CT na Austrália

WSL tenta Lennox

WSL conversa com autoridades de Lennox Head para adicionar point break australiano ao calendário da elite mundial; conselho veta proposta e cita "risco inaceitável" de um surto de Covid-19 na comunidade local.

0
Point break Lennox Head oferece linhas perfeitas em New South Wales.Arquivo Waves
Point break Lennox Head oferece linhas perfeitas em New South Wales.

O Championship Tour vai desembarcar na Austrália no mês de abril e, enquanto organiza uma quarentena obrigatória aos atletas, a World Surf League também tenta adicionar mais eventos ao calendário da elite mundial no país.

Bells Beach, Margaret River e Gold Coast são os locais já confirmados pela entidade, mas, de acordo com reportagem da revista Tracks, a WSL iniciou conversas com as autoridades de Lennox Head, em New South Wales, para tentar realizar um quarto evento nesta perna australiana.

Rumores iniciais no último mês de janeiro indicavam que esse quarto campeonato poderia acontecer em Wollongong, ao sul de Sydney, mas nada foi confirmado. Representante dos atletas, Adrian Buchan seria o responsável por buscar novos locais para realizar eventos onde o coronavírus não esteja em alta.

De acordo com a Tracks, a WSL aguardava para esta semana um posicionamento dos representantes locais para promover o evento no feriado de Páscoa no point break de Lennox. Isso também forçaria uma mudança de data da disputa em Bells Beach, marcada para os dias 1º a 11 de abril.

“Após o cancelamento / adiamento dos eventos do Tour em Sunset Beach e Steamer Lane, e o misterioso desaparecimento de G-Land do calendário, isso parece uma tentativa da WSL de salvar sua temporada de 2021 realizando o máximo de eventos possíveis na Austrália para coroar um legítimo campeão mundial ao final do ano”, diz a reportagem.

WSL prepara quarentena obrigatória aos atletas na chegada à Austrália.

Conselho rejeita proposta Em reunião extraordinária nesta quarta-feira (3), o conselho de moradores de Ballina rejeitou a proposta da World Surf League para realizar uma de suas quatro competições em Lennox Head. As informações são do site Stab.

Dezenas de moradores foram à porta do Ballina Shire Council protestar contra a ideia e aplaudiram quando o conselho revelou a decisão de rejeitar a oferta da WSL, citando o “risco inaceitável” de um surto de Covid-19 na comunidade local de Lennox Head.

No ano passado, depois de cancelar todos os campeonatos por causa da pandemia de Covid-19, a WSL retomou as atividades com dois eventos especiais na Austrália, um em Tweed Heads, também em New South Wales, e outro em South Straddie, na Gold Coast, Queensland. A disputa reuniu apenas surfistas da Austrália e foi fechada ao público.

Em 2021, apesar da proibição geral da entrada de estrangeiros na Austrália devido à pandemia de Covid-19, WSL e governo local discutem os detalhes para colocar os atletas em quarentena obrigatória por 14 dias na chegada ao país.

Assim que desembarcarem em território australiano, todos serão submetidos a testes de Covid-19 e depois encaminhados para um hotel designado pelo governo australiano, onde não poderão sair do quarto pelo período estabelecido.

Notícia atualizada às 8:47 horas (de Brasília).