Frank da Guarda

O último surfista de alma

Frank da Guarda, legend do surfe brasileiro, perde a vida na Guarda do Embaú (SC). Paulista, era surfista de alma e vivia recluso no Sul do Brasil.

0

É com muita tristeza que o Waves informa a morte de um legend do surfe brasileiro, Frank de Paula, mais conhecido como Frank da Guarda, uma lenda do esporte depois de ser um dos pioneiros na querida Guarda do Embaú (SC), para onde se mudou ainda nos anos 70, depois de sair da Praia da Baleia (SP), que também desbravou ao lado de amigos.

Ele simplesmente abandonou a capital paulista, os amigos playboys do clube de elite Paulistano, onde era frequentador, e foi morar numa barraca na Baleia, numa atitude pouco comum na época.

Não se sabe o motivo da morte de Frank da Guarda. Uma mensagem publicada no Facebook anunciou a sua partida para outro plano.

Frank da Guarda era mais falado do que necessariamente conhecido. Afinal, era um ermitão e seu melhor amigo sempre foi o cão Bruno, com quem dividia uma casa sem portas e sem energia elétrica havia muitos anos.

Houve um tempo em que ele foi uma espécie de xerife do tradicional pico de boca de rio no Sul do Brasil. Mas, era um cara amável e pacífico. Chegou a ser contestado na pequena cidade, incomodada com seus hábitos reclusos de quem não devia explicações a ninguém, sendo perseguido e até mesmo privado de sua liberdade por conta de denúncias infundadas.

Era amigo dos meus melhores amigos, Eduardo Martins de Andrade, o Ado, e o Nelson Eduardo Rizzo, o Corvo, sendo uma inspiração para todos que sabiam de sua atitude como homem do mar e um ícone da contra cultura. Então, era meu amigo também. Agora, estão todos estes amigos em descanso eterno, num mar de tranquilidade. Que Deus receba Frank da Guarda em seus braços!

O Portal Waves envia sinceras condolências aos familiares e amigos de Frank da Guarda.