A quinta-feira (16) teve festa portuguesa nas areias da Praia de Itaúna. Yolanda Hopkins venceu a australiana Ellie Harrison, avançou às semifinais do Saquarema Pro 2025 e garantiu lugar na elite da próxima temporada. A quinta-feira (16) na etapa do circuito Challenger Series foi das mulheres, e a WSL realizou os duelos das quartas em ondas de 0,5 metro com séries maiores no pico da Região dos Lagos. A próxima chamada acontece nesta sexta-feira (17), às 6h15 (de Brasília). Três brasileiros seguem vivos na etapa, e um deles já está garantido na semi.
Clique aqui para ver as fotos
Clique aqui para ver o vídeo
A bateria de 35 minutos entre Yolanda e Ellie foi a quarta da fase das oito melhores surfistas e ficou embolada até últimos dez minutos. A portuguesa ficou na frente na primeira parte, mas sofreu a virada aos 12 minutos. Yolanda reassumiu a liderança perto da metade do duelo, mas Ellie ficou precisando de apenas 3.00 pontos.
Yolanda usou a prioridade a dez minutos do fim e, com três ataques de backside na esquerda de Itaúna, abriu vantagem com a nota 6.17 pontos. A diferença aumentou para 5.18, e Ellie quase virou dois minutos depois, quando anotou 4.57 pontos. A australiana ainda entrou em mais duas ondas, porém não chegou perto da virada, e a portuguesa comemorou a vitória e a vaga na elite. Yolanda encara a australiana Sally Fitzgibbons na luta por vaga na decisão.
“Meu Deus, não sei se a sensação de estar qualificada já ‘chegou’ à minha cabeça. Essa bateria era muito importante para mim. Dentro d’água, eu repetia para mim mesma: ‘Eu quero chegar à final, eu quero ganhar a competição. Não posso chegar no CT sem ganhar uma etapa’. Então, esse era meu pensamento hoje. Eu estava muito confiante em relação ao meu surfe, mas as condições eram difíceis. Tive que mudar minha estratégia e tentar me manter calma. Foi muito difícil, eu ainda estou desacreditada com a classificação (risos)”, comemora a emocionada surfista, que enfatiza ainda a importância de sua equipe multidisciplinar fora d’água:
“Eu e meu treinador estamos trabalhando para isso há muito tempo. Não apenas nós dois, mas toda uma equipe que me ajuda e me apoia lá em casa, sem eles nada disso seria possível. Costumo dizer que perdemos como um time e ganhamos como um time. Nada se conquista sozinha, eu faço o meu trabalho na água, mas preciso de direção e apoio fora dela”.
“Quero agradecer a todos os portugueses pelo apoio. Prometo tentar dar o meu melhor no CT e levar a bandeira portuguesa o mais longe possível”, finaliza Yolanda.
Ver essa foto no Instagram
Líder – A quinta-feira começou com a líder do ranking na água. A francesa Tya Zebrowski chegou aos oito minutos finais na liderança e com a prioridade. A surfista do País Basco, Annette Gonzalez Etxabarri, viu uma oportunidade, não foi bloqueada e virou o resultado. Ela buscava 5.73 e colocou 5.83 no placar para sair da água vitoriosa. A adversária de Annette na semi é sua irmã, Janire Gonzalez Etxabarri, que superou a japonesa Mirai Ikeda no segundo confronto das quartas. Tya já está garantida no CT 2026.
Brasil nas finais – O Brasil segue vivo no Saquarema Pro 2025 com três surfistas, todos garantidos nas semifinais. Campeão do Saquarema Pro 2023, Samuel Pupo enfrenta o convidado para o evento, Cauã Costa, na primeira bateria da fase. O vencedor encara quem levar a melhor entre Deivid Silva e o australiano Jordan Lawler.
Do outro lado da chave, um duelo australiano entre Winter Vincent e Oscar Berry. A bateria que finaliza o round conta com o havaiano Eli Hanneman e o japonês Keijiro Nishi.
Previsão das ondas – A previsão indica ondas de 0,5 metro com possíveis séries maiores para os próximos dois dias. Um novo swell chega durante o domingo (19), último dia da janela, porém o vento maral também está previsto.
Saquarema Pro 2025
Quartas de final Masculino
1 Samuel Pupo (BRA) x Cauã Costa (BRA)
2 Deivid Silva (BRA) x Jordan Lawler (AUS)
3 Winter Vincent (AUS) x Oscar Berry (AUS)
4 Eli Hanneman (HAV) x Keijiro Nishi (JAP)
Quartas de final Feminino
1 Annette Gonzalez Etxabarri (ESP) 10.60 x 10.50 Tya Zebrowski (FRA)
2 Janire Gonzalez Etxabarri (ESP) 11.50 x 10.50 Mirai Ikeda (JAP)
3 Sally Fitzgibbons (AUS) 11.34 x 8.00 Arena Rodriguez (PER)
4 Yolanda Hopkins (POR) 10.67 x 10.07 Ellie Harrison (AUS)
Semifinais
1 Annette Gonzalez Etxabarri (ESP) x Janire Gonzalez Etxabarri (ESP)
2 Sally Fitzgibbons (AUS) x Yolanda Hopkins (POR)












