Dia Mundial dos Oceanos

Mongaguá celebra data

ONGs Esporte e Vida e Onda Verde comemoram o Dia Mundial dos Oceanos com ações socioambientais em Mongaguá, litoral sul de São Paulo.

0

O último sábado (8) foi o Dia Mundial dos Oceanos e a celebração dessa data foi muito especial em Mongaguá (SP).

Em uma ação fruto da parceria entre as ONGs Esporte e Vida e Onda Verde, com apoio do Projeto Pitanga, o dia foi marcado por muita solidariedade, conscientização ambiental e, claro, surfe!

As atividades tiveram início com um treino funcional realizado com os alunos da ONG Esporte e Vida, que atua em Mongaguá utilizando o surfe como principal instrumento para formar cidadãos conscientes e solidários.

Na segunda parte da manhã foi realizada uma grande ação de limpeza de praia, mobilizando mais de 50 adultos, jovens e crianças responsáveis pela coleta de nove sacos de 50 litros com resíduos de plástico, vidro, papel e metal. Todo o material foi encaminhado a Secretária do Meio Ambiente da cidade para o destino correto.

Após o mutirão de limpeza, os alunos da organização foram presenteados com equipamentos de surfe arrecadados pela Onda Verde no mês de maio. Pranchas, leashes, quilhas, roupas de borracha e lycras foram entregues para fortalecer as atividades e aulas que ocorrem semanalmente.

O dia ainda contou com plantação de mudas, entregues pelo Projeto Pitanga, ao entorno do local onde a Esporte e Vida realizada suas atividades. Junto às mudas foram colocadas placas de conscientização ambiental, reforçando a importância do cuidado com o meio ambiente.

Para encerrar, os alunos foram para água em uma sessão de surfe cheia de energia.

Sobre a Esporte e Vida
Organização que atua em Mongaguá utilizando o surfe para formar pessoas. Aulas do esporte ocorrem junto a atividades de educação ambiental, reforço e acompanhamento escolar e integração social.

Sobre a Onda Verde ONG fundada em 2014 com o objetivo de promover o esporte como instrumento para estimular a conscientização ambiental e integração social.

Seus projetos, que ocorrem no litoral de São Paulo, na capital paulista e pontualmente em Portugal, envolvem arrecadações de materiais esportivos, ações de limpeza de praias, promoção de torneios beneficentes e intervenções sustentáveis.