Eleições CBSurf

Fusão entre chapas

Teco Padaratz e Jojó de Olivença unificam suas chapas para novas eleições na CBSurf.

0
Jojó de Olivença liderava a chapa Surfa Brasil.

Matéria atualizada às 15h53 de terça-feira (17).

Conforme antecipamos, depois de alguns encontros, as chapas de Jojó de Olivença e Teco Padaratz acabam de se unificar oficialmente para disputar as novas eleições da CBSurf, sob o nome de Nação Surfa Brasil. Jojó abre mão do cargo de presidente, que agora terá Teco como candidato.

Além de Jojó, Brigitte Mayer assume cargo para cuidar do surfe feminino. A dupla encabeçava a chapa Surfa Brasil, o outro grupo de oposição à atual diretoria da CBSurf – presidida por Adalvo Argolo.

Com esta fusão, importantes nomes do surfe brasileiro participam do grupo, com o objetivo de unir forças para vencer as eleições da entidade, como Ricardo Bocão, Paulo Moura, Raoni Monteiro, Leandro Dora, dentre outros.

Conforme palavras do próprio Jojó, o objetivo é unir forças para vencer as eleições da entidade ou conseguir uma intervenção que afaste a atual diretoria.

“O grupo agora é um só. A gente acredita piamente que esse grupo agora é mais do que suficiente para mudar os rumos do surfe brasileiro e trazer um novo modelo de gestão, no qual prevalece a transparência e o profissionalismo. Queremos atender todas as demandas que o esporte precisa”, ressalta Jojó.

O bicampeão brasileiro de surfe também fez duras críticas aos últimos anos de gestão da CBSurf, avaliando como “decadente” a situação atual.

“O objetivo principal é derrubar a atual gestão. O Brasil inteiro percebe que não há um comprometimento deles com o esporte. Há muita coisa para ser feita, há mais de uma década nosso esporte vem sofrendo essa decadência. A intenção é forçar para que haja uma alternância no poder e por isso o grupo está unido com todas as federações e atletas”, diz.

Em atendimento a uma ordem judicial, a CBSurf anunciará uma nova comissão de atletas no dia 17 de setembro. Esta é uma das exigências da Justiça para a formação de um novo processo eleitoral.

Os membros desta comissão, formada por oito atletas (seis titulares e dois suplentes) terão direito a voto nas próximas eleições. Quinze federações estaduais de surfe de todo o país também participam da votação.

A partir desta data (17/9), a confederação terá um prazo de dois meses para convocar novas eleições.

Teco Padaratz é candidato ao cargo de presidente.Divulgação
Teco Padaratz é candidato ao cargo de presidente.

Novas eleições: entenda

Com Teco Padaratz como candidato à presidência da CBSurf, a chapa Nação Surfe Brasil – ao lado das Federações do Ceará, Alagoas, Paraíba, Sergipe, Espírito Santo e Pernambuco – conseguiu cancelar as polêmicas eleições para presidente e vice da Confederação, realizadas no dia 30 de dezembro de 2020.

Com o aval do Tribunal de Justiça da Bahia, a chapa e outras 12 Federações assinaram um ofício em conjunto solicitando a convocação urgente de uma Assembleia Geral Extraordinária, para a realização de novas eleições da Comissão de Atletas e da Presidência da Confederação.

Assinaram o documento as Federações dos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Sul, Maranhão, Santa Catarina, Espírito Santo, Ceará, São Paulo, Sergipe, Rio de Janeiro e Paraná.

A formação de uma nova Comissão de Atletas, que têm direito a oito votos nas eleições, é uma das exigências da Justiça para a formação de um novo processo eleitoral. Este foi um dos pontos polêmicos do pleito virtual realizado no dia 30 de dezembro, que culminou com a reeleição de Adalvo Argolo e a saída da Nação Surfe Brasil das eleições.

“Queremos que o processo eleitoral seja o mais transparente possível”, afirma Teco Padaratz, que assumiu o comando da nova Nação Surfa Brasil e tem o pernambucano Paulo Moura como vice. Antigo candidato à presidência, Ricardo Bocão também segue na chapa.  “Desde outubro de 2020 já foram três decisões judiciais favoráveis à anulação do pleito, por isso queremos essa que essa Assembleia seja realizada o quanto antes”, complementa Padaratz.

Gestão atual é atualmente alvo de críticas constantes.