LayBack Pro

Michael comanda o show

Cearense que mora em Floripa, Michael Rodrigues estreia com as notas 8.50 e 7.80 pontos e bate todos os recordes do Billabong apresenta LayBack Pro na Praia Mole de Florianópolis (SC).

0
Michael Rodrigues faz bonito na Praia Mole.

As ondas subiram nesta sexta-feira (12) e as principais estrelas do Billabong apresenta LayBack Pro deram um show na Praia Mole de Florianópolis. Quem comandou o espetáculo foi o cearense Michael Rodrigues, que há muitos anos mora na Ilha de Santa Catarina e bateu todos os recordes da etapa do WSL Qualifying Series com status QS 3000.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Dos 32 cabeças de chave que estrearam no terceiro dia, 23 avançaram para a quinta fase da competição. Depois, foram definidas as quartas de final do QS 1000 feminino, formando dois duelos entre brasileiras e dois entre peruanas. As eliminatórias prosseguem neste sábado (13) e no domingo (14) serão decididos os títulos do evento, que marca o retorno da Praia Mole e de Florianópolis ao Circuito Mundial da World Surf League.

A última vez que aconteceu uma etapa do WSL Qualifying Series na Praia Mole foi em 2010, enquanto na capital catarinense foi 6 anos atrás, na Praia da Joaquina. E foi na Joaca que Michael Rodrigues conquistou sua única vitória no QS, em 2014. Agora, ele quer repetir o feito na praia onde sempre treina e que conhece muito bem. O cearense já fez parte da elite do CT e está na batalha para retornar ao grupo dos melhores surfistas do mundo.

Michael estreou na 14ª bateria do dia e pegou boas ondas para mostrar todo o potencial do seu surfe na Praia Mole. Ele liderou o confronto desde o início, se consolidando na frente quando conseguiu uma nota 7,17. Depois, destruiu uma direita com uma série de três manobras muito fortes que valeram 8,50. Logo surfou outra boa e recebeu 7,80 para totalizar 16,30 pontos. No minuto final, o saquaremense João Chianca acertou um aéreo para passar em segundo com 13,56, eliminando os catarinenses Matheus Navarro e Thiago Muller.

Michael Rodrigues rasga com estilo e conquista vitória.

“Estou muito feliz em estar em casa, depois de uma perna europeia e da Califórnia bem difícil nas etapas do WSL Challenger Series. Eu busquei me recuperar mentalmente e fisicamente, porque quero ir longe nesse evento”, diz Michael Rodrigues. “Eu não quero ficar dependendo de nota para passar as baterias. Quero surfar melhor do que os outros, mesmo. Esse é o foco. Eu surfo nessa praia todos os dias e estava bem tranquilo na hora de entrar na bateria. Acho que o conhecimento me ajudou para me posicionar bem no mar e pegar as melhores ondas”.

Michael Rodrigues e João Chianca foram dois dos 32 cabeças de chave do evento que estrearam já na quarta fase da competição, iniciada na quarta-feira (10) com 144 surfistas. Além deles, mais 21 passaram pelas suas primeiras baterias nas boas ondas da sexta-feira na Praia Mole. Apenas nove dos 32 que vieram da terceira fase, derrubaram os favoritos. Dos seis titulares da “seleção brasileira” do CT 2021, cinco avançaram. A grande surpresa foi a eliminação do campeão mundial Adriano de Souza, por Lucas Silveira e Franklin Serpa.

O primeiro a se apresentar foi Miguel Pupo, que estreou com vitória no confronto que abriu a sexta-feira de céu nublado em Florianópolis, mas com um bom público enchendo a Praia Mole novamente. Nessa bateria, o também paulista Wesley Leite passou junto com Miguel, barrando os dois últimos campeões mundiais da categoria Pro Junior, Lucas Vicente e Mateus Herdy. Miguel e Herdy são dois dos surfistas que tem apoio da LayBack Beer, principal patrocinadora desta nova etapa do WSL Qualifying Series.

Miguel Pupo abre o dia com vitória.

“Finalmente de volta a Praia Mole, um lugar que eu gosto muito. Acho que aqui disputei meu primeiro ou segundo QS da minha vida e é um lugar muito especial pra mim”, recordou Miguel Pupo. “Fazia 11 anos que não tinha evento aqui e estou feliz por ter passado minha primeira bateria. A gente estava muito carente de eventos no Brasil e a LayBack está de parabéns. Estou me sentindo nos eventos antigos, com mini ramp de skate, praia cheia, então eles trouxeram a essência do surfe de volta com esse evento e espero que continue assim por muitos anos”.

Primeiro destaque – Também no início do dia, o paulista Weslley Dantas chegou perto dos recordes dos primeiros dias do Billabong apresenta LayBack Pro, a nota 8,00 do peruano Miguel Tudela e os 14,57 pontos do paranaense Edson de Prá, registrados na quarta-feira. Weslley acertou os aéreos e surfou até um tubinho na Praia Mole para atingir 14,26 pontos, somando uma nota 7,33 da sua melhor onda. Ele e Renan Pulga estrearam nesta terceira bateria, eliminando o atleta olímpico, Manuel Selman, do Chile.

“O mar está perfeito, tem altas ondas, um pouco liso, parece até com uma praia que sempre surfo em casa (Ubatuba) e estou feliz por ter conseguido mostrar pros juízes a minha qualidade de manobras”, comenta Weslley Dantas. “É a primeira vez que estou competindo na Praia Mole, mas já tinha surfado várias vezes aqui. Eu gosto bastante dessa onda e achei muito irado a iniciativa de fazerem esse campeonato aqui, então vamos lá quebrar tudo”.

Weslley Dantas sobrevoa a Praia Mole.

Surpresa do dia – Nas três baterias seguintes, os cabeças de chave também confirmaram o favoritismo, com Caio Ibelli e Eduardo Motta passando juntos na quarta do dia, Marco Fernandez e o peruano Alonso Correa na quinta e Ian Gouveia e Robson Santos na sexta.

Depois, os surfistas mais experientes surpreenderam os mais jovens. O paulista Hizunomê Bettero ganhou a sétima bateria e o carioca Raoni Monteiro venceu a oitava, superando até o cabeça-de-chave número 1 da competição, Yago Dora. Eles eliminaram uma das atrações do evento, Jackson Dorian, filho do lendário surfista havaiano, Shane Dorian.

“São muitos anos praticando e a gente conhece o caminho, mas não é fácil competir com essa galera. O Yago (Dora) vem de apresentações incríveis no CT e o Jackson Dorian é um moleque da nova geração, como o Fernando Junior. Eles surfam muito, mas estou tentando mostrar o meu nível”, fala Raoni Monteiro. “Eu fico lá em Saquarema surfando todo dia, treinando, com a cabeça boa. Acho que, quando a gente está feliz, a gente surfa leve, sem pressão, sem ter que mostrar mais nada pra ninguém. Estou surfando com alegria e está dando certo”.

Raoni Monteiro surfa com alegria na Praia Mole.

Os 32 classificados na sexta-feira, foram divididos nas oito baterias da quinta fase, que vão abrir o penúltimo dia do Billabong apresenta LayBack Pro em Florianópolis. Na que começa às 8h00 na Praia Mole, estão dois surfistas que disputaram o CT esse ano, Miguel Pupo e Caio Ibelli, contra Leo Casal e Renan Pulga. Outro top da elite está na terceira, Yago Dora. Já o novo recordista absoluto do evento, Michael Rodrigues, entra na sétima com outro local da Praia Mole, José Francisco. E a última promete pegar fogo, com dois tops do CT, Jadson André e Alex Ribeiro, contra dois talentos da nova geração, João Chianca e Samuel Pupo.

Quartas de final – A nova geração brasileira também mostrou sua força na disputa pelas vagas nas quartas de final do QS 1000 feminino, que fecharam a sexta-feira. As estreantes em etapas do WSL Qualifying Series, Isabelle Nalu e Laura Raupp, que é patrocinada pela LayBack, surpreenderam as surfistas bem mais experientes que enfrentaram.

Laura Raupp está nas quartas de final.

Laura Raupp superou a também catarinense Tainá Hinckel, bicampeã sul-americana Pro Junior da WSL Latin America, na briga pela segunda vaga no confronto vencido por Daniella Rosas, que representou o Peru na estreia do surfe nas Olimpíadas esse ano. Já Isabelle Nalu venceu a bateria seguinte, despachando outra atleta olímpica e bicampeã sul-americana profissional, Dominic Barona, do Equador, além da também experiente Marina Rezende.

“Eu fiquei quase um ano sem competir e esse é o meu primeiro QS. Eu já tinha disputado uma etapa do Pro Junior e estou superfeliz por ter me classificado”, diz Isabelle Nalu, filha do famoso big rider, Everaldo “Pato” Teixeira. “É uma experiência incrível pra mim e estou muito feliz por ter passado duas baterias já. Nessa de hoje, eu consegui mostrar mais o meu surfe e as meninas estão quebrando, todas estão surfando muito bem”.

Isabelle Nalu participa de seu primeiro evento QS.

Isabelle Nalu e Laura Raupp vão se enfrentar na batalha pela segunda vaga nas semifinais do Billabong apresenta LayBack Pro. A primeira será disputada pelas peruanas Daniella Rosas e Arena Rodriguez Vargas. Na chave de baixo, também terá um confronto brasileiro, entre Summer Macedo e Sophia Medina na terceira bateria, bem como outro peruano, entre Melanie Giunta e Sol Aguirre, valendo a última vaga para as semifinais.

Atrações extras – A principal patrocinadora do Billabong apresenta LayBack Pro é a LayBack Beer, marca de cerveja criada pelo medalhista olímpico no skate, Pedro Barros, que também patrocina os surfistas Miguel Pupo do CT, Ian Gouveia, Thiago Camarão, a jovem promessa Laura Raupp, entre outros. O espírito LayBack nasceu em Floripa e suas vertentes – Casa Dipraia, Surf House, Basement, Pátio, Mirante e Brewpub – se tornaram lugares de compartilhamento e vivência da cultura da marca pelo Brasil, enquanto apoia o skate, o surfe, a arte, a música e o estilo de vida colaborativo.

Esse espírito está presente nas várias atrações extra-competição programadas para todas as noites do Billabong apresenta LayBack Pro pela Ilha de Santa Catarina. Na quarta-feira, o pico de encontro da galera foi na Casa Soulmar Floripa e na quinta-feira no Layback Basement na Praia Mole. Na sexta-feira é no John Bull Layback Brew Pub na Lagoa da Conceição, no sábado no The Search House na Barra da Lagoa e no domingo novamente no John Bull Layback Brew Pub.

O LayBack Pro apresentado pela Billabong é uma realização da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) com a Agência Esporte Arte (AEA) como co-realizadora e a licenciada pela WSL Latin America para promover uma etapa do WSL Qualifying Series, com patrocínios da Corona e GND Incorporadora e apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, da Fundação Municipal de Esportes, do Hotel Selina Floripa, Associação de Surf da Praia Mole (ASPM) e do site Waves. A competição está sendo transmitida ao vivo pelo WorldSurfLeague.com e pelo aplicativo grátis da WSL.

Billabong apresenta LayBack Pro

Próximas baterias

Quinta fase do QS 3000
3º=17º lugar (600 pts) e 4º=25º lugar (500 pts)

1ª Miguel Pupo (BRA), Caio Ibelli (BRA), Renan Pulga (BRA), Leo Casal (BRA)

2ª Weslley Dantas (BRA), Samuel Igo (BRA), Wesley Leite (BRA), Eduardo Motta (BRA)

3ª Yago Dora (BRA), Alejo Muniz (BRA), Robson Santos (BRA), Marco Fernandez (BRA)

4ª Alonso Correa (PER), Ian Gouveia (BRA), Hizunomê Bettero (BRA), Raoni Monteiro (BRA)

5ª Thiago Camarão (BRA), Lucas Silveira (BRA), Bino Lopes (BRA), Alan Jhones (BRA)

6ª Willian Cardoso (BRA), Victor Bernardo (BRA), Franklin Serpa (BRA), Marcio Farney (BRA)

7ª Michael Rodrigues (BRA), Jessé Mendes (BRA), Krystian Kymerson (BRA), José Francisco (BRA)

8ª Jadson André (BRA), Alex Ribeiro (BRA), João Chianca (BRA), Samuel Pupo (BRA)

Quartas de final do QS 1000
5º lugar com 500 pontos

1ª Daniella Rosas (PER) x Arena Rodriguez Vargas (PER)

2ª Laura Raupp (BRA) x Isabelle Nalu (BRA)

3ª Summer Macedo (BRA) x Sophia Medina (BRA)

4ª Sol Aguirre (PER) x Melanie Giunta (PER)

Resultados da sexta-feira

Quarta fase do QS 3000
3º=33º lugar (200 pts) e 4º=49º lugar (180 pts)

1ª 1-Miguel Pupo (BRA), 2-Wesley Leite (BRA), 3-Lucas Vicente (BRA), 4-Mateus Herdy (BRA)

2ª 1-Leo Casal (BRA), 2-Samuel Igo (BRA), 3-Miguel Tudela (PER), 4-Edgard Groggia (BRA)

3ª 1-Weslley Dantas (BRA), 2-Renan Pulga (BRA), 3-Manuel Selman (CHL), 4-Caio Costa (BRA)

4ª 1-Eduardo Motta (BRA), 2-Caio Ibelli (BRA), 3-Santiago Muniz (ARG), 4-Igor Moraes (BRA)

5ª 1-Marco Fernandez (BRA), 2-Alonso Correa (PER), 3-Ryan Kainalo (BRA), 4-Luan Carvalho (BRA)

6ª 1-Robson Santos (BRA), 2-Ian Gouveia (BRA), 3-Edson de Prá (BRA), 4-Pericles Dimitri (BRA)

7ª 1-Hizunomê Bettero (BRA), 2-Alejo Muniz (BRA), 3-Deyvson Santos (BRA), 4-Marcos Correa (BRA)

8ª 1-Raoni Monteiro (BRA), 2-Yago Dora (BRA), 3-Fernando Junior (BRA), 4-Jackson Dorian (HAV)

9ª 1-Lucas Silveira (BRA), 2-Franklin Serpa (BRA), 3-Luel Felipe (BRA), 4-Adriano de Souza (BRA)

10 1-Alan Jhones (BRA), 2-Willian Cardoso (BRA), 3-Rafael Teixeira (BRA), 4-Artur Silva (BRA)

11 1-Marcio Farney (BRA), 2-Bino Lopes (BRA), 3-Wiggolly Dantas (BRA), 4-Renan Rodrigues (BRA)

12 1-Victor Bernardo (BRA), 2-Thiago Camarão (BRA), 3-Daniel Matos (BRA), 4-Mateus Sena (BRA)

13 1-José Francisco (BRA), 2-Alex Ribeiro (BRA), 3-José Gundesen (ARG), 4-Patrick Plachi (BRA)

14 1-Michael Rodrigues (BRA), 2-João Chianca (BRA), 3-Matheus Navarro (BRA), 4-Thiago Muller (BRA)

15 1-Samuel Pupo (BRA), 2-Jessé Mendes (BRA), 3-Douglas Silva (BRA), 4-Rodrigo Saldanha (BRA)

16 1-Jadson André (BRA), 2-Krystian Kymerson (BRA), 3-Uriel Sposaro (BRA), 4-Giovani Pontes (BRA)

Segunda fase do QS 1000 Feminino
1ª e 2ª=Quartas de Final / 3ª=9º lugar (350 pontos) e 4ª=13º lugar (295 pontos)

1ª 1-Daniella Rosas (PER), 2-Laura Raupp (BRA), 3-Tainá Hinckel (BRA), 4-Yanca Costa (BRA)

2ª 1-Isabelle Nalu (BRA), 2-Arena R. Vargas (PER), 3-Dominic Barona (EQU), 4-Marina Rezende (BRA)

3ª 1-Summer Macedo (BRA), 2-Melanie Giunta (PER), 3-Monik Santos (BRA), 4-Julia dos Santos (BRA)

4ª 1-Sol Aguirre (PER), 2-Sophia Medina (BRA), 3-Karol Ribeiro (BRA), 4-Jessica Fermino (BRA)