Itacoatiara Pro 2025

Educação ambiental e surfe

Itacoatiara Pro promove inclusão com aula de surfe para públicos diversos. Festival reúne atletas, escolas e projetos ambientais em Niterói (RJ).

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e ao Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho), o Itacoatiara Pro 2025 promoveu, na manhã da última quarta-feira (4), uma programação especial voltada à inclusão social, educação ambiental e preservação da natureza na Praia de Itacoatiara, em Niterói.

As atividades começaram com o projeto Primeira Onda, que proporcionou a estudantes da rede pública, mulheres, idosos e pessoas com deficiência a experiência de surfar pela primeira vez, ao lado de atletas renomados como Armidé Soliveres, Uri Valadão, Pierre Louis Costes e Tristan Roberts.

Emoção e superação marcaram a vivência, reafirmando o esporte como uma poderosa ferramenta de transformação social.

Além da experiência no mar, a manhã contou com o plantio de mudas nativas, coordenado pelo coletivo EcoArte, e um mutirão de limpeza nas areias de Itacoatiara.

Participaram das ações estudantes das escolas Canadense de Niterói, Marília Mattoso e PB Curso e Escola, promovendo o engajamento da juventude em práticas sustentáveis e na construção de um futuro mais consciente.

A programação incluiu ainda uma palestra educativa com representantes da Reserva Extrativista Marinha (Resex), do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset) e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), destacando a importância da preservação dos ecossistemas costeiros e da biodiversidade local.

A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).

Em sua 13ª edição, o Itacoatiara Pro World Festival consolida-se como o maior festival de esportes ao ar livre do Brasil, reunindo modalidades como bodyboard, skate, surf, bodysurf e ciclismo, além de atividades culturais, ações ambientais e apresentações musicais, entre os dias 30 de maio e 15 de junho.

Pela primeira vez, o evento sediou o Campeonato Brasileiro de Skate Vertical, reforçando o protagonismo de Niterói como capital nacional dos esportes radicais e o caráter multidisciplinar do festival.

Serviço

Caminho Niemeyer Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói
Praia de Itacoatiara Av. Beira Mar, s/n – Itacoatiara, Niterói
Mais informações www.itacoatiarapro.com.br

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)