SSXP Saquarema Pro

Highlights do quarto dia

Veja melhores momentos da quinta-feira (7) só de baterias femininas no SSXP Saquarema Pro, etapa Circuito Profissional da CBSurf na Praia da Vila, Saquarema (RJ).

0

Depois de três dias de competição masculina na Praia da Vila, a quinta-feira (7) ficou só para as mulheres competirem no SSXP – SuperSurf Experience – Saquarema Pro apresentado pela Prefeitura de Saquarema. Foram realizadas três fases que já definiram as quartas de final femininas desta segunda etapa do milionário Circuito Profissional promovido pela nova diretoria da Confederação Brasileira de Surf – CBSurf – presidida por Teco Padaratz. Os homens voltam a competir nesta sexta-feira, com a quarta fase começando as 8h na capital nacional do surfe.

A quinta-feira começou com 36 surfistas de 6 estados do Brasil, divididas nas 12 baterias da primeira fase. Eram 11 do Rio de Janeiro, 9 de São Paulo, 7 do Ceará, 6 de Santa Catarina, 2 de Pernambuco e 1 da Bahia. As que ficavam entre as duas primeiras colocadas, iam avançando para a próxima fase e tiveram que passar três baterias durante mais um dia de boas ondas de 3-4 pés na ensolarada Praia da Vila.

Entre as oito que se classificaram para as quartas de final, duas são do Rio de Janeiro, duas de São Paulo, duas de Santa Catarina e duas do Ceará. Na primeira bateria, a cearense Larissa dos Santos, que já tem título de campeã brasileira no currículo, vai enfrentar a catarinense Alexia Monteiro. Na segunda, entra a campeã da primeira etapa do Circuito CBSurf 2002 em Maceió (AL) e líder do ranking, Tainá Hinckel, de Santa Catarina, com a paulista Kemily Sampaio.

Na terceira disputa por vagas para as semifinais, está a grande estrela do surfe feminino brasileiro, duas vezes vice-campeã mundial e atual campeã profissional da CBSurf, Silvana Lima, com a paulista Julia Santos. E duas surfistas do Rio de Janeiro vão fechar as quartas de final, a vice-campeã na etapa de Alagoas, Mariana Areno, e a participante mais jovem da categoria feminina, Aysha Ratto, de apenas 14 anos de idade.

Silvana Lima vence bateria.

A surfista de Búzios ganhou a bateria que fechou a quinta-feira e acabou eliminando a recordista do dia nas ondas da Praia da Vila, a carioca Julia Duarte. Na segunda fase, Julinha derrotou a experiente Silvana Lima por 15,43 pontos, somando notas 8,33 e 7,10. Mas, não conseguiu achar boas ondas para repetir essa atuação na terceira fase e a paulista Julia Santos passou junto com a maior surpresa do evento.

“Estou muito feliz e só tenho que agradecer a Deus”, disse Aysha Ratto. “Eu consegui pegar umas esquerdas, achei uma que dei uma paulada muito forte que tirei um 6,00 para vencer e estou muito feliz. É a minha primeira vez participando de um evento profissional da CBSurf e quero agradecer aos meus patrocinadores, minha família e vamos com tudo amanhã”.

A carioca Mariana Areno é a próxima adversária de Aysha Ratto em Saquarema. Ela se classificou em segundo lugar na bateria vencida por Silvana Lima, ganhando a briga pela segunda vaga da mesma surfista que derrotou nas semifinais da etapa de abertura do Circuito CBSurf 2022 em Alagoas, Karol Ribeiro, de Búzios. Elas já tinham se enfrentado antes em Maceió, na terceira fase, quando passaram juntas para as quartas de final.

“Foi mais uma bateria com a gente juntas e é irado, porque surfo com ela direto no free surf, mas infelizmente agora não passamos nós duas”, disse Mariana Areno, que comentou sobre competir com Silvana Lima. “A Silvana é uma pessoa que eu me inspiro bastante. Eu corri com ela uma bateria lá em Alagoas também e aqui aconteceu de novo. É irado, porque ela é uma pessoa que puxa bastante o meu nível e é isso, vamos embora pra próxima”.

Mariana Areno enfrentará Aysha Ratto.

A cearense Silvana Lima foi revelada na década de ouro do SuperSurf, quando promoveu o circuito nacional mais rico do mundo com os campeões brasileiros ganhando até carros como prêmio pelos títulos. Silvana foi bicampeã em 2004 e 2005 e em 2006 já estava na elite do World Surf League Championship Tour, sendo vice-campeã mundial em 2008 e 2009. Silvana está empolgada com o Circuito Brasileiro promovido pela nova diretoria da CBSurf.

“Está de parabéns o evento, a Vila dando boas ondas todos os dias e Saquarema é assim, é igual ao Havaí, qualquer forcinha o mar sobe e estou feliz por estar nas quartas de final”, disse Silvana Lima. “Está todo mundo muito feliz com esse circuito, que está dando oportunidade pra muita gente se fortalecer novamente, para viver do surfe, que é a nossa paixão. A gente quer isso, quer ganhar dinheiro no que gostamos de fazer, que é surfar e competir. Então, parabéns a toda a galera que está na CBSurf agora, que estão mandando superbem e que continue assim, dando oportunidades para quem precisa”.

Líder do Ranking – A categoria feminina começou com a líder do ranking abrindo a quinta-feira com vitória na Praia da Vila. A catarinense Tainá Hinckel ganhou o primeiro prêmio máximo de 30.000 Reais, pela vitória sobre a carioca Mariano Areno na decisão da etapa de Maceió (AL). Ela venceu sua primeira bateria também na Praia da Vila, depois passou em segundo lugar com a cearense Larissa dos Santos, mas ganhou a última que disputou na quinta-feira, contra a também catarinense Alexia Monteiro e a carioca Luara Thompson.

“Estou muito feliz em estar nas quartas de final de novo, porque foi uma bateria bem difícil essa última”, destacou Tainá Hinckel. “Eu gostei bastante aqui da Praia da Vila. É um lugar irado, com altas ondas e estou amarradona em estar aqui pela primeira vez. Uma das minhas metas principais para este ano é conquistar o título brasileiro, então estou feliz por ter dado mais um passo agora para as quartas de final”.

Campeã brasileira – A líder do ranking competiu depois da única surfista que a derrotou na Praia da Vila, vencer a primeira batalha por vagas para as quartas de final. A campeã brasileira Larissa dos Santos usou a potência do seu backside nas direitas da Vila, para ganhar as três baterias que disputou na quinta-feira. Na última, a paulista Kemily Sampaio impediu uma dobradinha cearense, ao eliminar Juliana dos Santos na disputa pela segunda vaga para as quartas de final.

“Estou muito feliz pela minha performance nesse evento e estou aqui para me divertir, ficar feliz, isso é o que importa e vamos pras quartas de final agora”, disse Larissa dos Santos. “Gostei bastante das direitas aqui, que ficam bem em pé para manobras de backside, que são o meu forte. Eu já vim pra Itaúna várias vezes, mas nunca tinha competido aqui e estou adorando. Saquarema é um lugar que eu amo, onde todo mundo me abraça muito forte, então estou muito feliz por estar aqui novamente”.

Esta primeira das duas etapas do SSXP – SuperSurf Experience – válidas pelo Circuito Brasileiro Profissional da CBSurf em 2022, é apresentada pela Prefeitura de Saquarema e patrocinada pela Dream Factory, Nicoboco, Silverbay, Fuwax, Surfland, com homologação da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e apoio da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ), da Associação de Surf de Saquarema (ASS) e divulgação do site Waves. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo YouTube do SuperSurf XP e pelo site oficial.

Resultados

Quartas de final

1 Larissa dos Santos (CE) x Alexia Monteiro (SC)

2 Tainá Hinckel (SC) x Kemily Sampaio (SP)

3 Silvana Lima (CE) x Julia Santos (SP)

4 Mariana Areno (RJ) x Aysha Ratto (RJ)

Terceira Fase

1 1-Larissa dos Santos (CE), 2-Kemily Sampaio (SP), 3-Juliana dos Santos (CE)

2 1-Tainá Hinckel (SC), 2-Alexia Monteiro (SC), 3-Luara Thompson (RJ)

3 1-Silvana Lima (CE), 2-Mariana Areno (RJ), 3-Karol Ribeiro (RJ)

4 1-Aysha Ratto (RJ), 2-Julia Santos (SP), 3-Julia Duarte (RJ)

Segunda Fase

1 1-Larissa dos Santos (CE), 2-Tainá Hinckel (SC), 3-Isabelle Nalu (SC), 4-Paloma Oliveira (RJ)

2 1-Luara Thompson (RJ), 2-Kemily Sampaio (SP), 3-Suelen Naraisa (SP), 4-Monik Santos (PE)

3 1-Juliana dos Santos (CE), 2-Alexia Monteiro (SC), 3-Yanca Costa (CE), 4-Yasmin Ferreira (SP)

4 1-Karol Ribeiro (RJ), 2-Aysha Ratto (RJ), 3-Sol Carrion (SP), 4-Sarah Ozorio (RJ)

5 1-Julia Duarte (RJ), 2-Silvana Lima (CE), 3-Taís Almeida (RJ), 4-Juliana Meneguel (SP)

6 1-Mariana Areno (RJ), 2-Julia Santos (SP), 3-Gabriela Teixeira (RJ), 4-Pamella Mel (SC)

Primeira fase

1 1-Tainá Hinckel (SC), 2-Luara Thompson (RJ), 3-Ariane Gomes (CE)

2 1-Kemily Sampaio (SP), 2-Isabelle Nalu (SC), 3-Kiany Cristina (SP)

3 1-Larissa dos Santos (CE), 2-Suelen Naraisa (SP), 3-Nicole Silva (PE)

4 1-Monik Santos (PE), 2-Paloma Oliveira (RJ), 3-Vitória Carneiro (CE)

5 1-Alexia Monteiro (SC), 2-Aysha Ratto (RJ), 3-Kiany Hyakutake (SC)

6 1-Karol Ribeiro (RJ), 2-Yasmin Ferreira (SP), 3-Leticia Calleia (RJ)

7 1-Yanca Costa (CE), 2-Sarah Ozorio (RJ), 3-Potira Castaman (BA)

8 1-Sol Carrion (SP), 2-Juliana dos Santos (CE), 3-Isabela Saldanha (SP)

9 1-Silvana Lima (CE), 2-Pamella Mel (SC), 3-Natalie Plachi (SC)

10 1-Julia Santos (SP), 2-Juliana Meneguel (SP), 3-Yohana Sarandini (SP)

11 1-Julia Duarte (RJ), 2-Gabriela Teixeira (RJ), 3-Kayane Reis (RJ)

12 1-Mariana Areno (RJ), 2-Taís Almeida (RJ), 3-Laura Silva (CE)

Baterias da sexta-feira

Quarta fase

1 Paulo Moura (PE), Luel Felipe (PE), Caetano Vargas (SC), Theo Fresia (RJ)

2 Alex Ribeiro (SP), Marcos Correa (SP), Alan Jhones (RN), Arthur Assis (RJ)

3 Vitor Ferreira (RJ), Odarci Nonato (SP), Tales Araujo (SP), Geovane Ferreira (SP)

4 Yage Araujo (BA), Renan Peres (SP), Gabriel Klaussner (SP), Thiago Eduardo (CE)

5 Bernardo Pigmeu (AL), Deyvson Santos (RN), Kauê Germano (SP), Uriel Sposaro (SC)

6 Gabriel André (SP), Daniel Costa (RN), João Ferreira (SP), Pedro Nogueira (SC)

7 Leo Casal (SC), Luan Carvalho (SP), Walley Guimarães (SC), Lucas Chianca (RJ)

8 Mateus Sena (RN), Luan Hanada (SP), Douglas Silva (PE), Luis Mendes (SC)

9 Krystian Kymerson (ES), Israel Junior (RN), Diego Aguiar (SP), Yuri Gonçalves (SC)

10 Hizunomê Bettero (SP), Cauã Gonçalves (SP), Valentin Neves (RJ), Daniel Matos (BA)

11 Weslley Dantas (SP), Daniel Adisaka (SP), Leonardo Barcelos (SC), Caio Knappi (RJ)

12 Raoni Monteiro (RJ), Samuel Igo (PB), Cauã Costa (CE), Daniel Templar (RJ)