WSL Latin America

Veja calendário do 2º semestre

WSL Latin America promove mais cinco eventos no segundo semestre de 2022, confira a lista.

0
Rio Pro lotou as areias da Praia de Itaúna, Saquarema (RJ).

A WSL na América Latina vai promover mais cinco eventos no segundo semestre, para fechar o calendário de provas no continente em 2022. Sete já aconteceram na primeira metade do ano e a nova série começa com o primeiro QS 5000 da temporada, o Arica Pro Tour nos tubos desafiadores de El Gringo, de 15 a 21 de agosto no Chile. Na semana seguinte, o Circuito Banco do Brasil de Surfe define seus campeões em Ubatuba e o calendário será encerrado em novembro, com a única etapa do WSL Challenger Series na América Latina, o Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil na Praia de Itaúna.

O último Desafio de Arica nos perigosos tubos de El Gringo, aconteceu em 2019 e o campeão foi o norte-americano Nolan Rapoza. A etapa do World Surf League (WSL) Qualifying Series mais tradicional da América do Sul, fora do Brasil, não foi realizada em 2020 e em 2021, por causa da pandemia do Covid. Ela retorna agora com a sua 11º edição promovendo a primeira etapa com status máximo QS 5000 do ano na América do Sul, nos dias 15 a 21 de agosto no Chile.

Os 5.000 pontos que estarão em jogo no Arica Pro Tour, irão provocar grandes mudanças no ranking regional da WSL Latin America. No momento, o peruano Miguel Tudela lidera com 4.000 pontos e o brasileiro Krystian Kymerson fecha a lista dos dez surfistas que se classificarão para o WSL Challenger Series, com 1.710 pontos. Ou seja, qualquer um poderá ingressar no G-10, com um bom resultado nos tubos pesados de El Gringo, na Ex Isla Alacrán de Arica. Este será o único QS do calendário 2022, disputado somente pela categoria masculina.

Circuito Banco do Brasil – Na semana seguinte, as mulheres voltam a competir junto com os homens na terceira e última etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe. O evento estreou esse ano com o conceito de descobrir novos talentos nas três regiões do país. Foi iniciado em Santa Catarina, passou pela Bahia e será encerrado no litoral norte de São Paulo. A Praia de Itamambuca, em Ubatuba, um dos grandes palcos do surfe brasileiro, foi a escolhida para fechar o primeiro Circuito Banco do Brasil nos dias 25 a 28 de agosto.

Quem ficar em primeiro lugar nos rankings masculino e feminino, computando os pontos das três etapas, receberá um convite (wildcard) para participar do único WSL Challenger Series na América Latina, o Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil nos dias 1 a 8 de novembro na Praia de Itaúna. Com as vitórias na segunda etapa, na Praia de Stella Maris, em Salvador (BA), o jovem catarinense Heitor Mueller e a experiente Silvana Lima, assumiram a liderança dos rankings. Mas, o feminino é dividido com Tainá Hinckel, campeã da primeira etapa na Praia da Ferrugem, em Garopaba (SC).

Nolan Rapoza foi o último campeão do desafio nos tubos de El Gringo.

Saquarema Surf Festival – Depois do Circuito Banco do Brasil de Surfe, a próxima competição do calendário é o Saquarema Surf Festival na Praia de Itaúna. A segunda edição do evento será realizada nos dias 19 a 25 de setembro, com etapas do QS 5000, do Pro Junior e do Longboard, todas com as categorias masculina e feminina. O Saquarema Surf Festival estreou com tanto sucesso no ano passado, que a 213 Sports, organizadora do evento, decidiu elevar o status da etapa do WSL Qualifying Series, para o nível máximo de pontos no ranking regional da WSL Latin America.

No ano passado, Yago Dora e Sophia Medina ganharam a etapa do QS 3000 e conquistaram os títulos sul-americanos da temporada 2021/2022, nos rankings encerrados em abril deste ano. Além de ganhar importância na batalha por vagas para o WSL Challenger Series de 2023, o Saquarema Surf Festival 2022 será a penúltima etapa na disputa pelos títulos sul-americanos do Longboard e do Pro Junior. Os de 2021 foram definidos na Praia de Itaúna, com Chloé Calmon e Rodrigo Sphaier sendo campeões nos pranchões e Sol Aguirre e Cauã Costa vencendo os da categoria para surfistas com até 21 anos de idade.

Nesse ano, a decisão destes títulos será no Punta Rocas Open Pro, que vai marcar o retorno do Peru ao calendário da WSL, com uma etapa do QS 1000 sendo realizada junto com as do Longboard e do Pro Junior, nos dias 25 a 30 de outubro nas ondas icônicas de Punta Rocas, em Punta Negra. As três categorias serão disputadas por homens e mulheres, com o país andino voltando a definir os campeões sul-americanos do Pro Junior, como em 2019 em Mancora, quando Raul Rios quebrou a hegemonia brasileira conquistando o primeiro título masculino do Peru.

Challenger Series – Para fechar com chave de ouro o maior calendário da WSL Latin America nos últimos anos, tem a estreia do Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil nos dias 1 a 8 de novembro na Praia de Itaúna. Esta será a penúltima etapa do Challenger Series, que vai indicar os 10 homens e 5 mulheres para completar a elite do World Surf League Championship Tour de 2023. O circuito de acesso será encerrado no Havaí.

A “capital nacional do surfe” é a única cidade do mundo a sediar eventos das três divisões da World Surf League. O Maracanã do surfe brasileiro já voltou a receber os melhores surfistas do mundo no Rio Pro em junho. Em setembro tem a segunda edição do Saquarema Surf Festival com QS 5000, Pro Junior e Longboard. E em novembro, o Saquarema apresentado pelo Banco do Brasil nas mesmas ondas da Praia de Itaúna.

Último eventos da WSL Latin America 2022

Agosto 15-21: Arica Pro Tour – QS 5000 em El Gringo, Arica – Chile

Agosto 25-28: Circuito Banco do Brasil de Surfe – QS 1000 na Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)

Setembro 19-25: Saquarema Surf Festival – QS 5000, Pro Junior e Longboard na Praia de Itaúna, Saquarema (RJ)

Outubro 25-30: Punta Rocas Open Pro – QS 1000, Pro Junior e Longboard em Punta Rocas, Punta Negra – Peru

Novembro 01-08: Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil – Challenger Series na Praia de Itaúna, Saquarema (RJ)