BC Surf Festival

Definidos campeões brasileiros

0

O BC Surf Festival 2023 conheceu os campeões brasileiros das categorias Surf e SUP Surf na última sexta-feira de disputas na praia Central, Balneário Camboriú (SC). A SUP Race também estreou na competição com duas baterias das categorias Masculina e Feminina.

As condições do mar se mantiveram boas como nos primeiros dias, com as ondas chegando a 1 metro nas séries.

O cronograma começou com as semifinais das categorias Grand Kahuna e Legends pendentes do dia anterior, para fechar as cinco finais do surf nesta segunda etapa do circuito, que teve sua abertura no estado de Sergipe no último mês de agosto.

Roni Ronaldo (SC) venceu a primeira semifinal e iniciou a arrancada para o título brasileiro da Grand Kahuna desta temporada, com Fábio Gouveia na segunda colocação, ambos classificados para a final.

Na bateria seguinte, o catarinense Steward Dean fez a maior média das semifinais somando 9.96 pontos em suas duas ondas. Ele avançou em primeiro, superando o ídolo Jojó de Olivença(SP), segundo na bateria.

Semifinais da Legends (acima de 55 anos)

A primeira semi Legends teve a vitória de Jojó de Olivença (SP), com o catarinense Rubens Farias se classificando na segunda posição, após ele achar uma esquerda que valeu 4.80 pontos em sua segunda tentativa.

O então vice-líder do ranking Sérgio Noronha (RJ) ficou mais perto do título brasileiro ao vencer a outra semifinal. Na segunda colocação ficou o pernambucano Cláudio Marroquim, mais um grande nome do surfe brasileiro dos anos 80 presentes ao evento. Ambos se credenciaram para a grande final Legends.

SUP Surf Masculino Pro em ação

O segundo round do SUP Surf Masculino Pro definiu os semifinalistas da modalidade em duas baterias de alto nível. Welington Reis e o campeão brasileiro de 2021 Leonardo Gimenes se classificaram bem para a final, superando um dos favoritos ao título, o também paulista Luiz Diniz. O jovem baiano Pedro Veiga terminou em quarto.

Na disputa seguinte, o santista Alex Salazar, filho do legend Picuruta Salazar, teve um confronto acirrado com o local Adriano Trinca Ferro pela primeira posição na bateria. Melhor para Salazar, que marcou 10.40 contra 9.77 de Trinca Ferro, segundo colocado. Não deu para o paulista Carlos Bahia (3º) e o capixaba Bruno Medeiros (4º).

Semifinais SUP Surf Masculino Pro

As semifinais foram no sistema homem a homem (bateria com apenas dois atletas), e o local de Balneário Camboriú Adriano Trinca Ferro colocou o nome da cidade na final de sua categoria. Ele derrotou o paulista Wellington Reis pelo placar de 11.77 contra 9.37 pontos.

Na segunda semi, os paulistas Alex Salazar e Leonardo Gimenes travaram um duelo sensacional pela vaga na decisão. Ambos elevaram o nível da competição, se alternando na liderança da disputa.

A cinco minutos do fim, Gimenes fez 5.83 em sua melhor nota e deixou Alex Salazar precisando de 5.90 para a virada que não veio. Estava formada assim a final da SUP Surf Masculino Pro entre Adriano Trinca Ferro(SC) e Leonardo Gimenes(SP).

SUP Surf Feminino Pro – Semifinais

As paulistas Aline Adisaka e Kaylane Souza tiveram uma disputa equilibrada pela vaga na grande final na Sup Surf Feminino Pro, com Kaylane vencendo a bateria pelo placar de 7.26 contra 6.03 de Adisaka.

Na sequência, foi a vez da ubatubense Gabi Sztamfater fazer a melhor soma desta fase (9.06) para avançar à final, e ficar mais perto do título brasileiro. Ela derrotou a cearense Kilvia Cardoso, que terminou a prova na terceira colocação empatada com Aline Adisaka(SP).

SUP Surf Master – Semifinais

A categoria SUP Surf Master foi a última a conhecer seus finalistas. Adriano Trinka Ferro (SC) partiu para sua segunda final na etapa ao derrotar os paulistas Michel Bastos (2º) e Luk Luciano (3º) na primeira semifinal.

Em seguida, o catarinense Carlos Veloso também se qualificou para a decisão ao vencer a segunda semifinal junto com o paulista Luciano Alemão (2º), desclassificando o catarinense Maicon Rosa (3º) e o paulista Ricardo Casselhas (4º).

Finais do BC Surf Festival 2023

A primeira final realizada deste terceiro dia foi a bateria na SUP Surf Sub-18. O baiano Pedro Veiga dominou as ações na final de 20 minutos contra o catarinense João Neumann e ficou com o título da etapa pelo placar final de 8.87 a 4.67 pontos para o baiano. De quebra, ele conquistou o título brasileiro SUP Surf Sub-18.

A segunda final do dia veio com a SUP Surf Master, onde o local Adriano Trinca Ferro fez a festa da torcida local na conquista do título da etapa e do circuito deste ano.

“É muito especial vencer em casa um evento dessa grandiosidade, ainda mais representando Balneário Camboriú diante da torcida num circuito que está cada vez mais forte. Foi um ano positivo pra mim e só tenho a agradecer” disse o campeão.

Em segundo ficou o paulista Michel Bastos, com o catarinense Carlos Veloso em terceiro e Leandro Alemão em quarto lugar.

As atletas do SUP Surf Feminino Pro se enfrentaram com Gabi Sztamfater (SP) dominando sua conterrânea Kaylane Souza na final e ficando com o título da etapa e do circuito deste ano.

A final do SUP Surf Masculino Pro teve um ingrediente a mais na disputa entre o local Adriano Trinca Ferro contra o paulista Leonardo Gimenes. Ambos chegaram empatados nesta etapa decisiva e quem vencesse a bateria ficaria com o título nacional.

Melhor para Gimenes que forçou nas batidas, rasgadas e snaps de frontside para somar 13.50 pontos (7.0 e 6.50) e se consagrar bicampeão brasileiro de sua categoria, repetindo o feito alcançado em 2021. “Estava bem tranquilo em relação a pressão. Foi legal porque eu e o Trinca disputamos o título na ultima bateria do ano, e acabou dando certo para mim”, disse Gimenes.

Finais do surf no BC Surf Festival 2023

A primeira das cinco finais do surfe começou com a categoria Legends (acima de 55 anos). O bicampeão brasileiro de surf dos anos 90 Jojó de Olivença (SP) mostrou seu tradicional surfe de backside com manobras encaixadas para conquistar o título da etapa, em um grande confronto contra o carioca Sérgio Noronha, outra lenda do surfe brasileiro.

Mesmo com a melhor nota na final (5.50), Noronha não conseguiu virar o resultado e ficou em segundo lugar na competição, o suficiente para lhe dar o título brasileiro de 2023. Cláudio Marroquim (PE) e Rubens Farias (SC) terminaram na terceira e quarta colocações respectivamente.

A segunda final a entrar na água foi a categoria Grand Kahuna (acima de 50 anos). Fábio Gouveia mostrou estar se recuperando bem da cirurgia feita no quadril há alguns meses, e sagrou-se campeão da etapa. Ele exibiu seu tradicional estilo polido que deu tantas glórias ao surfe brasileiro no passado para marcar a melhor nota da decisão (6.27).

“Antes do evento pensei até em passar a minha inscrição pra frente, pois estava desmotivado sem poder treinar corretamente devido às dores no quadril. Na final me concentrei bem, fazendo uma estratégia melhor do que na semifinal e as ondas vieram no local que eu havia observado antes de entrar na água. Estão todos de parabéns por esse circuito alucinante”, disse Fabinho com mais um grande título em sua carreira vitoriosa no surf.

Roni Ronaldo (SC) terminou em segundo e com esse resultado se tornou campeão brasileiro Grand Kahuna 2023, com Jojó de Olivença, baiano radicado no Guarujá (SP) há muitos anos em terceiro e o catarinense Steward Dean na quarta posição.

A decisão da Kahuna (acima de 45 anos) foi mais um show de surf na praia Central de Balneário Camboriú entre Junior Rocha (RN), Márcio Veiga (PR), Adriano Lemos (SC) e Jerônimo Bonfim (BA).

Com as duas melhores ondas da final (6.70 e 5.73) e um frontside mortal para a esquerda desde o início do evento, Junior Rocha (RN) saiu de Balneário Camboriú (SC) com o título da etapa e do circuito.

O paranaense Márcio Veiga chegou junto, mas não conseguiu a virada, ficando na segunda colocação. Adriano Lemos (SC) e Jerônimo Bonfim (BA) fecharam a grande final na terceira e quarta posições.

O baiano Flávio Morais fechou a temporada com um aproveitamento de 100% no circuito, após conquistar sua segunda vitória no ano em Santa Catarina. Ele já havia vencido a etapa de abertura em Sergipe, e ratificou o título nacional da Grand Master ficando novamente em primeiro.

“Esse é meu primeiro título nacional como Grand Master. Só tenho a agradecer a Deus que me ajudou muito por tudo que passei nos últimos anos. Devo esse título a Ele”, disse Morais.

Márcio Farney (SC) não deu mole e fez frente na decisão, mas acabou em segundo lugar com Diego Rosa (SC) em terceiro e Fellipe Ximenes (SC) na quarta colocação.

A última final do evento foi a categoria Master (acima de 35 anos). O paranaense Jihad Khodr dominou do início ao fim a disputa e colocou seus oponentes em combinação de notas após surfar duas direitas fortes na bateria.

Ele marcou 8.17 e 7.83 em suas duas melhores ondas para festejar mais um título em sua carreira. “Não estou competindo mais em eventos com propósitos de ranking, ou classificação para algo. Estou escolhendo os campeonatos que participo, e como Balneário é perto de Matinhos (PR), não poderia deixar de vir prestigiar um evento desse porte, uma verdadeira celebração da história do surfe brasileiro”, disse o campeão Jihad Khodr.

Completaram esta final o também paranaense de Matinhos (PR) Péricles Dimitri, um dos destaques do evento desde a primeira fase. Ele terminou em segundo lugar na final e empatou na pontuação geral com o cearense Itim Silva. O título só foi confirmado pelo critério de desempate a favor de Péricles Dimitri, novo campeão brasileiro Master 2023.

O catarinense Diego Rosa fez uma grande campanha e terminou em terceiro na etapa, com o cearense Itim Silva na quarta posição.

Premiação

Os campeões das categorias Master, Grand Master, Kahuna, Grand Kahuna e Legends receberam R$ 5 mil e 1.000 pontos no ranking pelos títulos. Os vices-campeões ganharam R$ 4 mil e 860 pontos, com os terceiros colocados embolsando R$ 3 mil e 730 pontos e os quartos lugares ficando com R$ 2 mil e 670 pontos.

Os campeões da SUP Surf Masculino e Feminino Pro ganharam R$ 7 mil de premiação e 1.000 pontos no ranking pelos títulos. Os vice-campeões receberam R$ 4.5 mil e 860 pontos. Os terceiros colocados levaram R$ 2.5 mil e 730 pontos.

As categorias SUP Surf Master e Sub-18 receberam medalhas e pontos para a formação dos rankings para a próxima temporada.

SUP Race Masculino e Feminino na praia Central

Após as finais do Surf e do SUP Surf, foi disputada a modalidade SUP Race Técnico com as categorias Masculina e Feminina. O percurso da prova foi estipulado pela organização, que demarcou a área de competição com boias, formando um circuito de remada com 1.7 Km de extensão aproximadamente.

O homens foram os primeiros a entrarem na água, com 14 remadores largando da praia para o desafio de darem três voltas no circuito com tempo cronometrado. Quem chegasse primeiro vencia a prova.

Liderando a bateria do início ao fim, a vitória foi de Eri Tenório, com o tempo geral das três voltas totalizando 35:13 segundos. Em segundo chegou Guilherme dos Reis (36:31) e em terceiro Luiz Guida (37:54).

Entre as mulheres, a campeã Pan-americana de 2019 Lena Ribeiro (RJ) foi a melhor entre as sete remadoras e venceu essa primeira etapa com tempo de 42:44 minutos. A segunda colocada foi a Moah cravando 43:30 minutos, e a Paula Oliveira na terceira colocação (46:06 minutos).

A prova ainda não acabou. Nesse sábado, último dia de competição no BC Surf Festival 2023, acontecerá a segunda etapa do SUP Race, com a remada longa num circuito de 10 km para os atletas profissionais e 5 km para os amadores. Todos largarão juntos da areia, na competição que terá início às 8 horas da manhã.

Os campeões desta etapa sairão neste sábado, lembrando que a competição é válida pela segunda etapa do circuito deste ano. A etapa decisiva do SUP Race acontecerá na segunda quinzena de dezembro, e definirá os campeões nacionais dessa modalidade.

O BC Surf Festival 2023 tem patrocínioda Prefeitura de Balneário Camboriú e Fundação Municipal de Balneário Camboriú. Apoio: Oceano Surfwear, Matuto Restaurante, CCS Telecom, Clube Candeias, Fu-Wax, Surfland Brasil, Ambiens, Carbon OK, Nicky Ooh, Emasa, MB e D’Vicz. Homologação: Fecasurf.

Resultados do BC Surf Festival 2023

Master (acima de 35 anos)

1 Jihad Khodr (PR)

2 Péricles Dimitri (PR)

3 Diego Rosa (SC)

4 Itim Silva (CE)

Grand Master (acima de 40 anos)

1 Flávio Morais (RJ)

2 Márcio Farney (SC)

3 Diego Rosa (SC)

4 Fellipe Ximenes (SC)

Kahuna (acima de 45 anos)

1 Junior Rocha (RN)

2 Márcio Veiga (PR)

3 Adriano Lemos (SC)

4 Jerônimo Bonfim (BA)

Grand Kahuna (acima de 50 anos)

1 Fábio Gouveia (PB)

2 Roni Ronaldo (SC)

3 Jojó de Olivença (SP)

4 Steward Dean (SC)

Legends (acima de 55 anos)

1 Jojó de Olivença (SP)

2 Sérgio Noronha (RJ)

3 Cláudio Marroquin (PE)

4 Rubens Farias (SC)

SUP Surf Masculino Pro

1 Leonardo Gimenes (SP)

2 Adriano Trinca Ferro (SC)

3 Wellington Reis (SP)

3 Alex Salazar (SP)

SUP Surf Feminino

1 Gabi Sztamfater (SP)

2 Kaylane Souza (SP)

3 Aline Adsaka (SP)

3 Kilvia Cardoso (CE)

SUP Master

1 Adriano Trinca Ferro (SC)

2 Michel Bastos (SP)

3 Carlos Veloso (SC)

4 Leandro Alemão (SP)

SUP Masculino Sub 18

1 Pedro Veiga (BA)

2 João Neumann (SC)

Campeões Brasileiros 2023

Master: Pericles Dimitri (PR)

Gran Master: Flávio Morais (RJ)

Kahuna: Junior Rocha (RN)

Gran Kahuna: Roni Ronaldo (SC)

Legends: Sérgio Noronha (RJ)

SUP Surf Masculino Pro: Leonardo Gimenes (SP)

SUP Surf Feminino Pro: Gabi Sztamfater (SP)

SUP Surf Master: Adriano Trinca Ferro (SC)

SUP Surf Sub-18: Pedro Veiga (BA)