Surfest Newcastle Pro

Alejo no gás

Alejo Muniz faz boa estreia no QS 5.000 australiano e avança para a terceira fase com mais dois brasileiros.

0
Alejo Muniz faz boa estreia em Newcastle.

Alejo Muniz foi o grande nome do Brasil no terceiro dia do Surfest Newcastle Pro, etapa do QS de nível 5.000 que acontece em New South Wales, Austrália. O catarinense arrancou duas notas na casa dos sete pontos nas ondas de mais de 1 metro nas séries no pico de Merewether, e garantiu vaga na terceira fase da prova.

Clique aqui para ver mais fotos

Alejo foi um dos cinco brasileiros que competiram nas seis baterias iniciais da segunda fase do evento masculino nesta quarta-feira. Outros que avançaram foram Marcos Correa, que passou em segundo, atrás do australiano da elite Julian Wilson, autor de uma nota excelente (8.10) na melhor apresentação do duelo, e Alex Ribeiro, que venceu o quinto confronto do round tendo como melhor nota 7.00 pontos.

“Eu participo do Surfest há 16 anos”, disse Julian. “É um evento muito especial e tem uma história rica – houve tantos momentos icônicos nesse evento, então estou realmente feliz por estar de volta e envolvido. Estou realmente curtindo acordar na minha cama e depois descer aqui e surfar uma bateria. O nível de surfe aqui é alto, por isso é uma ótima maneira de voltar ao ritmo e parece que teremos ondas a semana toda, o que é incrível”, finalizou o australiano.

Julian Wilson vence a primeira bateria da segunda fase.

As baixas brasileiras no dia foram Willian Cardoso e Luel Felipe. Ainda vão competir pela fase os brazucas Victor Bernardo, Samuel Pupo, Weslley Dantas, Adriano de Souza, Michael Rodrigues, Jadson André, Lucas Vicente, Ian Gouveia, Krystian Kymerson, Tomas Hermes, Lucas Silveira, Jesse Mendes, Marco Fernandez e João Chianca.

Melhor do dia – Quem deu espetáculo nesta quarta-feira no Surfest Newcastle Pro foi Timothee Bisso. O francês conquistou as duas maiores notas do dia (8.93 e 8.33) e venceu com o maior somatório da quarta-feira (17.26).

Feminino – O terceiro dia do QS 5.000 de Newcastle começou com as meninas. Foram realizadas as quatro últimas baterias da segunda fase e todas as 12 da terceira, e as brasileiras Silvana Lima e Anne dos Santos foram eliminadas.

Anne, que tinha vencido na estreia, não conseguiu imprimir um bom ritmo na segunda fase e se despediu do evento. Silvana estreou no terceiro round e também não avançou ao terminar em terceiro, atrás da havaiana Gabriela Bryan (1ª), uma das destaques do dia com uma nota 8.50 no round 2, e da australiana Bronte Macaulay (2ª).

Gabriela Bryan elimina a brasileira Silvana Lima.

Destaque feminino – A sul-africana Zoe Steyn e a australiana Philippa Anderson foram as melhores surfistas do evento feminino no dia. Zoe foi a autora do maior somatório da quarta-feira (15.67) e Philippa fez 8.90 na melhor apresentação delas.

“No ano passado fui derrotada na primeira bateria, por isso estou muito feliz por ter avançado”, disse Philippa. “As ondas não estão ótimas, mas tem algumas boas e todos têm oportunidades. É uma loucura que esse evento já aconteça há 35 anos. Lembro de ter vindo no Surfest quando ainda era criança, e quatro anos depois participei dele. Isso foi há muito tempo, então continuar acontecendo é incrível. Adoraria me sair bem, mas vai ser difícil, pois o nível de surfe está muito alto”.

Philippa Anderson arranca a maior nota entre as meninas.

Próxima chamada – A próxima chamada para o QS 5.000 Surfest Newcastle Pro acontece nesta quarta-feira, às 17h (de Brasília).