Itacoatiara Big Wave

Janela aberta em Niterói

Competição premia maiores ondas surfadas em Itacoatiara (RJ) entre 17 de julho e 30 de setembro.

0

O Itacoatiara Big Wave (IBW) 2021 é uma competição de surfe de ondas grandes na remada na Praia de Itacoatiara (RJ). Em razão da pandemia e da impossibilidade de se realizar eventos presenciais que podem gerar aglomerações, o evento terá um formato digital que é inédito no Brasil para competições de ondas grandes.

Durante a janela de competição, que ocorre entre os dias 17 de julho a 30 de setembro de 2021, os atletas irão surfar ondas na remada e registrá-las em vídeo.

As melhores ondas serão inscritas e após o encerramento da janela elas serão julgadas por uma comissão de arbitragem profissional utilizando os critérios adotados pela liga mundial para o surfe de ondas grandes. Os resultados serão divulgados no mês de outubro.

A competição é aberta a surfistas brasileiros e estrangeiros, homens e mulheres. Ao todo serão distribuídos R$ 50 mil em prêmios divididos entre atletas e cinegrafistas.

A competição ocorre durante o inverno, estação em que, tradicionalmente Itacoatiara recebe grandes ondulações.

Itacoatiara oferece uma das ondas mais pesadas do Brasil.

Itacoatiara tem se consolidado nos últimos anos como praia de referência no surfe de ondas grandes no Brasil. Atrai atletas da elite da modalidade no Brasil. Na edição 2021 do evento, a expectativa é de participação de um grande número de atletas em função da premiação oferecida e pelo fato da competição ser aberta a qualquer atleta.

A competição segue as normas estabelecidas pelo Decreto Municipal no 14.047/2021, em especial o horário de liberação de Itacoatiara entre 6 e 10 horas. Adicionalmente, os atletas deverão realizar testes para Covid-19 caso pretendam participar da competição. Os detalhes sobre esse procedimento estarão informados no protocolo sanitário do evento.

O evento terá cobertura no Instagram no perfil @itacoatiarabigwave, e também no portal Waves.

O campeonato tem o patrocínio da Enel Distribuição Rio sendo apresentado pela Secretaria de Esportes e Lazer de Niterói. Apoio: Arenque Surfboards, IBMR Centro Universitário, Organics e E.Vianna Personal.

Foto de capa Ronald Lima