Qualifying Series

Itaúna e Mole recebem QS

WSL confirma etapas do QS em Saquarema (RJ) e Praia Mole (SC) em novembro.

A WSL Latin America confirmou duas etapas seguidas do Qualifying Series ainda este ano no Brasil. Ambas marcam o retorno de cidades tradicionais do esporte ao calendário dos eventos classificatórios para a elite do Championship Tour.

A primeira será o Layback Pro Praia Mole de Florianópolis (SC), entre os dias 10 e 14 de novembro, com etapas do QS 3000 masculino e QS 1000 feminino. A outra é o Saquarema Surf Festival de 15 a 21 do mesmo mês, com eventos do QS 3000, Pro Junior e Longboard, todos combinados para homens e mulheres.

Os dois eventos são licenciados, para a Agência Esporte Arte em Florianópolis e para a 213 Sports do Rio de Janeiro, mas com supervisão e gestão técnica / esportiva da WSL Latin America e valem pontos para os primeiros rankings regionais de 2021 / 2022.

“É com alegria que anunciamos dois novos eventos no Brasil, muito importantes para os surfistas brasileiros e de outros países da América do Sul, buscarem classificações para disputarem vagas para o CT no Challenger Series e os títulos mundiais do Pro Junior e Longboard”, diz Ivan Martinho, CEO da WSL Latin America.

“Serão os primeiros eventos no Brasil após a pandemia e o surfe brasileiro vive um momento especial, único, com a medalha de ouro conquistada pelo Italo Ferreira nas Olimpíadas e pelo tricampeonato mundial do Gabriel Medina, na segunda decisão de título consecutiva entre brasileiros. Agora, é a chance de novos talentos mostrarem seu valor para fazerem parte desta história”.

As duas etapas seguidas do QS no Brasil serão as primeiras a marcar pontos nos rankings regionais 2021 / 2022 da América Latina. Estes rankings classificarão quinze surfistas para o Challenger Series do ano que vem, dez na categoria masculina e cinco na feminina, para disputar vagas para o CT. Em Florianópolis, estarão em jogo 3.000 pontos para os homens e 1.000 para as mulheres, enquanto em Saquarema serão 3.000 pontos para as duas categorias. Já o Pro Junior e o Longboard em Saquarema, são classificatórios para os Mundiais da World Surf League de cada modalidade.

O Floripa Pro vai marcar o retorno da Praia Mole e de Florianópolis ao Circuito Mundial. A última etapa do QS disputada lá aconteceu em 2010. E foi também na Praia Mole que o hoje tricampeão Gabriel Medina foi apresentado para o mundo, como o mais jovem a vencer um evento do Circuito Mundial, com apenas 15 anos de idade. A capital catarinense é a cidade brasileira que mais sediou etapas do QS, 27 do total de 140 realizadas desde 1992. A última foi em 2016 na Praia da Joaquina, comemorativa aos 30 anos do primeiro Hang Loose Pro Contest em 1986 no mesmo lugar.

Já a cidade de Saquarema vem recebendo os melhores surfistas do mundo desde 2017, quando o Rio Pro se mudou para a Capital Nacional do Surfe. Mas, a etapa brasileira do CT não foi realizada em 2020 e 2021, por causa da pandemia. Antes, tinha sediado oito etapas do WSL Qualifying Series, a primeira em 1997 e as outras de 2009 a 2015. O Saquarema Surf Festival será disputado na Praia de Itaúna e a expectativa é grande para a participação de grandes estrelas do surfe sul-americano e, também, para surfistas das categorias Pro Junior Sub 20 e do Longboard, que não tem etapas para competir no Brasil desde 2019.

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)

Doutor Guilherme Vieira Lima, explica como a estabilidade do core define a potência das manobras e protege o corpo de lesões crônicas.