Medicina do Surfe

Simpósio traz aulas e workshops

Simpósio Brasileiro de Saúde e Medicina do Surfe promove aulas teóricas e workshops na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP).

0
Itamambuca Eco Resort recebe o Simpósio Brasileiro de Saúde e Medicina.

O VIII SIMSURF – Simpósio Brasileiro de Saúde e Medicina do Surfe acontece entre os dias 2 e 4 de junho, na Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP). Maior evento do segmento na América Latina, a edição deste ano volta ao formato presencial e dá destaque às aulas teóricas e workshops na praia.

Abrindo a sequência de atividades da manhã de sábado, o Dr. Marcelo Baboghluian, médico que acompanha atletas como Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Miguel Pupo, entre outros, comanda a aula “Avaliação Clínica de Surfistas”. A sessão vai discutir os aspectos específicos que os surfistas apresentam, aos quais o profissional da saúde deve estar atento no consultório para ter uma avaliação precisa. Questões como exposição constante a fatores ambientais extremos geram condições que devem ser avaliadas cuidadosamente.

Também no sábado, na praia, serão feitas as aulas do Surf Salva, curso de prevenção de afogamentos desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático comandado pelo Dr David Szpilman da SOBRASA. O objetivo é mostrar na prática procedimentos básicos que médicos e profissionais da saúde podem utilizar na prevenção e no atendimento em casos de afogamento, em seus vários graus.

Para fechar o dia, o Workshop de Atendimento a Traumas, Dr. Guilherme Vieira Lima, ortopedista e colunista do Waves, mostra como se comportar e agir em casos de deslocamento de ombro, torções, cortes com quilha, etc., trazendo novidades do Congresso Mundial de Medicina do Surf, que aconteceu em abril, na Espanha.

Toda a estrutura do evento será fornecida pelo Itamambuca Eco Resort, hotel localizado no entroncamento do Rio Itamambuca com o mar. Inscritos no simpósio terão descontos exclusivos no valor da hospedagem. Todas as informações e valores de inscrição estão no site oficial do SIMSURF (www.simsurf.com.br), bem como a programação completa do Simpósio.

Leia Mais

Simpósio rola em Ubatuba

Cartaz do VIII SIMSURF.