O 1º Porto de Santos Surfe Festival, evento com a proposta de resgatar a história e cultura do esporte e também promover a integração Porto-Cidade, atraiu um grande público ao Quebra-mar no último domingo (12). Entre várias ações realizadas, teve em destaque o desafio do maior número de surfistas de longboard na mesma onda, realizado ao meio-dia e acompanhado por uma imensa plateia. Dezenas de surfistas tomaram parte, curtindo muito a confraternização proporcionada pelas três tentativas.
Entre os “desafiantes” estavam surfistas de todas as idades, competidores e deficientes físicos, todos com a proposta de se divertir e enaltecer a cultura do esporte, que caminha para completar 100 anos de história no Brasil. Suas primeiras ondas foram surfadas justamente em Santos, na década de 1930, em pranchas de madeira.
A programação do Festival ainda teve outros destaques como o Museu do Surfe, com 200 pranchas contando a evolução dos equipamentos, desde as pesadas madeirites até os modelos dos campeões mundiais; mostra de fotos, com destaque para o trabalho do conceituado Jair Bortoleto; aulas de surfe com a Escola Picuruta Salazar; dança de hula; ações de conscientização ambiental com o projeto Suflimpeza, e show musical com Heitor Vallim e banda.
“Aqui, na verdade, a gente conta o que virou o esporte hoje reconhecido por todos. Temos uma cultura e essa história iniciou em Santos. Fazemos uma celebração, trazendo para todos as histórias do surfe e num local especial, o maior parque a beira-mar do mundo. São 300 metros dentro da água, o nosso Quebra-Mar, que já foi palco de tantos campeonatos de surfe e é um orgulho para a nossa Cidade”, afirma Diniz Iozzi, o Pardhal, um dos organizadores.
Ele também destaca a importância da integração Porto-Cidade e a ligação do surfe com o porto. “As histórias estão coligadas, porque na década de 30, a revista usada para fabricarem a primeira prancha de surfe usada aqui no Brasil, veio pelo Porto. Sem o Porto, talvez nem tivéssemos essa história toda. Santos tem o maior porto da América Latina e 33% de todos os negócios do Brasil passam por ele. São 55 mil pessoas que prestam serviço nesse segmento e essa integração Porto-Cidade através do surfe é um modo de mostrar que a cultura de Santos é importante junto à história do surfe”, complementou Diniz.
O 1º Porto de Santos Surfe Festival foi homologado pela Confederação Brasileira de Surfe, patrocinado pela Autoridade Portuária de Santos, empresa do Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal, apoiado por Prefeitura Municipal de Santos, através da Secretaria Municipal de Esportes (Semes), Reliance Agenciamento e Serviços Portuários, Baraçaí, Empório José Menino, Settaport e Banana Wax.











