Surf & Café Expo

Histórias que se conectam

Exposição Surf & Café Expo, em Santos (SP), registra relação do país exportador do grão com surfe brasileiro.

0
Exposição Surf & Café Expo em Santos (SP).

Na última quinta-feira, dia 1 de fevereiro, às 18h, a Associação Comercial de Santos foi palco da abertura oficial do evento Surf & Café Expo, uma homenagem ao Dia do Surfista, celebrado no último dia 21 de janeiro.

A exposição destaca a fascinante ligação entre o universo do surfe e o setor cafeeiro, resgatando a história de quatro pioneiros do surfe que, no passado, estavam envolvidos na produção e comércio de café, todos associados da Associação Comercial de Santos.

O evento, realizado em parceria com o Museu do Surf de Santos e sob a direção de Diniz Iozzi, conhecido como Pardhal e coordenador de pesquisas históricas do surfe, idealizador do Dia do Surfista, apresenta dois grandes painéis, cada um contando uma parte dessa narrativa única que une o Havaí, o surfe e o café.

O primeiro painel transporta os visitantes para o início do século XIX, quando o rei do Havaí, em visita ao Brasil, recebeu mudas de café do imperador D. Pedro I. Essas mudas, provenientes do solo brasileiro, foram posteriormente plantadas no Havaí, estabelecendo uma conexão entre a terra que deu origem ao surfe e o Brasil, o maior exportador mundial de café.

O segundo irá levar o visitante a mergulhar no cenário atual do surfe brasileiro, destacando quatro campeões mundiais que conquistaram a cena internacional: Gabriel Medina, Adriano Mineirinho, Italo Ferreira e Filipe Toledo. Estes atletas não apenas representam o sucesso do Brasil nos campeonatos globais, mas também simbolizam a potencialidade do surfe brasileiro em expandir sua influência para mercados emergentes, como Índia e China, coincidindo com a expansão do café para essas regiões.

“A exposição traz uma história inédita. O Porto de Santos é o maior exportador de café do mundo. Assim, ao unir as origens do surfe no Brasil e o maior porto exportador de café do mundo, ganhamos relevância. Uma história impulsiona a outra, contribuindo para que a juventude que o surfe empresta possa agregar inovação ao setor cafeeiro. É um prazer para os surfistas, pois a maioria dos brasileiros que praticam surf também aprecia café, tornando-se parte de sua cultura. Então, por que não unir essas duas culturas, relaciona-las historicamente e compartilhá-las com o público? A ACS tem um grande número de exportadores de café, e nossa intenção é fornecer a eles a ideia de que o surfe pode e deve impulsionar novas negociações para o Brasil. Tudo isso tem um propósito: mostrar a história tanto do surfe quanto do café, e como elas podem ser apresentadas para conquistar novos mercados”, explicou Pardhal.

Além dos painéis, a exposição exibe pranchas de surfe, incluindo uma réplica da histórica Tom Blake, primeira prancha de surfe feita no Brasil. Outras pranchas modernas, pertencentes aos campeões mundiais contemporâneos, também fazem parte da mostra.

Para Mauro Sammarco, presidente da Associação Comercial de Santos, essa é mais uma iniciativa da entidade que não celebra apenas a rica história que une o surfe e o café, mas que também busca promover e valorizar o café brasileiro, destacando suas raízes e influências em diversos aspectos da sociedade. “Sem dúvida, uma experiência imperdível para os amantes do surfe, apreciadores de café e entusiastas da cultura brasileira”, enfatizou.

A Surf & Café Expo estará aberta ao público até o dia 16 de fevereiro, das 8h às 18h, na Associação Comercial de Santos, localizada na Rua XV de Novembro, 137.

A entrada é gratuita.