Tahiti Pro

Quatro brasileiros nas quartas

Yago Dora, Caio Ibelli, Miguel Pupo e Tatiana Weston-Webb lutam pelos títulos do Tahiti Pro nesta sexta-feira (19) em Teahupoo. Chamada acontece às 13h45 (de Brasília).

0
Caio Ibelli faz boas apresentações e garante vaga nas quartas de final.

A quinta-feira (18) teve muita ação no Tahiti Pro. O dia foi todo dedicado às disputas masculinas, e as quartas de final foram definidas. Yago Dora, Caio Ibelli, Miguel Pupo e Tatiana Weston-Webb seguem vivos na briga pelos títulos da competição. O dia também fechou a lista dos cinco homens classificados para o WSL Finals. Filipe Toledo irá como líder do ranking e Italo Ferreira também garantiu seu lugar na competição.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

O Tahiti Pro pode terminar nesta sexta-feira (19). A próxima chamada acontece às 13h45 (de Brasília). Nesta quinta-feira foram realizadas 21 baterias em ondas com excelente formação, que chegaram a 3 metros em Teahupoo. As últimas cinco disputas da primeira fase tiveram 35 minutos de duração. As outras 16 aconteceram no formato de baterias simultâneas, com cada duelo tendo 46 minutos.

Teahupoo durante o Tahiti Pro.

Eliminados, mas com motivos para comemorar – Os dois brasileiros que chegaram ao Taiti entre os cinco melhores do ranking, Filipe Toledo e Italo Ferreira, foram eliminados na repescagem. O líder do ranking, Filipe, fez uma estreia fraca em Teahupoo. Ele só surfou uma onda e foi presa fácil para o norte-americano Kelly Slater, que venceu o duelo. O australiano Nathan Hedge (2º) foi pra repescagem junto com o brasileiro e os dois se enfrentaram na fase.

O segundo encontro entre Filipe e Nathan no Tahiti Pro 2022 aconteceu na primeira bateria eliminatória. Dessa vez o brasileiro pegou algumas ondas, mas caiu para o australiano que chegou a anotar 9.43 pontos com um tubo profundo.

“Independente do lugar, é sempre perigoso enfrentar os wildcards (convidados), porque eles surfam sem qualquer pressão”, destacou Filipe. “Eu tive uma bateria difícil na primeira fase, não consegui me posicionar bem no mar. Mas nessa agora peguei duas ondas bem boas, só que ele (Nathan) achou aquele tubo mais longo, aí o mar deu uma parada nas ondas e não consegui outra. Mas, tá tranquilo e vou fazer o meu melhor lá em Trestles. É a minha casa, estou me sentindo bem, com ótimas pranchas, conheço bem a onda e me sinto confiante e animado para competir lá”.

Com a derrota Filipe corria o risco de perder a primeira posição no ranking. O segundo colocado, Jack Robinson, estreou no evento na quarta-feira (17) dando show. Ele precisava chegar na final do Tahiti Pro para tomar o lugar do brazuca, porém também sofreu com o convidado Nathan Hedge.

Filipe Toledo chega como líder no WSL Finals.

Jack apresentou sua incrível habilidade nos tubos durante grande parte do quinto confronto das oitavas de final. Ele marcou as notas 9.10 e 8.50 pontos e tinha grande vantagem no placar, porém quando restavam nove minutos o adversário mudou o roteiro da bateria.

Naquela altura Nathan precisava de duas ondas para reverter o placar. Então o convidado para a etapa usou a prioridade, dropou um pouco atrasado, no buraco. Uma baforada explodiu e ele desapareceu, para só surgir perto do canal, depois de um tubo quadrado. A nota foi 9.87 pontos. Com isso ele passou a precisar de 7.73 para vencer.

Na sequência Jack usou a prioridade e não trocou de nota. Quando restavam cinco minutos para o fim, Nathan entrou em ação. Ele pegou uma esquerda, completou outro canudo e assumiu a liderança com a nota 8.43 pontos. Jack ainda tentou reverter o resultado no final, mas não conseguiu e foi eliminado. Com isso Filipe vai para o WSL Finals como primeiro colocado no ranking, e Jack como segundo.

Duelo entre amigos – Filipe chegou ao Taiti já classificado para o WSL Finals, mas Italo Ferreira precisava de bom resultado. Ele estava em quarto lugar no ranking e, assim como Filipe, se despediu da etapa de forma precoce.

Italo perdeu numa bateria de quatro notas no critério excelente. O duelo contra Jadson André foi o quinto da repescagem. Jadson fez dois tubos sem destaque logo no início do confronto (3.83 e 3.17).

A primeira onda marcante de Italo foi surfada aos 13 minutos, quando ele tinha a prioridade. O campeão mundial de 2019 fez a curva na base já dentro do barrel, passeou pelo canudo por um tempo e saiu. A nota foi 8.60 pontos.

Italo Ferreira perde dura batalha contra o amigo Jadson André.

Naquele momento as disputas eram realizadas em baterias simultâneas, e as baterias tinham 46 minutos de duração no total. Aos 21 Italo pegou outro tubo, menos expressivo que o anterior, e anotou 6.83 pontos. Jadson passou a necessitar de 15.43 para vencer.

Por volta dos 26 minutos os dois surfaram e marcaram a mesma nota, 8 pontos. Jadson passou a precisar de 8.61 para vencer. A virada aconteceu quando restavam dez minutos para o fim. Ele usou a prioridade, fez um excelente canudo, conquistou 9.00 e assumiu a liderança.

Quanto a nota foi divulgada Italo ainda tinha sete minutos para marcar 6.40 pontos e vencer, porém ele não teve oportunidades e foi eliminado. A vitória de Jadson foi pelo placar de 17.00 a 16.60 pontos.

“É um dos momentos mais estranhos da minha vida. Caramba, tem 24 pessoas no evento e eu preciso competir contra meu irmão? É uma situação bem difícil. A gente sabe que faz parte da competição, mas não estou me sentindo bem nesse momento”, lamentou Jadson. “Todos nós sabemos que essa bateria era importante para ele (Italo) na luta pelos top-5. Mas, todos nós temos metas e sempre foi meu sonho ganhar esse evento. Todo mundo sabe quanto amor eu tenho por esse lugar. Eu já tive uma bateria excelente aqui em 2019 e agora de novo, só que contra o Italo. Preciso de alguns minutos sozinho, para refletir e aceitar que estamos aqui para vencer”.

Com a derrota de Italo, o australiano Ethan Ewing garantiu lugar na etapa que define os campeões mundiais da temporada. Para se classificar, Italo precisava que o norte-americano Griffin Colapinto não chegasse nas quartas e que o japonês Kanoa Igarashi não seguisse no evento até a semifinal.

Yago vence e garante vaga de Italo – Griffin competiu nas oitavas de final contra Yago Dora. O norte-americano marcou uma nota 9.00 pontos aos 19 minutos. O brasileiro, que surfou de capacete na bateria, conquistou 6.67 no minuto seguinte e ficou precisando de 7.34 para vencer.

Yago tentou a virada quando restavam dez minutos, mas os 5.10 pontos não mudaram sua situação no confronto. Cinco minutos depois Griffin deixou uma onda passar e Yago aproveitou a chance. O brasileiro marcou 8.27 e pulou para o primeiro lugar.

Griffin ficou no pico com a prioridade, e dropou uma esquerda quando restavam nove segundos para o fim. Ele fez um tubo grosso, mas curto. O norte-americano precisava de 5.94 pontos e conquistou 5.63. O próximo adversário de Yago é Kelly Slater.

O resultado beneficiou Italo Ferreira, que escreveu o nome no WSL Finals. Jà Griffin passou a torcer contra Kanoa, que poderia ultrapassá-lo no ranking caso vencesse Jadson André nas oitavas.

Yago Dora está nas quartas de final.

Kanoa também no WSL Finals – Kanoa chegou ao Taiti em sexto lugar no ranking, e tinha a chance de ficar com a última vaga no WSL Finals na sétima bateria das oitavas.

Jadson estava bem no confronto, com as notas 7.67 e 5.73 pontos. Kanoa chegou na parte final do confronto na necessidade de 7.41 para vencer. Ele teve sangue frio e esperou uma série, que apareceu quando restavam dois minutos. O japonês fez um bom drope e surfou um tubo longo e profundo. Com a performance Kanoa conquistou 9.70, uma vaga nas quartas de final e um lugar no WSL Finals.

Caio e Miguel – Além de Yago, o Brasil também tem Caio Ibelli e Miguel Pupo nas quartas de final do Tahiti Pro. Os dois estrearam no evento nesta quinta-feira.

Caio surfou confiante na primeira fase, pegou um tubo grosso, marcou uma nota 9.67 pontos e avançou com vitória. A atuação aconteceu logo no início da sexta disputa. O brasileiro fez um drop de cabeça pra baixo em Teahupoo, desapareceu no tubo e saiu depois da baforada.

Caio ainda surfou outras três esquerdas na bateria. Numa delas, uma intermediária, ele ficou em pé num canudo largo, porém não ficou fundo (2.83). Em outra ele vacou na base depois de um drope íngreme, e na última, já perto do fim, não encontrou a saída.

O japonês Kanoa Igarashi (2º) e o australiano Jackson Baker (3º) não conseguiram acompanhar o ritmo do brasileiro e caíram para a repescagem. Os dois pegaram tubos, porém não ficaram fundo nas esquerdas e não sumiram por muito tempo dentro dos canudos.

Caio x Jordy – Nas oitavas de final Caio voltou a marcar uma nota no critério excelente. O brasileiro conquistou 8.00 pontos e ainda colocou mais 7.97 no somatório para avançar na competição. A performance de Caio foi tão boa que ele venceria o sul-africano Jordy Smith com duas notas descartadas (7.43 e 6.07).

O próximo adversário de Caio é Nathan Hedge. Eles se enfrentam na terceira bateria das quartas de final.

“Hoje está sendo o dia dos sonhos no Taiti. As condições estão perfeitas e é muito bom estar aqui”, contou Caio. “E, nossa, vai ser demais competir com o Nathan (Hedge). Quando eu comecei no QS, fui num evento nos Açores (Portugal) e não tinha onde ficar lá. Aí o Nathan me convidou para ficar com ele. Para mim, ele é um ‘legend’ e vi que era uma boa oportunidade para aprender tudo com ele. Tenho certeza que vai ser uma batalha muito boa”.

Caio Ibelli vive sonho no Taiti.

Miguel nas quartas – Miguel Pupo competiu três vezes nesta quarta-feira. O brasileiro caiu para a repescagem na última bateria da primeira fase. O surfista estava bem na disputa, com dois canudos completados que valeram 7.00 e 6.50 pontos, porém Callum Robson fez uma nota no critério excelente (8.60) e perto do fim tomou a liderança de Miguel. O brazuca quase reverteu o resultado no final quando conquistou 8.27, mas terminou em segundo lugar.

Miguel Pupo passou pela repescagem com uma troca franca de ondas com seu adversário, Nat Young, perto do final da bateria. Quando restavam sete minutos os dois surfaram. Miguel foi primeiro. Ele marcou 6.83 pontos e pulou para a primeira posição. O tubo de Nat valeu 7.17 e ele retomou a liderança.

Dois minutos depois eles surfaram novamente. Miguel usou a prioridade e fez 8.10 pontos para voltar ao primeiro lugar. O norte-americano passou a necessitar de 7.77 para vencer, mas recebeu 5.73 pelo tubo e se despediu do Tahiti Pro.

O brasileiro conquistou vaga nas quartas de final após vencer sem dificuldades Jake Marshall na última bateria das oitavas. Mesmo sem se destacar, Miguel foi muito melhor que o norte-americano, que teve como melhor nota 1.33 ponto. Miguel venceu com 5.83 e 5.17.

Miguel Pupo estica o braço e comemora bom tubo.

Samuel em nono lugar – Outro brasileiro que competiu nesta quarta-feira no Tahiti Pro foi Samuel Pupo. Ele estreou no evento surfando os dois melhores tubos da sétima bateria masculina da etapa, anotou 7.00 e 6.00 pontos, e avançou na competição.

Samuel Pupo cai nas oitavas.

Nota dez – O duelo de Samuel nas oitavas foi contra Matthew McGillivray. Nele saiu a primeira nota dez do evento. O sul-africano teve uma performance impressionante em Teahupoo e garantiu lugar nas quartas de final.

Os dois surfistas não se destacaram na primeira metade da disputa, porém na segunda parte o bicho pegou. Depois de uma troca de notas, o brasileiro deixou o sul-africano na necessidade de 5.95 pontos para vencer. Restavam nove minutos para o fim e Matthew fez um drope de cabeça pra baixo, virou na base com a prancha derrapando, ficou muito fundo no tubo e saiu ileso para conquistar uma nota dez unânime. Samuel passou a necessitar de 8.84 e foi em busca a nota.

Na mesma série da nota dez do sul-africano, o brasileiro surfou, passou por dentro de uma esquerda pesada e reassumiu a liderança com 8.93 pontos. Porém Matthew ainda teve tempo de entrar em outra esquerda, anotar mais 7.00 e pular pra primeira posição. Samuel tentou o último golpe no minuto final, mas anotou 7.50 quando precisava de 8.08. Com a derrota Samuel se despediu da prova em nono lugar.

Feminino – Além de Yago Dora, Caio Ibelli e Miguel Pupo, o Brasil ainda conta com Tatiana Weston-Webb. Ela folgou no dia. A adversária dela nas quartas de final é Caroline Marks.

Previsão das ondas – As finais do Tahiti Pro devem acontecer nesta sexta-feira, quando estão previstas ondas de 6 a 8 pés de face, com séries maiores e vento terral.

Tahiti Pro 2022

Round 1 masculino
Baterias disputadas na quarta-feira

1 Yago Dora (BRA) 8.66 x Italo Ferreira (BRA) 8.14 x Matthew McGillivray (AFR) 5.10

2 Kauli Vaast (FRA) 13.60 x Barron Mamiya (HAV) 10.83 x Ethan Ewing (AUS) 2.33

3 Jack Robinson (AUS) 16.26 x Nat Young (EUA) 7.33 x Michel Bourez (FRA) 6.70

Baterias disputadas desta quinta-feira

4 Kelly Slater (EUA) 16.00 x Nathan Hedge (AUS) 8.67 x Filipe Toledo (BRA) 1.87

5 Jordy Smith (AFR) 12.94 x Jadson André (BRA) 12.86 x Griffin Colapinto (EUA) 8.33

6 Caio Ibelli (BRA) 12.50 x Kanoa Igarashi (JPN) 7.76 x Jackson Baker (AUS) 3.17

7 Samuel Pupo (BRA) 13.00 x Callum Robson (AUS) 10.44 x Seth Moniz (HAV) 6.53

8 Connor O’Leary (AUS) 15.63 x Miguel Pupo (BRA) 15.27 x Jake Marshall (EUA) 6.60

Round 2

1 Nathan Hedge (AUS) 15.76 x 14.83 Filipe Toledo (BRA)

2 Kanoa Igarashi (JAP) 6.96 x 5.67 Seth Moniz (HAV)

3 Ethan Ewing (AUS) 14.00 x 10.93 Michel Bourez (FRA)

4 Jake Marshall (EUA) 2.43 x 0.97 Callum Robson (AUS)

5 Jadson André (BRA) 17.00 x 16.60 Italo Ferreira (BRA)

6 Miguel Pupo (BRA) 14.93 x 12.90 Nat Young (EUA)

7 Griffin Colapiinto (EUA) 12.00 x 3.90 Jackson Baker (AUS)

8 Matthew McGillivray (AFR) 16.44 x 11.83 Barron Mamiya (HAV)

Oitavas de final

1 Kauli Vaast (FRA) 17.07 x 15.17 Ethan Ewing (AUS)

2 Matthew McGillivray (AFR) 17.00 x 16.43 Samuel Pupo (BRA)

3 Yago Dora (BRA) 14.94 x 14.63 Griffin Colapinto (EUA)

4 Kelly Slater (EUA) 17.00 x 16.83 Connor O’Leary (AUS)

5 Nathan Hedge (AUS) 18.30 x 17.60 Jack Robinson (AUS)

6 Caio Ibelli (BRA) 15.97 x 13.20 Jordy Smith (AFR)

7 Kanoa Igarashi (JAP) 15.70 x 13.40 Jadson André (BRA)

8 Miguel Pupo (BRA) 11.00 x 2.40 Jake Marshall (EUA)

Quartas de final

1 Kauli Vaast (FRA) x Matthew McGillivray (AFR)

Yago Dora (BRA) x Kelly Slater (EUA)

3 Nathan Hedge (AUS) x Caio Ibelli (BRA)

4 Kanoa Igarashi (JAP) x Miguel Pupo (BRA)

Quartas de final femininas

1 Tatiana Weston-Webb (BRA) x Caroline Marks (EUA)

2 Stephanie Gilmore (AUS) x Courtney Conlogue (EUA)

3 Carissa Moore (HAV) x Vahine Fierro (FRA)

4 Brisa Hennessy (CRI) x Lakey Peterson (EUA)

Ranking masculino

1 Filipe Toledo (BRA) – 53.360 pontos

2 Jack Robinson (AUS) – 48.025

3 Ethan Ewing (AUS) – 40.970

4 Italo Ferreira (BRA) – 39.130

5 Griffin Colapinto (EUA) – 36.800

6 Kanoa Igarashi (JPN) – 35.525

7 Callum Robson (AUS) – 31.900

8 John John Florence (HAV) – 30.685

9 Miguel Pupo (BRA) – 30.185

9 Connor O´Leary (AUS) – 30.185

Outros brasileiros

11 Samuel Pupo (BRA) – 29.910 pontos

12 Caio Ibelli (BRA) – 28.110

22 Jadson André (BRA) – 18.035

23 Yago Dora (BRA) – 17.880

24 Gabriel Medina (BRA) – 15.890

Ranking feminino

1 Carissa Moore (HAV) – 52.925 pontos

2 Johanne Defay (FRA) – 47.610

3 Tatiana Weston-Webb (BRA) – 42.610

4 Stephanie Gilmore (AUS) – 41.625

5 Brisa Hennessy (CRI) – 40.285

6 Lakey Peterson (EUA) – 39.005

7 Tyler Wright (AUS) – 36.460

8 Gabriela Bryan (HAV) – 35.155

9 Isabella Nichols (AUS) – 34.675

10 Courtney Conlogue (EUA) – 32.100