Saquarema Pro

Deivid flui no Challenger

Deivid Silva faz as maiores marcas do primeiro dia do Saquarema Pro, etapa do Challenger Series que acontece na Praia de Itaúna (RJ).

0
Deivid Silva faz boa estreia no Saquarema Pro.

O cara do primeiro dia do Saquarema Pro foi Deivid Silva. O atelta que tenta retornar à elite do surfe mundial fez as maiores marcas da terça-feira (1), dia de condições muito difíceis para o surfe no Point de Itaúna. Deivid anotou 8.17 pontos na melhor apresentação do dia, que teve duas manobras potentes, e venceu a 11ª disputa com 14.00, o maior somatório. Dia teve 16 das 24 disputas da primeira fase masculina. Próxima chamada acontece nesta quarta-feira (2), às 7h30 para um possível início às 8h (de Brasília).

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

A terça-feira foi o primeiro dia da janela para a realização do evento, que fica aberta até 8 de novembro. Como previsto, as condições para o surfe ficaram irregulares devido ao forte vento maral. A chuva também marcou presença durante quase todos os confrontos. O mar, que já amanheceu mexico, ficou quase como uma máquina de lavar durante a tarde.

Deivid abriu sua participação no Saquarema Pro com uma esquerda e dois ataques fortes de frontside, uma rasgada e uma batida com pressão na rabeta. A performance valeu 8.17 pontos. A atuação aconteceu aos cinco minutos de bateria. Logo depois ele voltou a surfar uma esquerda e novamente executou duas manobras. A nota foi 5.50.

O francês Gatien Delahaye corria por fora, enquanto os brasileiros Eduardo Motta e Marco Fernandez não entravam em sintonia com o mar balançado. Aos dez minutos, Gatien se firmou na segunda posição ao marcar 4.43 pontos. Ele, que havia conquistado 4.83 na primeira participação, deixou Eduardo na necessidade de 7.33 e Marco de 9.06 para avançarem.

Deivid voltou a trocar de nota aos 15 minutos. Ele acelerou e voou sem rotação. Depois ainda executou um floater e uma batida de leve na junção. A performance valeu 5.83 pontos. Gatien deu um gás, marcou 6.50 e 6.83 e garantiu a segunda posição. Eduardo (3º) e Marco (4º) seguiram encontrando dificuldade na escolha das ondas e foram eliminados.

Gatien Delahaye avança em segundo lugar.

Deivid Silva terminou a primeira metade do CT na 31ª posição no ranking e foi cortado. Atualmente ele ocupa o 22º lugar no CS e precisa de bons resultados para terminar o circuito entre os dez melhores, para, então, retornar à elite.

“O mar tá bem difícil, mas graças a Deus consegui achar uma onda boa no começo da bateria, que me deixou mais tranquilo”, conta Deivid Silva. “Eu sabia que ia ser uma bateria difícil, porque tava o Gatien (Delahaye), o Eduardo Motta e o Marco Fernandez, que são muito perigosos. Então, estou feliz por ter avançado, porque esse campeonato é muito importante pra mim e vamos com tudo. Estou com minha família aqui, meus pais, minha esposa, tios, meu irmão, então quero poder dar um bom resultado para eles”.

Melhor brasileiro no ranking – Michael Rodrigues, melhor brasileiro no CS 2022, na oitava posição, também venceu na estreia no Saquarema Pro. Ele participou da nona disputa e abriu o duelo com uma batida de backside que valeu 4.17 pontos. Michael voltou a atuar rapidamente. O brazuca foi novamente para a esquerda, rasgou e bateu na junção espumada pra anotar 4.00.

Michael estava muito ativo. Depois de marcar 3.93 pontos, aos 11 minutos ele executou duas batidas fortes e fez também um ataque à junção espumada. Com mais 5.93 ele abriu distância para os adversários, que não estavam bem no confronto. Michael seguiu conectado com Itaúna e ainda conquistou mais 4.90, 5.73 e 5.10 pontos.

O segundo classificado só foi conhecido perto do fim. Raoni Monteiro entrou nos últimos cinco minutos na segunda posição. O norte-americano Michael Dunphy (3º) e o australiano Joel Vaughan (4º) estavam na cola do brasileiro.

Todos surfaram nos minutos finais. A nota de Dunphy saiu e ele pulou pra segundo, mas Joel mudou mais uma vez o resultado, saindo de último para a vice-liderança. Raoni, que estava em segundo, ainda tentou se recuperar, porém terminou a disputa, eliminado, em quarto lugar.

“Eu realmente estou muito confiante no meu backside. Estou usando ele o ano todo e acho que minhas maiores notas foram de backside”, comenta Michael Rodrigues. “Estou treinando pra caramba e muito confiante no meu surfe. Acho que o mais importante desse ano não é nem a constância, nem meus resultados, mas sim a determinação e o foco nas baterias. Estou muito focado em mim, só no meu surfe e nem olho pros adversários. Acho que esse é o caminho. Eu venho fazendo isso o ano todo, tem dado certo, então vou continuar assim”.

Chianca avança em casa – O terceiro melhor brasileiro do CS 2022, João Chianca, também avançou. O saquaremense competiu na segunda bateria do evento e venceu. Ele abriu o duelo com dois ataques de frontisde, uma rasgada e uma forte batida na junção. A nota foi 5.33 pontos. Logo depois ele rasgou e bateu de maneira vertical de backside para colocar mais 5.57 no somatório.

Após dez minutos de bateria, João liderava e o norte-americano Evan Geiselman estava em segundo lugar, na necessidade de 4.97 pontos para liderar. O australiano Kalani Ball estava em terceiro precisando de 6.09 para avançar e o japonês Keanu Kamiyama em quarto, tendo que marcar 7.53 para seguir vivo no Saquarema Pro.

João Chianca decola e vence disputa.

João voltou a executar duas manobras numa direita e melhorou o somatório com 6.13 pontos. Kalani trocou de prancha e entrou no ritmo da competição. O aussie passou encontrar esquerdas com seções mais limpas e cresceu no duelo. Aos 19 minutos ele fez três manobras em sequência, marcou 7.00 e pulou do terceiro para o primeiro lugar.

Na necessidade de 5.58 pontos para retornar à liderança, João foi pra direita, rasgou e fez um snap potente. A nota 4.03 não mudou sua situação na bateria. Porém o brasileiro não desistiu. Perto do fim ele decolou de frontisde com reverse e bateu na junção. Com 6.60 ele passou pra primeiro e confirmou a vitória.

Com a segunda posição, Kalani avançou com o brasileiro para o Round 2 do Saquarema Pro. Evan ficou em terceiro lugar e se despediu do evento junto do Keanu, que não fez uma boa disputa e finalizou em quarto lugar.

“O primeiro passo foi dado. Eu tava bem nervoso, mas tentei digerir isso da melhor forma possível, que era surfando”, conta João Chianca. “Peguei bastante onda, consegui me achar e só complicou um pouco no meio da bateria, quando quase caí pra terceiro. Os dois vieram pra perto de mim, mas consegui me safar e estou feliz. O primeiro trabalho foi feito e agora é descansar. Esse campeonato é bem importante, mas tem bastante baterias ainda pra correr e espero conseguir o resultado que preciso aqui”.

Gabriel Medina – A terça-feira também marcou o retorno do brasileiro tricampeão mundial às competições. Gabriel Medina mostrou que está 100% recuperado da lesão no joelho, bateu forte e voou para vencer a oitava bateria.

O duelo aconteceu no final da manhã. No momento chovia e ventava forte. Medina abriu a disputa com uma potente batida de backside que valeu 7.67 pontos, nota que acabou sendo a maior de todo o duelo.

O neozelandês Te Kehukehu Butler ficou ativo e chegou a tomar a primeira posição do brasileiro, com as notas 5.83 e 3.27 pontos, entretanto Medina, após uma onda ruim, acelerou de frontside e voou com reverse quando restavam 18 minutos. A nota 4.50 o colocou na liderança novamente, de onde não saiu mais.

Te Kehukehu colocou mais 6.00 pontos no somatório, encostou no brasileiro e se distanciou dos outros adversários. Quando faltavam nove minutos para o fim, Gabriel Medina pegou uma direita, bateu, passou uma seção balançada e executou um reverse. A nota 4.83 aumentou seu somatório.

Medina surfou outras ondas e chegou a tentar um Backflip, mas não completou e não alterou suas notas. Ele venceu com 12.50 pontos no somatório. Te Kehukehu avançou em segundo lugar com 11.83.

Gabriel Medina castiga o lip de Itaúna.

O brasileiro Gabriel Klaussner (3º) e o norte-americano Crosby Colapinto (4º) foram eliminados do Saquarema Pro.

A etapa brasileira do CS é a primeira competição de Medina após machucar o joelho no mesmo pico de Itaúna. O paulista de Maresias sofreu uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo no último mês de junho, durante uma bateria da repescagem da prova do CT. Na ocasião ele perdeu para o australiano Callum Robson.

“Esse tempo de recuperação da contusão foi ótimo. Meu joelho está muito forte e estou feliz por poder competir novamente”, diz Gabriel Medina. “As ondas não estão muito boas hoje (terça-feira), mas estou feliz em voltar a vestir a lycra (de competição) de novo. Acho que todo mundo aqui está com muita vontade de um bom resultado, então isso te tira da sua zona de conforto. Para mim é bom, porque serve como uma boa preparação para o Championship Tour no Havaí”.

Gabriel Medina estreia com vitória no Saquarema Pro.

Outros brasileiros – Gabriel Medina, Deivid Silva, Michael Rodrigues e João Chianca são quatro dos 12 brasileiros que avançaram para o segundo round do Saquarema Pro nesta terça-feira. Jadson André e Wiggolly Dantas também passaram de fase com vitória. Já Douglas Silva, Marcos Correa, Miguel Pupo, Caio Ibelli, Edgard Groggia e Lucas Silveira avançaram em segundo lugar em suas disputas.

Marcos Correa garante vaga na segunda fase.

Baixas brazucas – Gabriel Klaussner, Eduardo Motta e Marco Fernandez foram três dos nove brasileiros eliminados nesta terça-feira. Os outros foram Rafael Teixeira, Philippe Neves, Leo Casal, Peterson Crisanto, Alejo Muniz e Mateus Herdy.

Alejo chegou à Saquarema como o segundo melhor brasileiro no ranking do CS, em 13º lugar. Ele competiu na sexta bateria, surfou seis ondas e recebeu 3.13 pontos na melhor apresentação. Alejo foi eliminado em quarto lugar. O francês Justin Becret venceu com 6.93 e 6.13, e o japonês Taichi Wakita avançou em segundo lugar com 6.60 e 5.47. O espanhol Vicente Romero se despediu da etapa com a terceira posição na bateria.

Justin Becret elimina Alejo Muniz.

Mateus está na 19ª posição do ranking, sendo o quarto melhor brazuca no CS 2022. Ele foi eliminado ao ficar em último lugar na 14ª bateria. O duelo terminou com somatórios parecidos. O uruguaio Marco Giorgi venceu com 12.84 pontos e Edgard Groggia avançou em segundo lugar com 11.90. Peterson Crisanto (3º) foi eliminado com 11.43 e Mateus com 10.16.

Mais brasileiros – Outros 13 brasileiros ainda competirão pela primeira fase do Saquarema Pro: Heitor Mueller, Ian Gouveia, Wesley Leite, Willilam Cardoso, Matheus Navarro, Gabriel André, Alex Ribeiro, Weslley Dantas, Thiago Camarão, Ryan Kainalo, Robson Santos, Samuel Pupo e Eric Bahia.

Feminino – O Saquarema Pro também terá disputas femininas, mas as mulheres ganharam folga nesta terça-feira. No total 16 brasileiras competirão no CS do Brasil.

Saquarema Pro 2022

Round 1 Masculino
3º=49º lugar (US$ 775 e 300 pts) e 4º=73º lugar (US$ 600 e 250 pts)

1 Jadson André (BRA) 13.00, Douglas Silva (BRA) 10.43, Mikey McDonagh (AUS) 8.10, Alan Cleland (MEX) 7.36

2 João Chianca (BRA) 12.73, Kalani Ball (AUS) 11.70, Evan Geiselman (EUA) 10.40, Keanu Kamiyama (JAP) 5.57

3 Eithan Osborne (EUA) 10.33, Timothe Bisso (FRA) 9.23, Rafael Teixeira (BRA) 7.90, John Mel (EUA) 7.24

4 Ezekiel Lau (HAV) 13.90, Marcos Correa (BRA) 10.93, Adur Amatriain (ESP) 9.06, Slade Prestwich (AFR) 3.73

5 Liam O’Brien (AUS) 11.54, Jose Gundesen (ARG) 10.30, Frederico Morais (POR) 9.90, Tristan Guilbaud (FRA) 9.40

6 Justin Becret (FRA) 13.06, Taichi Wakita (JAP) 12.07, Vicente Romero (ESP) 10.16, Alejo Muniz (BRA) 5.73

7 Jett Schilling (EUA) 11.70, Santiago Muniz (ARG) 9.77, Sheldon Simkus (AUS) 5.87, Tyler Gunter (EUA) 5.23

8 Gabriel Medina (BRA) 12.50, Te Kehukehu Butler (NZL) 11.83, Gabriel Klaussner (BRA) 9.50, Crosby Colapinto (EUA) 9.07

9 Michael Rodrigues (BRA) 11.66, Joel Vaughan (AUS) 9.20, Michael Dunphy (EUA) 7.64, Raoni Monteiro (BRA) 7.63

10 Maxime Huscenot (FRA) 10.43, Kei Kobayashi (EUA) 10.14, Conner Coffin (EUA) 9.60, Patrick Langdon-Dark (WLS) 8.80

11 Deivid Silva (BRA) 14.00, Gatien Delahaye (FRA) 13.33, Eduardo Motta (BRA) 7.53, Marco Fernandez (BRA) 2.97

12 Jordan Lawler (AUS) 12.94, Miguel Pupo (BRA) 11.27, Cole Houshmand (EUA) 11.00, Philippe Neves (BRA) 7.23

13 Jorgann Couzinet (FRA) 12.26, Caio Ibelli (BRA) 11.27, Reo Inaba (JAP) 10.64, Leo Casal (BRA) 9.64

14 Marco Giorgi (URU) 12.84, Edgard Groggia (BRA) 11.90, Peterson Crisanto (BRA) 11.43, Mateus Herdy (BRA) 10.16

15 Morgan Cibilic (AUS) 11.50, Lucas Silveira (BRA) 10.97, Alonso Correa (PER) 10.93, Zac Hedemann (HAV) 3.14

16 Wiggolly Dantas (BRA) 13.86, Ian Gentil (HAV) 13.43, Billy Stairmand (NZL) 12.17, Jessé Mendes (ITA) 9.43

Próximas baterias

17: Rio Waida (IDN), Joan Duru (FRA), Shane Sykes (AFR), Heitor Mueller (BRA)

18: Ramzi Boukhiam (MAR), Keanu Asing (HAV), Ian Gouveia (BRA), Wesley Leite (BRA)

19: Imaikalani Devault (HAV), Willian Cardoso (BRA), Levi Slawson (EUA), Carlos Munoz (CRI)

20: Leonardo Fioravanti (ITA), Matheus Navarro (BRA), Cam Richards (EUA), Gabriel André (BRA)

21: Dylan Moffat (AUS), Alex Ribeiro (BRA), Elijah Hanneman (HAV), Wesley Dantas (BRA)

22: Jacob Willcox (AUS), Brodi Sale (HAV), Thiago Camarão (BRA), Ryan Kainalo (BRA)

23: Lucca Mesinas (PER), Nolan Rapoza (EUA), Shun Murakami (JPN), Robson Santos (BRA)

24: Samuel Pupo (BRA), Mihimana Braye (FRA), Chris Zaffis (AUS), Eric Bahia (BRA)

Round 2
Baterias já formadas

1 Jadson André (BRA), João Chianca (BRA), Timothe Bisso (FRA), Marcos Correa (BRA)

2 Ezekiel Lau (HAV), Eithan Osborne (EUA), Kalani Ball (AUS), Douglas Silva (BRA)

3 Liam O’Brien (AUS), Justin Becret (FRA), Santiago Muniz (ARG), Te Kehukehu Butler (NZL)

4 Gabriel Medina (BRA), Jett Schilling (EUA), Taichi Wakita (JAP), Jose Gundesen (ARG)

5 Michael Rodrigues (BRA), Maxime Huscenot (FRA), Gatien Delahaye (FRA), Miguel Pupo (BRA)

6 Jordan Lawler (AUS), Deivid Silva (BRA), Kei Kobayashi (EUA), Joel Vaughan (AUS)

7 Jorgann Couzinet (FRA), Marco Giorgi (URU), Lucas Silveira (BRA), Ian Gentil (HAV)

8 Wiggolly Dantas (BRA), Morgan Cibilic (AUS), Edgard Groggia (BRA), Caio Ibelli (BRA)

Round 1 Feminino
3ª=33º lugar (US$ 1.000 e 700 pts) e 4ª=49º lugar (US$ 775 e 600 pts)

1ª Teresa Bonvalot (PRT), Coco Ho (HAV), Laura Raupp (BRA), Bruna Carderelli (BRA)

2ª Keala Tomoda-Bannert (HAV), Ariane Ochoa (ESP), Sol Aguirre (PER), Yanca Costa (BRA)

3ª Bronte Macaulay (AUS), Sara Wakita (JPN), Zoe Steyn (AFR), Maya Carpinelli (BRA)

4ª Kirra Pinkerton (EUA), Paige Hareb (NZL), Shino Matsuda (JPN), Naire Marquez (BRA)

5ª Sawyer Lindblad (EUA), Mafalda Lopes (PRT), Anne dos Santos (BRA), Kayane Reis (BRA)

6ª Vahine Fierro (FRA), Minami Nonaka (JPN), Natasha Van Greunen (AFR), Juliana dos Santos (BRA)

7ª Rachel Presti (ALE), Yolanda Hopkins (PRT), Isabelle Nalu (BRA), Silvana Lima (BRA)

8ª Molly Picklum (AUS), Tessa Thyssen (FRA), Pauline Ado (FRA)

9ª Bettylou Sakura Johnson (HAV), Arena Rodriguez Vargas (PER), Sophia Medina (BRA)

10: Amuro Tsuzuki (JPN), Daniella Rosas (PER), Freya Prumm (AUS), Genesis Garcia (ECU)

11: Zoe McDougall (HAV), Rina Matsunaga (JPN), Samantha Sibley (EUA), Mariana Areno (BRA)

12: Sarah Baum (AFR), Summer Macedo (BRA), Camilla Kemp (ALE), Isabela Saldanha (BRA)

13: Luana Silva (BRA), Keely Andrew (AUS), Havanna Cabrero (PRI), Julia Duarte (BRA)

14: Alyssa Spencer (EUA), Leilani McGonagle (CRI), Hinako Kurokawa (JPN), Karol Ribeiro (BRA)

15: Zahli Kelly (AUS), Nadia Erostarbe (ESP), Carolina Mendes (PRT), Tainá Hinckel (BRA)

16: Sophie McCulloch (AUS), Francisca Veselko (PRT), Chelsea Tuach (BRB), Yasmin Dias (BRA)

Ranking do CS após 5 etapas

Top 5 Feminino

1 Macy Callaghan (AUS) – 28.920 pontos
2 Caitlin Simmers (EUA) – 28.630
2 Molly Picklum (AUS) – 28.630
4 Bettylou Sakura Johnson (HAV) – 26.915
5 Nikki Van Dijk (AUS) – 19.185

Sul-americanas no ranking

9 Luana Silva (BRA) – 13.285 pontos
21 Daniella Rosas (PER) – 7.945
27 Summer Macedo (BRA) – 6.620
43 Arena Rodriguez Vargas (PER) – 4.700
50 Sophia Medina (BRA) – 3.900
50 Laura Raupp (BRA) – 3.900
60 Anne dos Santos (BRA) – 3.100
*66 Tatiana Weston-Webb (BRA) – 1.900
66 Sol Aguirre (PER) – 1.900

Top 10 Masculino

1 Leonardo Fioravanti (ITA) – 26.915 pontos
2 Rio Waida (IDN) – 22.650
3 Ryan Callinan (AUS) – 20.995
4 Liam O´Brien (AUS) – 14.900
5 Ezekiel Lau (HAV) – 14.820
6 Dylan Moffat (AUS) – 14.710
7 Ian Gentil (HAV) – 13.375
8 Michael Rodrigues (BRA) – 13.285
9 Maxime Huscenot (FRA) – 12.055
10 Morgan Cibilic (AUS) – 12.035

Sul-americanos no ranking

13 Alejo Muniz (BRA) – 10.615 pontos
18 João Chianca (BRA) – 9.400
19 Lucca Mesinas (PER) – 9.295
19 Mateus Herdy (BRA) – 9.295
22 Deivid Silva (BRA) – 8.845
23 Edgard Groggia (BRA) – 8.840
27 Willian Cardoso (BRA) – 6.720
33 Lucas Silveira (BRA) – 5.950
36 Jessé Mendes (ITA) – 5.820
37 Alex Ribeiro (BRA) – 5.770
41 Matheus Navarro (BRA) – 5.370
*55: Jadson André (BRA) – 3.800
70 Alonso Correa (PER) – 2.400
71 Thiago Camarão (BRA) – 2.350
77 Ian Gouveia (BRA) – 2.000
81 Santiago Muniz (ARG) – 1.850
86 Peterson Crisanto (BRA) – 1.600
88 Eduardo Motta (BRA) – 1.550
89 Marco Fernandez (BRA) – 1.500
90 Marco Giorgi (URU) – 1.450
92 Robson Santos (BRA) – 1.150
104 Wesley Leite (BRA) – 850
*111 Samuel Pupo (BRA) – 650
118 Rafael Teixeira (BRA) – 300
118 Ryan Kainalo (BRA) – 300
129 Nicolas Vargas (CHL) – 250