CT na Austrália

WSL prepara quarentena

WSL planeja voo fretado e quarentena obrigatória para os eventos do Championship Tour na Austrália.

0
De acordo com o calendário, próxima parada do Championship Tour é entre os dias 1 e 11 de abril em Bells Beach.

No dia 6 de março, um voo fretado pela WSL em Los Angeles (EUA) pretende levar os Tops da elite mundial, seus treinadores e parte do staff da entidade para a Austrália, onde acontecem os próximos eventos do Championship Tour. A informação é do site Stab.

De acordo com a notícia, a WSL também pode adicionar um quarto evento ao calendário australiano, possivelmente em Wollongong, ao sul de Sydney. No entanto, no site da WSL tudo permanece na mesma ordem: Bells Beach, de 1 a 11 de abril, Margaret River, 16 a 26 de abril, e Gold Coast, de 3 a 13 de maio.

Apesar da proibição geral da entrada de estrangeiros na Austrália devido à pandemia de Covid-19, WSL e governo local discutem os detalhes para colocar os atletas em quarentena obrigatória por 14 dias na chegada ao país. Eles iriam para um hotel determinado pelas autoridades australianas, segundo fontes anônimas ouvidas pela Stab.

Mas a tarefa não será tão simples e o exemplo pode vir do tênis. No dia 16 de janeiro, um grupo de jogadores que disputaria o Aberto da Austrália precisou ficar confinado depois que três pessoas que estavam em dois voos fretados para Melbourne testaram positivo. No total, dez pessoas associadas ao Grand Slam, incluindo quatro tenistas, testou positivo para o vírus.

Os custos também poderiam ser um problema. No tênis, foram gastos cerca de 40 milhões de dólares australianos (cerca de R$ 165 milhões) para transportar mais de 1.200 jogadores, técnicos e autoridades em 17 voos fretados para o primeiro Grand Slam do ano. No caso do surfe, apesar da proporção bem menor, WSL e atletas ainda não teriam um consenso sobre quem arcará com os custos.

Representante dos atletas, Adrian Buchan também estaria buscando novos locais para realizar eventos onde o coronavírus não esteja explodindo, citando a Nova Zelândia e as ilhas do Pacífico como exemplo. Vale lembrar que o evento de Sunset, no Havaí, já foi cancelado neste mês de janeiro por causa da pandemia, e o de Santa Cruz, Califórnia (EUA), adiado por tempo indeterminado.

Um fato positivo é que a Austrália tem sido um dos países que melhor conduziu a pandemia de coronavírus. Até esta quarta-feira (27), foram registrados cerca de 28 mil casos da doença, com menos de mil mortes. Já o Championship Tour 2021 deu a largada no último mês de dezembro com a vitória de John John Florence em Pipeline.