Catarinense amador

Largada na Joaca

Circuito catarinense amador começa nesta sexta-feira (30) na Praia da Joaquina (SC).

0
Evento confirmado na Praia da Joaquina.

Tudo pronto para o retorno dos campeonatos de surfe na Praia da Joaquina (SC), após o início da pandemia de coronavírus que paralisou as competições programadas para acontecerem em 2020. O Circuito Kids and Kings 2021 já detém o número recorde de inscritos, com a presença de 180 atletas confirmados até o momento nas 12 categorias em disputa.

Esta será a primeira das três etapas do circuito local da Associação de Surf da Joaquina (ASJ) programadas para acontecerem nesta temporada. A prova distribuirá 2.000 pontos para o ranking Fecasurf Amador 2021, e conta com a participação de surfistas catarinenses e de outros estados como Bahia, Paraná, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A enorme procura pelas vagas para disputar o evento obrigou os organizadores a abrirem mais um dia na janela de espera para a realização da etapa, que começará nessa próxima sexta-feira (30), e vai até domingo (1).

“Antes do encerramento do prazo final das inscrições na terça-feira (27), o número de participantes já tinha batido o recorde na história dos eventos amadores realizados pela ASJ, e talvez até da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf). Superou todas as expectativas”, revela Cristiano Melo, presidente da ASJ.

A prova também faz parte do Curta + Floripa, projeto esportivo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, em parceria com a Secult (Secretaria de Cultura e Esporte) e Afesc (Associação das Federações Esportivas de Santa Catarina), com o apoio do vereador Ed Pereira de Florianópolis.

Atrações da etapa na Joaca

Uma das novidades da competição será o troféu Melhor Performance, que premiará o surfista que fizer o maior somatório do evento em suas duas melhores ondas.

Outra ação que promete agitar a praia da Joaquina será a disputa do Jeca Session,uma bateria especial com atletas convidados pela direção da ASJ para ver quem executa a manobra mais radical. O detalhe está nos chapéus de palha que cada convidado deverá usar durante a disputa, onde o vencedor receberá de premiação uma mochila recheada com kits de produtos e acessórios.

Homenagens póstumas

A organização também programou a reinauguração oficial da Choupana André Negão, que sofreu reformas em sua estrutura nos últimos meses. A cerimônia terá a presença da diretoria da ASJ e dos velhos amigos do carismático André, surfista da Joaca falecido em 2001 em um acidente automobilístico em Florianópolis.

Outro personagem da praia que receberá homenagens durante o final de semana de competição será Marcelo Tonon, falecido recentemente na Joaquina após sentir-se mal durante uma sessão de surfe.

Como forma de celebrar sua passagem pela Joaquina, a organização excepcionalmente não cobrará o valor da inscrição para os surfistas da praia que quiserem competir na categoria Local. O campeão receberá o Troféu Marcelo Tonon, criado especialmente para esta etapa, como lembrança do popular Bujica da Joaca.

Premiação da etapa e hospedagem

A premiação desta primeira etapa será duas pranchas, cinco blocos, troféus e kits recheados com roupas e acessórios oferecidos pelos patrocinadores e apoiadores do evento.

O Joaquina Beach Hotel é o parceiro oficial da Associação de Surf da Joaquina na estadia para os competidores do evento. Os atletas inscritos na etapa terão bônus de 10% de desconto nas tarifas, válidas de 28 de julho a 2 de agosto, com a apresentação do cupom com o código “Atleta10” na hora do chek-in para a administração do hotel.