Billabong Pipe Masters

50 anos de Havaí

Billabong Pipeline Masters chega a sua 50ª edição no North Shore de Oahu, Havaí.

0
Gabriel Medina vai em busca do tricampeonato mundial nesta temporada.

O Billabong Pipeline Masters, em memória a Andy Irons e apresentado pela Hydro Flask, vai celebrar a sua 50ª edição neste ano no maior palco do esporte no North Shore da ilha de Oahu, Havaí. Depois de quase um ano do último evento do Champioship Tour, os melhores surfistas do mundo se preparam para abrir a temporada em uma das ondas mais desafiadoras do planeta, Banzai Pipeline.

Os brasileiros vêm se destacando neste lugar mágico do surfe mundial nos últimos anos. Em 2019, o título mundial foi decidido na grande final e o potiguar Italo Ferreira ganhou o seu primeiro troféu de número 1 da WSL, impedindo que Gabriel Medina conquistasse um igualmente inédito tricampeonato para o Brasil. Medina fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a ser campeão mundial em 2014 e repetiu o título em 2018.

Os dois prometem lutar etapa por etapa em 2021, mas outros 32 surfistas vão em busca do mesmo objetivo: terminar entre os cinco primeiros no ranking das doze etapas, para decidir o título mundial no WSL Finals, em setembro em Trestles, na Califórnia (EUA).

Um deles é o onze vezes campeão mundial, Kelly Slater, que vai disputar sua trigésima temporada na elite e adoraria aumentar o seu recorde de sete vitórias em Pipeline. Já o havaiano John John Florence quer o seu primeiro troféu de Pipe Masters para iniciar a busca pelo tricampeonato.

Italo Ferreira defende o título do Championship Tour e do Billabong Pipe Masters.

Covid-19 A World Surf League trabalhou intensamente em colaboração com as autoridades estaduais e municipais para realizar o Pipe Masters como uma produção de filme para a transmissão ao vivo do evento, sem presença de público na praia.

Será seguido um protocolo rígido de segurança para evitar o contágio da Covid-19, que inclui testes múltiplos nos atletas, seus acompanhantes e funcionários com pessoal mínimo necessário no local dos eventos, além de medidas de distanciamento físico, verificações de temperatura e desinfecção frequente nas áreas comuns.

Esses mesmos protocolos valem para toda a equipe de filmagem no Havaí e foram desenvolvidos usando as melhores práticas e diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Centro de Controle para Prevenção de Doenças (CDC), juntamente com especialistas médicos. Além disso, não haverá atividades para o público no Ehukai Beach Park, sem presença de espectadores durante os quatro dias de competição, conforme as diretrizes estabelecidas pela cidade de Honolulu.

“Nós mal podemos esperar pela volta do Championship Tour na próxima semana em Pipeline”, diz Pat O’Connell, vice-presidente sênior de circuitos e eventos da WSL. “Este ano é muito especial para nós, pois será a 50ª edição do Pipe Masters no North Shore de Oahu, então estamos todos ansiosos. Nós trabalhamos em colaboração com o governo local e as autoridades de saúde pública, e acreditamos fortemente nos protocolos que adotaremos para manter nossos atletas, funcionários e staff local, completamente seguros.”

O Billabong Pipeline Masters em homenagem a Andy Irons apresentado pela Hydro Flask começa no dia 8 e tem prazo até o dia 20 para ser encerrado em Pipeline. A etapa de abertura do World Surf League Championship Tour 2021 será transmitida ao vivo pelo Waves.

Kelly Slater completa 30 anos de elite em 2021.

WSL Fantasy Com os times masculinos e femininos combinados, o WSL CT Fantasy foi totalmente reformulado nesta temporada. Saiba como participar:

– Escolha equipes combinadas: os circuitos masculino e feminino agora estão integrados em um único jogo e você vai escolher os homens e mulheres para cada evento. A estrutura com as duas categorias simplifica a interface do usuário e oferece mais opções de combinação de surfistas aos jogadores, promovendo confrontos cruzados entre as ligas.

– Editar equipes durante o evento: a relação dos surfistas não será mais bloqueada no início dos eventos. Você poderá mudar sua equipe até o final da rodada eliminatória.

– Marque mais pontos com seu surfista “power”: você agora vai escolher para cada evento um homem e uma mulher para serem o “power surfer”. Quem for escolhido, irá computar o dobro dos pontos conquistados. Este recurso permitirá que você ganhe vantagem com um surfista específico, oferecendo maior diferença entre equipes com escalações semelhantes.

Billabong Pipe Masters

Primeira fase

1 Kanoa Igarashi (JPO), Conner Coffin (EUA), Connor O’Leary (AUS)
2 Kolohe Andino (EUA), Adrian Buchan (AUS), Deivid Silva (BRA)
3 Filipe Toledo (BRA), Peterson Crisanto (BRA), Morgan Cibilic (AUS)
4 Jordy Smith (AFR), Yago Dora (BRA), a definir
5 Gabriel Medina (BRA), Frederico Morais (POR), a definir
6 Italo Ferreira (BRA), Jadson André (BRA), a definir
7 John John Florence (HAV), Wade Carmichael (AUS), Ethan Ewing (AUS)
8 Kelly Slater (EUA), Caio Ibelli (BRA), Miguel Pupo (BRA)
9 Owen Wright (AUS), Griffin Colapinto (EUA), Alex Ribeiro (BRA)
10 Jeremy Flores (FRA), Ryan Callinan (AUS), Jack Robinson (AUS)
11 Julian Wilson (AUS), Jack Freestone (AUS), Matthew McGillivray (AFR)
12 Seth Moniz (HAV), Michel Bourez (FRA), Adriano de Souza (BRA)