Vaga na elite

Indicados ao Challenger

Confira lista de surfistas que disputarão vaga no CT 2022 pelo Challenger Series da WSL.

0
Wiggolly Dantas disputará vaga para o CT 2022 no Challenger Series.

Quais serão os surfistas que estarão na seleção brasileira da WSL em 2022? Dos 12 integrantes do time atual, oito garantiram suas permanências pelo ranking do World Surf League Championship Tour 2021, encerrado no dia 13 de agosto no Open Mexico.

Quatro estão entre os top 5 que disputarão os títulos mundiais da temporada no Rip Curl WSL Finals: Gabriel Medina, Italo Ferreira, Filipe Toledo e Tatiana Weston-Webb. Além deles, Yago Dora, Deivid Silva, Jadson André e Miguel Pupo, ficaram entre os vinte mantidos pelo ranking masculino. Agora, o único caminho para a divisão de elite que restou é o Challenger Series e 16 brasileiros já estão confirmados para disputar vagas nas quatro etapas.

O capitão da seleção brasileira, Adriano de Souza, também ficou entre os top 20 e estaria classificado para o CT 2022, porém o campeão mundial de 2015 decidiu encerrar sua brilhante carreira. Os três que ficaram abaixo da linha de corte, Caio Ibelli, Peterson Crisanto e Alex Ribeiro, terão a chance de continuar na elite ainda este ano, nesta nova estrutura do Circuito Mundial que está sendo implantada pela WSL, com o Challenger Series sendo o novo campo de batalha pelas vagas para o CT. Neste ano, serão classificados 12 surfistas pelo ranking masculino e seis pelo feminino.

Outra grande novidade é o Rip Curl WSL Finals, que decide os títulos mundiais de 2021 no melhor dia do mar no período de 9 a 17 de setembro, nas ondas de alta performance de Lower Trestles, na Califórnia (EUA). Dias depois, também na Califórnia, acontece a primeira das quatro etapas do Challenger Series 2021, o US Open of Surfing, de 20 a 26 de setembro no famoso píer de Huntington Beach.

Em outubro, tem mais duas na Europa, o Pro Ericeira nos dias 2 a 10 em Portugal e o Pro France de 16 a 24 em Hossegor. Já a última etapa, que fecha a lista dos classificados para o CT 2022, será no Havaí, o Haleiwa Challenger, de 25 de novembro a 7 de dezembro em Haleiwa Beach, na ilha de Oahu.

Para definir as vagas para o CT 2022, os rankings finais do Challenger Series 2021 computarão três resultados. No entanto, excepcionalmente esse ano, os surfistas poderão incluir como um destes três resultados, a maior pontuação obtida nas etapas do QS realizadas até o dia 15 de março de 2020, antes da WSL cancelar todas as competições do restante da temporada, devido à pandemia do Covid-19.

As etapas do Challenger Series são limitadas para 96 competidores na categoria masculina e 64 na feminina. Todas as quatro etapas serão disputadas por homens e mulheres e com o princípio de igualdade na premiação. Os top 34 e as top 16 da elite do CT 2021, têm participação garantida. No entanto, a maioria dos surfistas que já confirmaram suas permanências para 2022, entre os top 20 do ranking masculino e as top 9 do feminino, pode preferir não competir. Todas essas ausências serão preenchidas por convidados pela WSL, por critérios técnicos.

Willian Cardoso foi convidado como substituto no Challenger Series.

Dezesseis brasileiros – Já os que ficaram de fora destes grupos, como os brasileiros Caio Ibelli, Peterson Crisanto e Alex Ribeiro, terão a chance de garantirem seus nomes no mesmo ano que perderam suas vagas. Outros três brasileiros já foram convidados para substituir os tops do CT 2021 no Challenger Series: Willian Cardoso, Jessé Mendes e Michael Rodrigues, que saíram da elite na temporada 2019 do CT.

Também competirão dois e duas surfistas da divisão Pro Junior e nesta lista tem mais um brasileiro, o atual campeão mundial da categoria, Lucas Vicente. Os outros participantes são indicados pelos rankings de cada um dos sete escritórios regionais da WSL no mundo, computando os resultados das etapas do QS. Os dez homens e cinco mulheres indicados pela WSL Latin America foram definidos nos dois eventos que marcaram a volta do Equador ao Circuito Mundial.

Rankings regionais – Nesta relação tem mais nove surfistas completando o número de 16 brasileiros já garantidos para disputar vagas para o CT 2022 no Challenger Series. Tem ex-tops da elite, como Wiggolly Dantas, Ian Gouveia e Silvana Lima, alguns que já estão há alguns anos tentando entrar no CT, como Thiago Camarão e Rafael Teixeira e surfistas da nova geração também, como João Chianca, Weslley Dantas, Samuel Pupo e Edgard Groggia.

Os rankings da WSL Latin America também classificaram os peruanos Alonso Correa, Daniella Rosas e Sol Aguirre, o uruguaio Marco Giorgi, a argentina Josefina Ané e a equatoriana Dominic Barona.

Na categoria masculina, os escritórios da WSL North America, WSL Australasia e WSL Europa, indicaram dez surfistas como a WSL Latin America. Já o da WSL Hawaii classificou sete atletas, da WSL Asia seis e da WSL Africa cinco. No total, o número de 96 participantes nas etapas do Challenger Series é composto por estes 58 selecionados pelos rankings regionais, os 34 tops da elite do CT, mais 2 surfistas da categoria Pro Junior e 2 convidados pela WSL.

Na categoria feminina, os escritórios da WSL North America, WSL Australasia e WSL Europa, classificam oito surfistas cada, o da WSL Hawaii e da WSL Asia são seis cada, o da WSL Latin America são cinco e da WSL Africa apenas três. Os rankings regionais femininos indicam 44 surfistas, com as 16 tops do CT, 2 da categoria Pro Junior e 2 convidadas pela WSL, completando a quantidade de 64 participantes em cada etapa do WSL Challenger Series.

Silvana Lima está na briga para voltar ao CT da WSL.

Indicados por cada escritório regional da WSL (* = tops do CT que dispensam vaga no ranking regional).

América Latina – 10 surfistas
1 Wiggolly Dantas (BRA)
*2 Jadson André (BRA)
3 Alonso Correa (PER)
4 Ian Gouveia (BRA)
5 Thiago Camarão (BRA)
6 João Chianca (BRA)
7 Weslley Dantas (BRA)
8 Marco Giorgi (URU)
9 Edgard Groggia (BRA)
10 Samuel Pupo (BRA)
11 Rafael Teixeira (BRA)

América do Norte – 10 classificados
1 Nat Young (EUA)
2 Michael Dunphy (EUA)
3 Lucca Mesinas (PER)
4 Cam Richards (EUA)
5 Patrick Gudauskas (EUA)
6 Jake Marshall (EUA)
7 Jhonny Corzo (MEX)
8 Josh Burke (BRB)
9 Cole Houshmand (EUA)
10 Kade Matson (EUA)

Australásia – 10 classificados
1 Matt Banting (AUS)
2 Reef Heazlewood (AUS)
*3 Ryan Callinan (AUS)
4 Callum Robson (AUS)
5 Jacob Willcox (AUS)
6 Liam O´Brien (AUS)
7 Sheldon Simkus (AUS)
8 Kalani Ball (AUS)
9 Jackson Baker (AUS)
*10 Julian Wilson (AUS)
11 Dylan Moffat (AUS)
12 Billy Stairmand (NZL)

Europa – 10 classificados
1 Vasco Ribeiro (PRT)
*2 Leonardo Fioravanti (ITA)
3 Joan Duru (FRA)
4 Ramzi Boukhiam (MAR)
5 Kauli Vaast (FRA)
6 Timothee Bisso (FRA)
7 Tristan Guilbaud (FRA)
8 Charly Quivront (FRA)
9 Ruben Vitoria (ESP)
10 Maxime Huscenot (FRA)
11 Charly Martin (FRA)

Havaí – 7 classificados
1 Eli Hanneman (HAV)
2 Mason Ho (HAV)
3 Billy Kemper (HAV)
4 Keanu Asing (HAV)
5 Joshua Moniz (HAV)
6 Jackson Bunch (HAV)
7 Koa Smith (HAV)

Ásia – 6 classificados
1 Shun Murakami (JPN)
2 Rio Waida (IDN)
3 Reo Inaba (JPN)
*4 Kanoa Igarashi (JPN)
5 Hiroto Ohhara (JPN)
6 Shuji Nishi (JPN)
7 Hiroto Arai (JPN)

África – 5 classificados
1 Matthew McGillivray (AFR)
2 Shane Sykes (AFR)
3 Beyrick De Vries (AFR)
4 Adin Masencamp (AFR)
5 Jordy Maree (AFR)
6 Slade Prestwich (AFR)

Classificadas pelos rankings femininos

América Latina – 5 classificadas
1 Daniella Rosas (PER)
2 Silvana Lima (BRA)
3 Sol Aguirre (PER)
4 Josefina Ané (ARG)
5 Dominic Barona (ECU)

América do Norte – 8 classificadas
*1 Brisa Hennessy (CRI)
2 Kirra Pinkerton (EUA)
3 Meah Collins (EUA)
4 Alyssa Spencer (EUA)
5 Samantha Sibley (EUA)
6 Tia Blanco (PRI)
7 Sawyer Lindblad (EUA)
8 Leilani McGonagle (CRI)
9 Ella McCaffrey (EUA)

Australásia – 8 classificadas
1 Molly Picklum (AUS)
*2 Macy Callaghan (AUS)
3 Sophie McCulloch (AUS)
4 Zahli Kelly (AUS)
*5 Bronte Macaulay (AUS)
6 Philippa Anderson (AUS)
7 Freya Prumm (AUS)
8 Kobie Enright (AUS)
9 India Robinson (AUS)
10 Dimity Stoyle (AUS)

Europa – 8 classificadas
1 Leticia Canales Bilbao (ESP)
2 Pauline Ado (FRA)
3 Vahine Fierro (FRA)
4 Maud Le Car (FRA)
*5 Johanne Defay (FRA)
6 Eveline Hooft (HOL)
7 Teresa Bonvalot (PRT)
8 Garazi Sanchez-Ortun (ESP)
9 Rachel Presti (ALE)

Havaí – 6 classificadas
*1 Carissa Moore (HAV)
2 Gabriela Bryan (HAV)
3 Coco Ho (HAV)
4 Keala Tomoda-Bannert (HAV)
5 Luana Coelho Silva (HAV)
6 Bethany Hamilton (HAV)
7 Leila Riccobuano (HAV)

Ásia – 6 classificadas
1 Minami Nonaka (JPN)
2 Mahina Maeda (JPN)
3 Hinako Kurokawa (JPN)
4 Shino Matsuda (JPN)
5 Amuro Tsuzuki (JPN)
6 Sara Wakita (JPN)

África – 3 classificadas
1 Sarah Baum (AFR)
2 Zoe Steyn (AFR)
3 Natasha Van Greunen (AFR)