US Open of Surfing 2023

Luana e Mateus estão nas quartas

Luana Silva e Mateus Herdy são os únicos brasileiros vivos no US Open of Surfing 2023. Eles estão classificados para a fase dos oito melhores de suas categorias.

0
Mateus Herdy é o Brasil nas quartas de final masculinas do US Open of Surfing 2023.

A sexta-feira (4) foi mais um dia cheio no US Open of Surfing 2023. NO dia foram realizadas 16 baterias, metade masculinas e metade femininas, todas válidas pelas oitavas de final do circuito Challenger Series. Cinco brasileiro competiram e apenas dois seguem vivos na etapa.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

O pico californiano de Huntington Beach funcionou com ondas de 0,5 metro e algumas séries maiores. A sexta-feira começou com as disputas masculinas e a bateria brasileira das oitavas foi a quarta do dia. Michael Rodrigues começou muito ativo. Rapidamente ele surfou duas esquerdas pequenas e marcou duas notas baixas (2.33 e 3.00). Antes de Mateus Herdy estrear na disputa, Michael ainda surfou outras três ondas (3.13, 0.50 e 5.00).

Mateus surfou sua primeira onda na bateria aos dez minutos. Ele atuou pra direita e executou três batidas para largar com 5.93 pontos. Três minutos depois o atleta pegou uma esquerda fraca, e Michael atacou uma esquerda com um floater e duas batidas para anotar 4.93. Logou depois Michael surfou mais uma esquerda, mas não melhorou sua situação na bateria, porém Mateus voou com reverse de frontside e tomou a liderança com 7.17 pontos.

Michael entrou nos dez minutos finais na necessidade de 8.10 pontos para garantir vaga nas quartas de final. Quando restavam oito minutos ele também voou com reverse numa direita e colocou 6.40 no somatório. Com isso ele passou a precisar de 6.71 para vencer.

Nos últimos minutos os atletas ficaram ativos, mas só Mateus trocou de nota. Isso aconteceu quando restavam dois minutos para o fim. Ele não tinha a prioridade, mas pegou uma esquerda, executou duas pancadas e um reverse para conquistar 6.10 pontos e confirmar a vitória.

“Esse já é o meu melhor resultado aqui”, destacou Mateus Herdy. “Eu e o Sammy (Samuel Pupo) sempre assistíamos esse evento quando éramos mais novos e ficávamos pensando se um dia a gente ia competir aqui. Mas, nenhum de nós conseguimos um bom resultado até agora, então estou bem feliz. Mas, ainda quero fazer melhor. Sei que os locais (americanos) estão surfando demais, mas vou tentar. Na real, eu amo surfar com apenas mais um cara na água”.

Mateus Herdy está em 35º lugar no ranking.

Mateus, que está em 35º lugar no ranking, avançou para encarar o norte-americano Crosby Colapinto nas quartas. Michael se despediu do evento em nono lugar. Esse é o segundo melhor resultado dele no ano. O melhor foi o quinto no Gold Coast Pro, Austrália. Michael chegou na América do Norte na 14ª posição na lista dos melhores.

“O Michael é sempre um competidor difícil e, com o vento de hoje, eu sabia que ia ser um show de aéreos”, disse Mateus Herdy. “Nós moramos em Florianópolis, que já tem uma história grande de excelentes surfistas. O Michael é um batalhador, o Yago (Dora) é meu vizinho, tem também o Lucas Silveira, o campeão mundial Adriano de Souza e os caras da diretoria, como o Fabio Gouveia e o Teco Padaratz. É muita gente talentosa que vejo surfar desde criança”.

Michael Rodrigues para nas oitavas de final.

Luana também nas quartas – A outra classificação brasileira no dia aconteceu na quarta bateria feminina da sexta-feira. Luana Silva pegou três ondas nos cinco minutos inciais. Ela abriu com a nota 5.83, conquistada com três ataques numa direita, depois marcou 0.67 e 3.67 pontos. Bronte Macaulay conquistou 4.67 na primeira atuação, e 6.40 na quarta, quando fez dois ataques de backside numa direita. A australiana assumiu a liderança com a essa atuação. A brasileira passou a necessitar de 5.25.

Luana foi para a virada aos 17 minutos. A brasileira surfou de backside, sem a prioridade, rasgou duas vezes e bateu duas vezes para marcar 5.50 pontos. Bronte tentou dar o troco, mas não conseguiu. A brazuca então conquistou a maior nota do confronto aos 19 minutos. A surfista foi numa esquerda, rasgou três vezes e bateu na junção. A performance valeu 6.93 e ela deixou a adversária na necessidade de 6.37 para vencer.

Bronte ainda tinha oito minutos para reagir, porém não conseguiu trocar nota e acabou eliminada, em nono lugar no US Open of Surfing. Luana avançou e enfrentará a norte-americana Sawyer Lindblad na luta por uma vaga na semi.

Baixas brasileiras – A segunda baixa brasileira no dia aconteceu na sétima bateria masculinas. Jadson André largou na frente, mas logo sofreu a virada. Tanto ele quanto George Pitta marcaram 6.33 pontos, mas a segunda nota do australiano era um pouco melhor do que a do brasileiro.

Aos sete minutos Jadson foi pra esquerda. Ele bateu duas vezes e acelerou pra voar com reverse. O surfista marcou 5.23 pontos e reassumiu a liderança. Três minutos depois ele voltou a surfar de backside. Sem a prioridade, ele entrou na esquerda, acelerou e decolou com rotação, depois ainda executou uma batida na pequena junção. A performance valeu 7.23 e ele abriu vantagem para o australiano. George passou a precisar de 7.24 para vencer.

A resposta do aussie veio aos 13 minutos. George surfou uma direita e bateu, rasgou invertendo a direção da prancha e acertou uma forte pancada na pequena junção. Com a atuação ele conquistou 8.50 pontos e pulou para a liderança. Jadson ficou precisando de 7.61 para avançar na etapa e tinha 15 minutos para reverter a situação.

O brasileiro até conseguiu trocar de nota, mas não diminuiu a diferença no placar e se despediu da competição em nono lugar. Esse foi o segundo melhor resultado de Jadson no CS 2023. O melhor foi na Gold Coast, Austrália, na primeira etapa do circuito na temporada. Jadson chegou na Califórnia em 15º lugar no ranking.

A queda de Deivid – Deivid Silva caiu na última bateria das oitavas masculinas do US Open of Surfing. Ele surfou sua primeira onda aos 13 dos 30 minutos de duelo. Naquele momento Kanoa Igarashi já tinha surfado três ondas, e tinha como melhores notas 7.00 e 4.73 pontos. O brasileiro começou com uma direita e acertou duas batidas poderosas com chutes na rabeta numa onda da série. A nota foi 7.83 pontos.

O japonês voltou a atuar aos 18 minutos. Kanoa usou a prioridade e mais uma vez chegou na casa dos sete pontos. O surfista foi numa direita, rasgou duas vezes e executou um layback na junção. Ele conquistou 7.77 pontos e voltou a abrir vantagem no placar. Deivid passou a precisar de 6.94 para vencer.

Deivid partiu pra cima quando restavam dois minutos. Ele surfou uma direita sem a prioridade e bateu duas vezes, na segunda chutando a rabeta e invertendo a direção da prancha na junção. Os juízes avaliaram e a nota 5.60 pontos não alterou as posições na bateria. Deivid se despediu da etapa em nono lugar. Esse foi o melhor resultado do brasileiro no circuito Challenger Series 2023. Ele chegou nos Estados Unidos na 39ª posição. Kanoa segue na luta pelo tricampeonato da etapa.

Deivid Silva fica em 9º lugar.

US Open of Surfing 2023

Oitavas de final masculinas

1 Reef Heazlewood (AUS) 13.57 x 12.76 Morgan Cibilic (AUS)

2 Nolan Rapoza (EUA) 13.10 x 12.34 Cole Houshmand (EUA)

3 Crosby Colapinto (EUA) 12.86 x 9.57 Jett Schilling (EUA)

4 Mateus Herdy (BRA) 13.27 x 11.40 Michael Rodrigues (BRA)

5 Jake Marshall (EUA) 12.30 x 10.06 Alister Reginato (AUS)

6 Eli Hanneman (HAV) 12.83 x 10.63 Jacob Willcox (AUS)

7 George Pittar (AUS) 14.83 x 13.70 Jadson André (BRA)

8 Kanoa Igarashi (JAP) 14.77 x 13.43 Deivid Silva (BRA)

Quartas de final

1 Reef Heazlewood (AUS) x Nolan Rapoza (EUA)

2 Crosby Colapinto (EUA) x Mateus Herdy (BRA)

3 Jake Marshall (EUA) x Eli Hanneman (HAV)

4 George Pittar (AUS) x Kanoa Igarashi (JAP)

Oitavas de final femininas

1 Nadia Erostarbe (ESP) 10.77 x 10.50 Macy Callaghan (AUS)

2 Ellie Harrison (AUS) 12.66 x 12.34 Zoe McDougall (HAV)

3 Sawyer Lindblad (EUA) 13.50 x 7.47 India Robinson (AUS)

4 Luana Silva (BRA) 12.76 x 11.07 Bronte Macaulay (AUS)

5 Daniella Rosas (PER) 13.23 x 11.37 Zoe Benedetto (EUA)

6 Sally Fitzgibbons (AUS) 13.50 x 11.10 Teresa Bonvalot (POR)

7 Leilani McGonagle (CRI) 13.00 x 3.77 Isabella Nichols (AUS)

8 Ariane Ochoa (ESP) 8.67 x 8.37 Sarah Baum (AFR)

Quartas de final

1 Nadia Erostarbe (ESP) x Ellie Harrison (AUS)

2 Sawyer Lindblad (EUA) x Luana Silva (BRA)

3 Daniella Rosas (PER) x Sally Fitzgibbons (AUS)

4 Leilani McGonagle (CRI) x Ariane Ochoa (ESP)

Huntington Beach Longboard Classic 2023

Quartas de final femininas

1 Kelis Kaleopaa (HAV) x Rachael Tilly (EUA)

2 Sophia Culhane (HAV) x Lindsay Steinriede (EUA)

3 Soleil Errico (EUA) x Alice Lemoigne (FRA)

4 Honolua Blomfield (HAV) x Chloe Calmon (BRA)

Quartas de final masculinas

1 Taylor Jensen (EUA) x Edouard Delpero (FRA)

2 Tony Silvagni (EUA) x Kai Ellice-Flint (AUS)

3 Kaniela Stewart (HAV) x Taka Inoue (JPN)

4 Rogelio Jr Esquievel (PHL) x Richie Cravey (EUA)