Mestre jamaicano

Solid Gold eterniza U-Roy

Influenciador da cena sound system e do hip hop, U-Roy ganha álbum póstumo com participações de peso.

0
U-Roy continua influenciando o mundo mesmo após sua morte.Divulgação
U-Roy continua influenciando o mundo mesmo após sua morte.

O lendário selo Trojan Jamaica anuncia o lançamento do último registro de estúdio de U-Roy, um dos maiores mestres da música jamaicana de todos os tempos: Solid Gold. O disco estava previsto para ser lançado em 2020, junto com uma turnê mundial, mas infelizmente a pandemia atrasou os planos.

Clique aqui para escutar essa pedrada

O albúm conta com participações especiais de Ziggy Marley, Santigold, Shaggy, Mick Jones (The Clash), Tarrus Riley, David Hinds (Steel Pulse), Rygin King, Sly & Robbie, Jesse Royal, Richie Spice, Big Youth e Scientist.

Arte de “Solid Gold”, álbum póstumo de U-Roy.Reprodução
Arte de “Solid Gold”, álbum póstumo de U-Roy.

U-Roy foi o criador do “toasting”, técnica musical de canto-falar, desenvolvida nos anos 60 e disseminada mundialmente. O músico influenciou tanto a cena sound system jamaicana, quanto o hip hop.

Em 17 de fevereiro deste ano, a notícia do falecimento de U-Roy, em Kingston, capital da Jamaica, chocou e repercutiu mundialmente. Homenagens por sua indiscutível relevância para a música não faltaram na imprensa e nas redes sociais de estrelas da música e do cinema.

A última passagem de U-Roy pelo Brasil foi no início de 2020, ao lado de artistas como: BNegão, MiniStereo Público e Russo Passapusso, Digitaldubs e os fundadores do selo Trojan Jamaica, Zak Starkey e Sharna “Sshh” Liguz. Na época, U-Roy lançava “Wake The Town”, o primeiro single do disco Solid Gold U-Roy.