Bomba em Nazaré

Fink dá a letra

"É coisa de maluco pegar uma onda desse tamanho com uma prancha nada propícia", fala Lucas Fink sobre a onda gigante que surfou em Nazaré.

0
Onda pode ser considerada novo recorde mundial no skimboard.Victor Eleutério
Onda pode ser considerada novo recorde mundial no skimboard.

Palco em que Lucas Chumbo, Carlos Burle e Pedro Scooby protagonizaram cenas deslumbrantes, o Canhão de Nazaré recebeu outro brasileiro para um momento histórico. Primeiro não-estadunidense a ser campeão mundial de skimboard, Lucas Fink aproveitou o swell para desafiar os limites da modalidade e dropar as ondas gigantes do local com uma prancha bem menor, mais fina, sem quilhas e com menos estabilidade.

“Durante a pandemia, vi que era hora de me redescobrir e me reinventar, e foi quando embarquei no mundo de ondas grandes. Foi um sonho que a vida me ofereceu, eu abracei e está sendo muito maneiro. É coisa de maluco surfar ondas desse tamanho com uma prancha que não é nem um pouco propícia para isso, mas a cada dia que passa a gente vai vendo que é possível e que as possibilidades com essa prancha são infinitas, tanto aqui em Nazaré como em qualquer tipo de condição que você esteja”, conta o atleta.

Diferentemente de uma prancha comum para encarar ondas grandes, a de Skimboard tem 131 x 50 cm, espessura de aproximadamente 2 cm, pesa menos de 2kg, não usa alças (acessório que fixa o pé na prancha), nem quilhas, que auxiliam na estabilidade. Para encarar o Canhão, Fink teve como mentor Lucas Chumbo. Ainda no Rio de Janeiro, eles realizaram treinamentos específicos, como os de apneia, antes de embarcar em novembro para Portugal.

“Já tem alguns anos que estamos querendo colocar esse projeto do Fink de pé. Em 2020 viemos para Nazaré na temporada e conseguimos treinar bastante, foi um intensivão que trouxe bastante confiança ao Fink, então, quando retornamos ao Brasil, ele conseguiu se soltar, performar muito melhor e se sentir mais à vontade com o big surf completo. É irado ver como ele está evoluindo e como agora está se destacando aqui. Eu brinco que meu pupilo foi muito rápido: em dois anos ele já sabe pilotar e fazer tudo o que a gente costuma fazer aqui em Nazaré. Eu diria que já conquistou a faixa azul e está pulando para a roxa”, conta Lucas Chumbo.

A onda gigante dropada por Fink, que pode vir a ser considerada a maior já surfada utilizando a prancha de skimboard na história, foi elogiada por ícones da modalidade, como o americano Garett McNamara. Em Portugal, o brasileiro ainda aproveitará a janela de ondas grandes para, no início de 2022, retornar ao Brasil e focar na preparação visando ao Campeonato Mundial de Skimboard.

Lucas Fink é campeão mundial de skimboard de 2019.

Dos gramados para o mar

Fissurado por futebol, Lucas Fink jogava nas categorias de base do Flamengo antes de se aventurar no skimboard. E foi justamente na época que antecedia o Natal que ele ganhou a sua primeira prancha, aos sete anos. Em 2009, aos 10, ingressou no cenário competitivo.

De lá para cá, já faturou título mundial de skimboard profissional (2019) e foi vice-campeão mundial (2018), campeão brasileiro profissional (2015) e bicampeão mundial amador (2013 e 2014).