Circuito ASCAS

Galdino cresce no Rincão

Gabriel Galdino domina categorias Master e Local na primeira etapa do Circuito ASCAS 2020 no litoral sul catarinense,

0
Gabriel Galdino faz três finais, vence duas e crava a maior nota do evento.

A etapa de abertura do Circuito ASCAS 2020 movimentou a plataforma norte de Balneário Rincão, cidade do extremo sul catarinense, no último final de semana (11 e 12).

Com um total de 92 inscritos divididos em nove categorias, o campeonato marcou a volta do tradicional circuito da Associação Sul Catarinense de Surf, após alguns anos sem realizar eventos na região.

A prova reuniu surfistas de várias partes do litoral sul do estado disputando pontos para o ranking local, com quatro etapas programadas para acontecer até o fim do ano.

A volta dos eventos na praia do Rincão foi muito celebrada por atletas e profissionais do meio, que sabem da força e da importância que o circuito ASCAS tem na região sul de Santa Catarina.

“Resumo tudo que aconteceu nesse fim de semana com a palavra satisfação. Resgatar nosso circuito, é resgatar nossa história como entidade que trabalha em prol do surfe há quase 40 anos”, declara Ricardo Martins, presidente da ASCAS.

Guilherme Pereira larga na ponta do ranking Open.

Campeões no Rincão Depois de um sábado com poucas ondas, o mar reagiu para o domingo decisivo, com as séries chegando a 1 metro com excelente formação ao lado da emblemática plataforma em “T” da praia do Rincão, formando o cenário perfeito para a decisão da etapa.

A Kahuna foi a primeira categoria ser definida. A vitória foi do surfista local Aldrin Pereira, que em 2019 ficou entre os top 16 do Circuito Brasileiro Legends sancionado pela Abrasp nas categorias Grand Master e Kahuna.

Na sequencia entrou na água a decisão do Longboard, com o título para o imbitubense Paulo Costa. A ASCAS é a única associação do estado a incluir a categoria Longboard em seu circuito, e a expectativa é que nas próximas etapas, mais atletas da modalidade marquem presença.

Os títulos da Iniciantes e Infantil também foram pra Imbituba, com a vitória de Lucas Costa (filho de Paulo, campeão Longboard). Entre as meninas, Fernanda Toscani foi a vencedora, mas quem festejou foi a ASCAS por atingir seu objetivo de incentivar o surfe feminino na região atraindo atletas da modalidade para seus eventos.

Na Júnior foi a vez de Pedro Ferreira, surfista de Ibiraquera, fazer a festa, virando resultado a seu favor quase no final pra cima do local Bruno Cavaler.

Pódio da categoria Feminino.

Gabriel Galdino dominou as categorias Local e Master com excelentes performances durante o domingo e ficou com o título. Nas estatísticas da competição, Galdino cravou a melhor nota do evento (9.50). Entre as dez maiores notas da competição, oito foram do atleta, que também teve cinco somatórios entre as dez maiores médias do final de semana.

A final Open foi a última a entrar na água e logo começou com uma situação de interferência de Fernando Alves sobre Gabriel Galdino. A disputa foi equilibrada entre os finalistas e decidida nos minutos finais. Guilherme Pereira, local de Balneário Arroio do Silva (praia vizinha ao Rincão), conseguiu a virada no final e largou na frente do ranking ASCAS 2020. O campeão Open do circuito levará uma passagem para o Peru no final da temporada.

A entrega da premiação aconteceu em seguida, com a estrutura montada na Eskina Du Grandão, tradicional ponto de encontro na praia do Rincão próximo a plataforma. A banda Rivotrio fechou a programação da abertura do Circuito ASCAS 2020 com sucesso. A próxima etapa já tem data marcada e será nos dias 15 e 16 de fevereiro no mesmo local.

A primeira etapa do Circuito ASCAS 2020 foi apresentada pela Grow Co. e Session Store Surf Shop. Patrocínio: Neokai Wetsuits, Let’s Point, Interclass Hotel e Juicy Co. Apoio: Admol, Rise Up, Timaco, Clinimagem, Santa Marta Surf Shop, Pro Side, Banana Wax, Smart Celular, Santta Maré, Marbom Surf Shop, Universo Transporte, Surf Screen, Rocky City, Ctur Turismo, Moment Skate Surf Shop, Cia Wax, Gohier, Go Home Studio, Óticas Alcidino, Emagrecentro, Bar Aki, Bitmap Comunicação Visual, Esquina Du Grandão, Auto Posto Darolt, SDA Surfing, Loveboard, FWS Flow Waves e Boston Burguers. Cobertura: Vivi Surf Fotografia e Prime.Press07 Assessoria & Comunicação. Realização: ASCAS (Associação Sul Catarinense de Surf) e Prefeitura Municipal de Balneário Rincão. Supervisão: Fecasurf (Federação Catarinense de Surf).

Resultados

Open

1 Guilherme Pereira
2 João Carlos Ely
3 Gabriel Galdino
4 Fernando Alves

Júnior

1 Pedro Ferreira
2 Bruno Cavaler
3 João Vitor Venturini
4 João Gabriel

Master

1 Gabriel Galdino
2 Gustavo Spilere
3 Jeronimo Zaniboni
4 Fernando Alves

Infantil

1 Lucas Costa
2 Cauã Brunel
3 Lucas Cardoso
4 Beatriz Bombazar

Local

1 Gabriel Galdino
2 Gustavo Spilere
3 Jeronimo Zaniboni
4 Gustavo Conti

Iniciantes

1 Lucas Costa
2 Pedro Ferreira
3 Mariah Cardoso
4 Luan Lapolli

Kahuna

1 Aldrin Pereira
2 Fernando Vitor
3 Gelson Teixeira
4 Ricardo Martins

Longboard

1 Paulo Costa
2 Marcelo Foguinho
3 Samuel Menegon
4 Leonardo Bez

Feminino

1 Fernanda Toscani
2 Alessandra Valsechi
3 Leticia Schmidt
4 Duda Porto