Ocean Photographer 2023

Reveladas melhores fotos

Ocean Photographer of the Year revela vencedores das melhores fotos de 2023.

0
Imagem vencedora do fotógrafo jovem do ano.

O Ocean Photographer of the Year revelou os vencedores das melhores fotos de oceano de 2023. As fotografias vencedoras deste ano revelam todo o espectro da vida oceânica através de uma riqueza de imagens de drones, terrestres e subaquáticas. As imagens incluem uma impressionante foto em águas negras, um retrato habilidoso de uma anêmona, bem como uma imagem chocante de uma baleia em perigo.

Um total de nove categorias foram julgadas, com o vencedor geral coroado o Fotógrafo de Oceanos do Ano de 2023.

Confira os vencedores

Ocean Photographer 2023Jialing Cai
Ocean Photographer 2023

Primeiro lugar – Jialing Cai, Filipinas

Um náutilo de papel viaja em uma vara de madeira à deriva. “Após a erupção do vulcão Taal nas Filipinas, a coluna de água encheu-se de partículas dos sedimentos agitados”, lembra Jialing Cai. “Navegando pela baixa visibilidade e pela densa neblina durante um mergulho em águas negras, encontrei esta fêmea. Quando apertei o obturador, as partículas refletiram minha luz. A cena parecia incomumente serena após o desastre natural e me lembra um conto de fadas ambientado em uma noite de neve. Como fotógrafos subaquáticos, pretendemos fotografar em águas claras, mas esta imagem nos lembra que grãos de areia, matéria orgânica ou pequenos organismos são partes integrantes do ambiente subaquático. Pretendo aceitar a sua presença e procurar formas não destrutivas de incorporá-las nas minhas imagens”.

Ocean Photographer 2023Andrei Savin
Ocean Photographer 2023

Segundo lugar – Andrei Savin, Filipinas

“As anêmonas do mar e seus habitantes simbióticos são meus alvos favoritos. Uma grande anêmona é como um prédio de apartamentos com muitos habitantes diferentes estabelecendo relações diferentes e confiando no caráter uns dos outros”, explica o fotógrafo Andrei Savin. “É extremamente interessante observar as mesmas criaturas dia após dia e adoro estudá-las à medida que evoluem. Naquele dia tirei dezenas de fotos de uma anêmona com configurações diferentes. De repente, como num passe de mágica, um caranguejo saiu e sentou-se bem no centro. Eu só tive que apertar o botão. Para este tipo de imagem é necessário fotografar na escuridão quase total, pois a luz atrai imediatamente muito plâncton e a anémona começa a se alimentar ativamente, o que prejudica a sua forma perfeita”.

Ocean Photographer 2023Álvaro Herrero Lopez
Ocean Photographer 2023

Terceiro lugar – Álvaro Herrero Lopez-Beltran

Uma baleia jubarte tem uma morte lenta e dolorosa depois de ficar presa em cordas e boias, tornando sua cauda completamente inútil. “A imagem é uma triste metáfora da morte lenta e dolorosa que estamos causando ao nosso planeta e aos oceanos”, afirma o fotógrafo. “Este foi o momento mais triste que experimentei no oceano. Por um lado, senti uma grande tristeza e desesperança. Por outro lado, estou feliz por ter minha câmera para capturar esta triste imagem e mostrar ao mundo o que estamos fazendo. Espero que esta imagem gere impacto suficiente para produzir mudanças reais”.

Ocean Photographer 2023Merche Llobera
Ocean Photographer 2023

Prêmio feminino – Merche Llobera

Merche Llobera, fotógrafa espanhola, dedicou a sua carreira a capturar a beleza e a essência da vida selvagem e do mundo subaquático. “Meu amor pelos animais se reflete em cada uma das minhas imagens, transportando o espectador para um mundo cheio de vida e emoção”, afirma. O seu portfólio vencedor pretende transmitir uma mensagem importante sobre a importância da conservação dos animais e do seu habitat natural.

Ocean Photographer 2023Todd Glaser
Ocean Photographer 2023

Fotógrafo de aventura – Todd Glaser, Havaí

Enquanto surfava no famoso Banzai Pipeline, um arco-íris aparece. O fotógrafo Todd Glaser diz: “Fotografei o Pipeline de todos os ângulos, mas nunca o vi de cima com um drone. Consegui obter o swell, o clima, o vento, a maré e o talento, tudo de uma só vez. O arco-íris na beira da onda é o que tornou esta onda tão especial para mim”.

Ocean Photographer 2023Sylvie Ayer
Ocean Photographer 2023

Fotógrafo do ano de conservação do oceano (esperança) – Sylvie Ayer, Flórida

Um peixe-boi desfruta das águas cristalinas do rio Homosassa. A fotógrafa Sylvie Ayer explica: “O peixe-boi da foto chegou perto para olhar para mim e de repente ficou perfeitamente posicionado diante dos raios solares. Espero que esta foto ajude a conscientizar sobre a necessidade de proteger esses mamíferos. Na Flórida, várias centenas de peixes-boi morrem anualmente porque não há comida suficiente devido à poluição dos rios”.

Ocean Photographer 2023Florian Ledoux
Ocean Photographer 2023

Fotógrafo do ano de conservação dos oceanos (impacto) – Florian Ledoux, Noruega

Na deslumbrante paisagem ártica de Svalbard, na Noruega, uma cena comovente se desenrola. Um inocente filhote de urso polar dança no frágil abraço do gelo. Em abril, enquanto os filhotes brincam, o gelo se rompe e sua fragilidade é revelada. Nesta captura impactante, vislumbramos tanto a beleza como a fragilidade, um lembrete claro da necessidade urgente de preservar este reino majestoso, nos incitando a salvaguardar o nosso precioso Ártico para as gerações vindouras.

Ocean Photographer 2023Jack Stefan Pokoj
Ocean Photographer 2023

Fotógrafo de vida selvagem do ano – Jack Stefan Pokoj, Filipinas

A boca aberta de um peixe-lagarto revela sua última refeição. “Parecia que o peixe-lagarto estava tentando engolir o outro peixe com o rabo antes de ficar preso”, lembra o fotógrafo Jack Stefan Pokoj. “Ambos os peixes pareciam estar em perigo. O comportamento era incomum, já que os peixes-lagarto são predadores de emboscada e nadam para longe se um mergulhador chegar muito perto. Este manteve a boca aberta como se estivesse tentando permitir que o peixe dentro de sua boca escapasse”.

Ocean Photographer 2023Jade Hoksbergen
Ocean Photographer 2023

Fotógrafo de bela arte do ano – Jade Hoksbergen, Maldivas

Um tubarão-baleia e sua comitiva de rêmoras são atraídos pelas luzes brilhantes dos pescadores. “Embora no passado tenham sido um incomodo para os pescadores, foi encontrada uma solução positiva ao combinar turismo e pesca”, afirma a fotógrafa Jade Hoksbergen. “Ao tirar esta fotografia, fiquei envolto na escuridão. Eu me senti anã na presença do tubarão”.

Ocean Photographer 2023Jingyi Wang
Ocean Photographer 2023

Prêmio de conexão humana – Jingyi Wang, China

Cercas de pesca artesanal se erguem orgulhosamente no mar. “Os humanos desfrutam das dádivas do mar há gerações. Tentei capturar isso na minha imagem”, diz a fotógrafa Jingyi Wang.

Ocean Photographer 2023Jarvis Smallman
Ocean Photographer 2023

Jovem fotógrafo do ano – Jarvis Smallman, Austrália

Um bodyboarder rema em direção ao mar, enquanto grandes nuvens de tempestade bloqueiam o sol e criam um efeito de cor azul elétrico na onda. “Por alguns anos, observei essa onda de terra firme em qualquer chance que pude ter. Estudei as previsões meticulosamente, aprendi sobre o tamanho e a direção das ondas, as marés e as condições do vento”, diz o fotógrafo Jarvis Smallman. “Um dia, tudo se alinhou perfeitamente e finalmente saí para fotografar a onda na água. Grandes nuvens de tempestade bloquearam o sol e uma cor azul elétrica surgiu através da onda. Fiquei impressionado com a beleza da cena. Quando esse cenário perfeito apareceu, apertei o obturador”.

Ocean Photographer 2023Sirachai Arunrugstichai
Ocean Photographer 2023

Prêmio portfólio oceano – Sirachai Arunrugstichai

Sirachai (Shin) Arunrugstichai é um fotojornalista tailandês que mora em Bangkok, Tailândia. Formalmente treinado como biólogo marinho, Shin estudou a restauração comunitária de recifes de coral e a pesca de tubarões. Depois de testemunhar mudanças prejudiciais no ambiente marinho que adora, mudou a sua carreira para o fotojornalismo de conservação para contar as histórias das relações interligadas com os oceanos. Sirachai agora trabalha com organizações conservacionistas, incluindo IUCN, Save Our Seas Foundation, WildAid, Ocean Conservancy e suas imagens foram publicadas pela National Geographic, pelo Smithsonian, pelo Washington Post, pelo New York Times e pelo Guardian, entre outros. Embora Sirachai agora trabalhe como fotojornalista.

Fonte Oceano Graphic Magazine