Operação de salvamento

Marinha resgata indonésio

Vídeo mostra resgate de indonésio em barco a 2,3 mil km da costa brasileira.

0

Um vídeo mostra a operação de resgate a um tripulante indonésio, de 39 anos, que estava em um barco pesqueiro a mais de 2,3 mil quilômetros de distância da costa brasileira. A operação de salvamento durou cinco dias.

Marinha recebeu pedido de ajuda no domingo (28). A solicitação foi realizada pelo serviço de busca e salvamento da Espanha. A informação era que um tripulante de uma embarcação espanhola, que estava a cerca de 2.350 quilômetros de distância da costa brasileira, precisava de atendimento médico emergencial por suspeita de inflamação abdominal. A operação de socorro, que terminou na madrugada desta sexta-feira (2), envolveu dois distritos navais e um navio da Esquadra.

Foi necessário identificar navio próximo para prestar auxílio. O navio mercante “C Force”, que estava a cerca de sete horas de distância da embarcação espanhola, foi acionado. Ao mesmo tempo, a Marinha identificou qual navio da instituição poderia se deslocado para encontrar com o mercante, já que ele não tinha um médico a bordo. A fragata “Defensora”, que estava com um médico e uma aeronave que poderiam ajudar na evacuação do tripulante, foi identificada.

Navio encontrou tripulante por volta das 2h do dia 29 e o levou até a fragata. Na tarde do dia 30, o indonésio foi resgatado do navio mercante por meio de aeronave. O médico da fragata constatou que ele estava com suspeita de apendicite. A fragata o levou até a cidade do Rio de Janeiro.

Fragata ficou na Baía de Guanabara e uma lancha levou o indonésio até a terra firme. Ele foi atendido por uma ambulância e levado para a Casa de Saúde Pinheiro Machado, no bairro de Laranjeiras. Não foi informado o estado de saúde do tripulante.

Fonte UOL