Taça Baleia Franca

Gabriel e Alma são campeões

Gabriel Júnior e Alma Corgiolu levam a melhor na Taça Baleia Franca de Surf na Praia da Vila, em Imbituba (SC).

0

Sol, praia cheia, boas ondas e grandes disputas marcaram o retorno às competições na Taça Baleia Franca na Praia da Vila, Imbituba (SC). Gabriel Júnior venceu a Categoria Open e Alma Corgiolu a Open Feminino.

A previsão era de tempo instável com possibilidade de céu nublado e chuva, mas o fim de semana foi marcado pelo sol. O campeonato rolou com boas ondas, entre meio e um metro, e excelente público.

Era visível a satisfação do público, dos atletas e seus respectivos pais, rasgando elogios à organização do evento realizado pela Associação de Surf de Imbituba (ASI). As disputas aconteceram no canto da Praia da Vila.

Invicto desde sua primeira bateria no evento, Gabriel Júnior colecionou vitórias na Open. Além disso, fez a terceira e a quarta melhor média do evento (14,00 e 14,10). Logo atrás dele, Thiago Vieira também passou todas as suas baterias em segundo lugar, desde a primeira fase, e terminou nesta colocação.

Em terceiro, mesmo com as duas melhores médias e a maior nota do evento, Daniel Pedreira bateu na trave justamente na grande final. Luy Arman completou a lista de finalistas com a quarta colocação.

Na Master, Riomar Kiko Rodrigues estava mesmo com saudades dos pódios imbitubenses. Levou a melhor e mostrou que seu surfe continua afiado. Rodrigo Farias chegou a ameaçar Riomar, mas não conseguiu superá-lo. Rodrigo Couto e Fernando Alves (3º e 4º) completaram a finalíssima da Master.

Com poucas atletas inscritas, a solução para as meninas era disputarem categorias masculinas. Alma Corgiolu mostrou que sua dedicação, mesmo durante a pandemia, está surtindo efeito. Levou a melhor diante de atletas experientes da região, como Andreza Barcelos (2ª), Joana de Bona (3º) e Sannia Antunes (4º). Já Guadalupe Corgiolu chegou em 4º na Sub 12 Masculino.

João Vitor Lúcio levou a melhor sobre Medina na Sub 16. Isso mesmo! Homônimo de sobrenome do tricampeão mundial de surfe, Davi Medina ficou com o vice neste evento. Atrás deles, Lucas Costa (3º) e Brian Ximenes (4º).

As categorias Sub 10 Feminino e a Sub 8 Masculino mostraram que paralisação de quase 2 anos nas competições trouxe novas surpresas para os eventos. Maria Heizen venceu a Sub 10 Feminino e se tornou a nova cara do circuito local.

Além dela, Keoni Zanoni levou a melhor na Sub 8 Masculino. Na Sub 14, Natan Rosa venceu três destaques da nova geração do surfe imbitubense, Santiago Valenzano (2º), Lucas Costa (3º) e Vitor Hugo Giesse (4º). E a Sub 10 revelou Artur Costa, da família Costa, que não para de produzir novos talentos.

Ações socioambientais

A competição fez parte da Semana Nacional da Baleia Franca que ainda acontece em Imbituba neste mês de setembro. Os dois dias do evento foram recheado de ações socioambientais. O Pro-Franca/Instituto Australis esteve presente para falar sobre o mamífero aquático que visita o maior berçário de baleias do Sul do Brasil, em Imbituba, a Baleia Franca.

Ainda neste fim de semana o Ecosurf Imbituba realizou um dos maiores mutirões de limpeza de praias e lagoas já vistos em Imbituba. O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2021 passou pela praia da Vila no segundo dia de competição e levou voluntários – entre eles atletas – para ajudar na limpeza de praia.

Resultados

Sub 8
1 Keoni Zanoni
2 Kallebe Bressan
3 Vicente Munari
4 Gabriela

Sub 10 Feminino
1 Maria Heizen
2º Maya Reis Bianchini
3 Joana Martins
4 Malu Pires

Sub 10 Masculino
1 Artur Costa
2 Samuel Couto Oliveira
3 Davi Junior
4 Matheus Zilio

Sub 12 Masculino
1 Joao Guilherme
2 Joaquim Boccanera
3 Noah Zanoni
4 Guadalupe Corgiolu

Sub 14 Masculino
1 Natan Rosa
2 Santiago Valenzano
3 Lucas Costa
4 Vitor Hugo Giesse

Sub 16 Masculino
1 Joao Vitor Lucio
2 Davi Medina
3 Lucas Costa
4 Brian Ximenes

Open Feminino
1 Alma Corgiolo
2 Andreza Barcelos
3 Joana de Bona
4 Sannia Antunes

Open Masculino
1 Gabriel Junior
2 Thiago Vieira
3 Daniel Pedreira
4 Luy Arman

Master
1 Riomar Rodrigues
2 Rodrigo Farias
3 Rodrigo Couto
4 Fernando Alves