagonista do verão carioca mais esfumaçado de toda história.

0

No verão de 1987, o Brasil testemunhou um dos episódios mais curiosos e enigmáticos de sua história recente: o famoso Verão da Lata. O protagonista dessa intrigante saga foi o navio Solana Star, que inadvertidamente se tornou o centro de um escândalo que capturou a imaginação do país.

O evento, que é lembrado em algumas músicas brasileiras, ocorreu quando milhares de latas recheadas de cannabis chegaram à costa brasileira próximas às praias de Cabo Frio (ponto mais ao norte onde as latas foram encontradas) e a Praia do Cassino (ponto mais ao sul).

De acordo com informações da época, cerca de  22 toneladas de maconha em mais de 13 mil latas foram despachadas no mar com o intuito de burlar a polícia que fiscalizaria a embarcação. Houve uma corrida ao tesouro e muita gente que passou pelo Verão da Lata têm histórias, algumas mirabolantes.

O fato é que no último sábado (21) ocorreu uma versão norte americana do inusitado caso, quando uma “grande quantidade” de maconha apareceu na praia de Neptune Beach, na Flórida, ao norte de Jacksonville Beach, um dos pontos de surfe mais populares da região. A polícia local fez um relatório sobre o incidente, aconselhando o público a não fazer uma ‘caça ao tesouro’.

Uma postagem do Departamento de Polícia de Neptune Beach no Facebook dizia:

“Esta manhã, a #SuaPolíciaDeNB resportou uma grande quantidade de maconha que apareceu ao longo da costa, perto da Florida Boulevard. Parece que uma grande quantidade provavelmente se rompeu no mar e se separou antes de chegar à praia. Os policiais estão no local trabalhando com o Departamento de Obras Públicas para limpar a maconha da praia.

Até o momento, não houve informações sobre a origem da maconha. Também não há comentários sobre a quantidade exata encontrada. Embora pareça ser uma quantidade considerável. Uma testemunha local disse ao canal de TV News4Jax:

“Não sei por experiência pessoal, mas, assistindo a programas, se tudo fosse reunido, provavelmente seria de 200 gramas a 1 quilo.”

Canais citados na matéria: 911 Surf Report 10 Tampa Bay e Tv Migalhas