LayBack Pro

Tudo pronto em Floripa

LayBack Pro Praia Mole marca retorno de Florianópolis (SC) ao QS da WSL, com início na próxima quarta-feira (10).

0
Lucas Silveira é um dos convidados da etapa.

Com 176 surfistas de 9 países, o Billabong apresenta LayBack Pro começa na próxima quarta-feira (10) na Praia Mole, em Florianópolis. As etapas do Qualifying Series com status QS 3000 masculino e QS 1000 feminino marcam o retorno de Florianópolis (SC), que há 6 anos não sediava uma competição internacional.

Grandes estrelas do esporte e até da seleção brasileira do CT vão enfrentar jovens promessas na briga pelos primeiros pontos nos rankings regionais da WSL Latin America, que classificarão dez homens e cinco mulheres para o Challenger Series de 2022.

A maioria dos 144 competidores na categoria masculina e das 32 participantes que estrearão juntas na rodada inicial feminina, nunca participou de uma etapa do QS na Praia Mole. Um deles é Yago Dora, o cabeça de chave número 1. Os outros tops do tour que vão competir são Adriano de Souza, Jadson André, Miguel Pupo, Caio Ibelli e Alex Ribeiro.

“Estou muito feliz por essa oportunidade de competir na Praia Mole. Vai ser meu primeiro evento profissional lá e fazem alguns anos desde que rolou o último desse nível aqui em Florianópolis, em 2016”, diz Yago Dora. “A Praia Mole tem um lugar muito especial no meu coração. Minhas primeiras memórias de surfe são na Praia Mole. Foi onde dei meus primeiros passos no esporte, então a expectativa é muito boa e espero que dê boas ondas, para que o evento possa ser um grande show de surfe”.

O catarinense entrou na elite da WSL em 2018 e no CT 2021 fez sua melhor temporada, com o nono lugar no ranking e entre os primeiros nas listas dos recordes do ano.

“Essa temporada foi muito boa, porque consegui realizar meu objetivo principal, que era finalizar no top 10 do ranking”, celebra. “Foi um ano diferente dos outros e eu fui me sentindo mais confortável a cada etapa, conseguindo colocar o nível do meu surfe por completo em algumas baterias. Eu acho isso importante, quando você consegue mostrar tudo o que você sabe dentro dos 30 minutos de uma bateria. Agora é continuar trabalhando e buscar manter essa consistência, para seguir escalando no ranking”.

Yago Dora é cabeça de chave número 1.

Convidados – Seis surfistas que disputaram o CT esse ano e de ex-tops da elite, como Ian Gouveia, Alejo Muniz, Willian Cardoso, Jessé Mendes, Wiggolly Dantas, Michael Rodrigues, Raoni Monteiro e Silvana Lima estão confirmados. A LayBack também escolheu um dos atletas da sua equipe de competição, Lucas Silveira, para se juntar no evento ao havaiano Jackson Dorian e a medalhista olímpica no skate e surfista Sky Brown, da Inglaterra.

O carioca morava em Florianópolis e agora reside em Portugal, onde nesta semana está competindo no QS 5000 das Ilhas Açores, que vai até domingo (7). Nesse ano, ele se filiou na WSL Europe e passou a pontuar no ranking regional europeu, classificatório para o Challenger Series, o novo campo de batalha por vagas para a elite do CT. O LayBack Pro vai abrir os rankings masculino e feminino da WSL Latin America, que classificam dez homens e seis mulheres para o Challenger de 2022.

“A Praia Mole é o lugar onde eu mais surfo quando estou em Floripa e não ia deixar de competir em um evento do meu patrocinador”, afirma Lucas Silveira. “O evento vai ser incrível, com várias atrações como a Layback organiza muito bem. Eu sempre treinei na Praia Mole. No ano passado, da pandemia, fiz muitos treinos lá, com o Yago (Dora), Willian Cardoso, Marco Giorgi, Mateus Herdy, então acho que vai ser bem legal ter um evento da WSL lá e será o meu primeiro QS na Praia Mole também”.

Atrações extras – Além de Lucas Silveira, a LayBack Beer, marca de cerveja criada pelo medalhista olímpico no skate, Pedro Barros, também patrocina os surfistas Miguel Pupo, Ian Gouveia, Thiago Camarão, Laura Raupp, dentre outros. O espírito LayBack nasceu em Floripa e suas vertentes – Casa Dipraia, Surf House, Basement, Pátio, Mirante e Brewpub – se tornaram lugares de compartilhamento e vivência da cultura da marca pelo Brasil, enquanto apoia o skate, o surfe, a arte, a música e o estilo de vida colaborativo.

Esse espírito estará presente nas várias atrações extra-competição programadas para todas as noites do evento. Na quarta-feira, o pico de encontro da galera é na Casa Soulmar Floripa, localizada no Bairro Rio Tavares. Na quinta-feira será no Layback Basement na Praia Mole. Na sexta-feira no John Bull Layback Brew Pub na Lagoa da Conceição, no sábado no The Search House na Barra da Lagoa, e no domingo novamente no John Bull Layback Brew Pub.

Miguel Pupo é um dos tops do Tour no evento.