Jojó de Olivença

Bicampeão é cidadão do Guarujá

Bicampeão brasileiro, baiano Jojó de Olivença recebe título de Cidadão de Guarujá na Câmara Municipal.

0

O dia 14 de setembro de 2023 ficará para sempre marcado na memória e no coração de Jocélio de Jesus, ou, como é mais conhecido, Jojó de Olivença. Isso porque o bicampeão brasileiro de surfe e idealizador do Projeto Ondas recebeu o título de Cidadão de Guarujá em sessão solene na Câmara Municipal de Guarujá na noite do dia 14.

Ele acredita que recebeu esse título como reconhecimento das autoridades locais sobre sua trajetória, seu histórico como atleta, mas sobretudo pela importância do trabalho de responsabilidade social feito no município.

“Foi sensacional. Foi muito emocionante poder receber esse título. Junto comigo havia muitas outras pessoas com histórico legal, com um trabalho de relevância também no município e foi muito bom ver o meu nome junto a essas pessoas”, revela Jojó.

Jojó recebeu o título das mãos do vereador Raphael Vitiello, que estava no evento junto com diversas autoridades da região, ajudando o homenageado da noite a consolidar ainda mais a sensação de que seu trabalho é importante e que está no caminho certo.

“Isso é um serviço pra comunidade, é uma política pública de qualidade. Então acho que ter recebido essa homenagem só vem a engrandecer ainda mais o nosso trabalho e dizer assim ‘não desista porque vocês estão no caminho certo e o que vocês tem feito vai continuar contribuindo muito pra vida das pessoas que mais necessitam no município’”, destaca o idealizador do Projeto Ondas.

Estiveram presentes também na sessão solene a família de Jojó: sua esposa Andréia e os filhos Kaipo e Kauã, além de Leandro Sales, ex-aluno do projeto que é uma das histórias de sucesso do Ondas e na próxima eleição vai pleitear uma cadeira na Câmara de Guarujá.

Nascido em Ipiaú, na Bahia, Jojó chegou à cidade em 1988 após seu primeiro título nacional, onde construiu sua família e iniciou sua trajetória como empreendedor social. Há 15 anos dedica sua vida e sua experiência de superação ao Projeto Ondas para apoiar centenas de crianças e adolescentes em vulnerabilidade socioeconômica no contraturno escolar, utilizando o surfe como ferramenta de transformação.

“Desde o começo trabalho significa uma preocupação com a vida das pessoas, sobretudo das crianças e adolescentes que vivem numa situação de vulnerabilidade, da violação de direitos a criança e ao adolescente e da incapacidade do Estado em proporcionar projetos esportivos. Então isso pra mim acabou sendo uma oportunidade de poder contribuir, mas também inspirado na minha própria história de superação de vida”, lembrou.

Todos parabenizaram Jojó de Olivença e ressaltaram sua atuação neste serviço para a comunidade, como uma política pública de qualidade em Guarujá. Ele agradeceu e afirmou que continuará fazendo o que mais sabe: proporcionando oportunidades por meio do surfe.

“Espero continuar contribuindo com a cidadania e proporcionando oportunidades para as famílias, sobretudo as crianças e adolescentes, com base no que nós realizamos hoje. Continuar realmente consolidando o Projeto Ondas como uma organização séria, responsável e comprometida em servir este nosso público, para seguir colhendo bons frutos”, completou.

Projeto Ondas

Com 15 anos de existência, o Projeto Ondas atende cerca de 90 crianças e adolescentes, sendo que já beneficiou mais de 700, além de influenciar indiretamente na vida de mais de 5 mil pessoas. Muitas deram continuidade a seus estudos em universidades, estão empregadas ou realizando atividades sociais que beneficiam e ajudam a transformar a realidade e o meio onde residem.

As atividades do projeto são realizadas no contraturno escolar e servem para, além de incentivar a prática do surfe, complementar o ensino dado nas salas de aula, com reforço em português, matemática, informática, educação ambiental, palestras sobre valores, além de assistência psicossocial e jurídica para os alunos e suas famílias.