Championship Tour

Brazucas na espera

Saiba como estão as situações de Miguel Pupo e Wiggolly Dantas na torcida por uma vaga de suplente no Tour.

35
Miguel Pupo tem chances remotas de disputar o Championship Tour em 2018.

Na última quarta-feira, a World Surf League divulgou a relação de atletas do Championship Tour 2018, completando a sua lista com o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater e o brasileiro Ian Gouveia, que foram convidados pela entidade.

Depois de sofrer uma contusão em Jeffreys Bay, África do Sul, Slater ficou fora de diversas etapas e não conseguiu terminar o ano entre os 22 melhores do ranking. Como não precisou chamar outro atleta contundido, a WSL deu o seu segundo wildcard a Ian, primeiro suplente do ranking.

O número de brasileiros na elite mundial subiu para 11 e havia a expectativa por mais reforços, como Miguel Pupo e Wiggolly Dantas, mas a situação está bem complicada para a dupla, conforme apurou o Waves.

Alternates e rumores de aposentadorias

No momento, pela ordem, os alternates do circuito são o sul-africano Michael February (melhor suplente do ranking da divisão de acesso), o australiano Bede Durbidge e os brasileiros Miguel Pupo e Wiggolly Dantas.

Quando algum atleta anuncia com antecedência que não vai disputar o Tour no ano seguinte – seja por aposentadoria ou por algum outro motivo -, a WSL chama o próximo colocado no ranking do Championship Tour (do 23o em diante).

Hoje, o beneficiado seria Bede Durbige. O australiano chegou a anunciar a sua aposentadoria e foi homenageado em Pipeline, mas agora mudou de ideia e revelou para a WSL que tem interesse em participar das etapas, caso haja alguma vaga disponível.

Caso nenhum Top desista participar do Tour em 2018 ou opte por se aposentar no decorrer da temporada, aí, sim, a World Surf League seguirá a sua lista de alternates, que em 2018 será encabeçada por Michael February.

Depois de anunciar a aposentadoria, Bede Durbidge muda de ideia e mostra interesse em participar das etapas do Tour como suplente.

Há fortes rumores de que os australianos Joel Parkinson e Mick Fanning se aposentarão em 2018, mas Parko já confirmou que vai participar do Tour na próxima temporada, de acordo com Renato Hickel, comissário da World Surf League. Já Mick ainda não se pronunciou, mas o dirigente brasileiro acredita que o australiano só tomará uma decisão no início da temporada.

Portanto, tudo indica que Miguel Pupo precisará que três atletas se ausentem do Tour em 2018, enquanto Wiggolly terá de contar com quatro desfalques.

Top-34 do Championship Tour 2018

1 John John Florence (HAV)
2 Gabriel Medina (BRA)
3 Julian Wilson (AUS)
4 Jordy Smith (AFR)
5 Matt Wilkinson (AUS)
6 Owen Wright (AUS)
7 Kolohe Andino (EUA)
8 Adriano de Souza (BRA)
9 Joel Parkinson (AUS)
10 Filipe Toledo (BRA)
11 Sebastian Zietz (HAV)
12 Mick Fanning (AUS)
13 Connor O´Leary (AUS)
14 Frederico Morais (POR)
15 Jeremy Flores (FRA)
16 Adrian Buchan (AUS)
17 Kanoa Igarashi (EUA)
18 Caio Ibelli (BRA)
19 Michel Bourez (PLF)
20 Conner Coffin (EUA)
21 Joan Duru (FRA)
22 Italo Ferreira (BRA)
23 Griffin Colapinto (EUA)
24 Jessé Mendes (BRA)
25 Wade Carmichael (AUS)
26 Tomas Hermes (BRA)
27 Yago Dora (BRA)
28 Willian Cardoso (BRA)
29 Keanu Asing (HAV)
30 Ezekiel Lau (HAV)
31 Michael Rodrigues (BRA)
32 Patrick Gudauskas (EUA)
33 Ian Gouveia (BRA)
34 Kelly Slater (EUA)

Alternates

Michael February (AFR)
Bede Durbidge (AUS)
Miguel Pupo (BRA)
Wiggolly Dantas (BRA)