Sul-americano de Praia

Equipe brasileira definida

Jogos Sul-americanos de Praia acontecem entre os dias 14 e 21 de julho na Colômbia e equipe brasileira para o surfe está definida. Confira os nomes.

0
Time Brasil no mundial da ISA 2023.ISA / Jersson Barboza
Time Brasil no mundial da ISA 2023.

Entre os dias 14 e 21 de julho, em Santa Marta, na Colômbia, acontecem os Jogos Sul-americanos de Praia. A competição é um evento multiesportivo planejado pela Organização Desportiva Sul-americana (Odesur) e conta com 14 modalidades, incluindo surfe.

A equipe brasileira para o surfe será formada por atletas do shortboard (pranchinha), SUP Wave e SUP Race. O critério para seleção dos surfistas foi pelo ranking da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), onde foram convocados os campões brasileiros de 2022. Os competidores são: Julia Duarte e Israel Júnior, na pranchinha; Gabriela Sztamfater e Luiz Diniz, pelo SUP Wave; e Lena Guimarães e David Leão, pelo SUP Race.

Ao todo, 14 modalidades fazem parte do programa dos Jogos. São elas: surfe, águas abertas (natação), água abertas (subquáticas), handebol de praia, esqui náutico, futebol de praia, wrestling de praia, remo, rúgbi de praia, skate de praia, tênis de praia, triatlo, vela e vôlei de praia. Atletas de 15 países lutam pelas medalhas na competição.

Além dos Jogos Sul-americanos, também seriam disputados os Jogos Mundiais de Praia, em Bali, na Indonésia, no mês de agosto. Mas o evento acabou cancelado e, segundo a organização, a falta de verba foi o motivo da descontinuação.