IEE / DivulgaçãoComo parte de sua recente jornada pela Amazônia, o campeão olímpico e mundial de surfe, Italo Ferreira, participou dos Jogos de Integração, realizados na Vila Olímpica de Lábrea, a 700 km de Manaus. O evento, que reuniu no final de setembro mais de 800 crianças e adolescentes de origem indígena, atendidos pelo Projeto Núcleos Lábrea do Instituto Esporte e Educação (IEE), foi marcado por dois dias de atividades que uniram esporte e cultura.
A presença de Italo Ferreira deu um destaque especial à celebração, que integrou diferentes núcleos, comunidades indígenas e escolas municipais. O surfista conheceu de perto o trabalho e as comunidades locais, vivenciando a cultura dos povos indígenas. Um dos momentos mais marcantes foi quando Italo surfou no Rio Purus com uma tampa de geladeira.
Além da diversão, o campeão olímpico participou do Seminário de Formação realizado pelo IEE, compartilhando experiências com educadores, lideranças e jovens das comunidades indígenas e da Zona Urbana. Sua presença foi também um incentivo nos próprios Jogos de Integração.
IEE / DivulgaçãoJogos
Mais do que uma competição, os Jogos de Integração são um espaço de aprendizado e valorização das tradições locais. Participaram as Comunidades Indígenas Novo Paraíso, Boa Vista, Santa Maria e Santa Rita, e as Escolas Municipais Socorro Brito, Francisca Mendes e Turma da Mônica.
O evento contou com uma rica programação de jogos, danças, ginástica e apresentações culturais dos povos Paumari e Apurinã. Atividades tradicionais, como arco e flecha, a corrida da tora e o cabo-de-guerra com madeira pintada como cobra, foram destaques na integração de gerações e culturas entre povos indígenas e não indígenas.
IEE / Divulgação“Uma verdadeira celebração da diversidade e da força da comunidade, em uma troca de saberes e experiências”, ressaltou Alexandre Arena, coordenador pedagógico do IEE.
As atividades foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Lábrea, Coordenação de Educação Indígena, Programa de Reforço Escolar – Escola Criativa, FUNAI – Fundação Nacional dos Povos Indígenas, FOCIMP – Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus, e as direções e coordenações pedagógicas das escolas parceiras.
Sobre o Instituto Esporte e Educação
Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.548).
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.











