Big Wave Awards

Finalistas definidos

Com quatro indicados do Brasil, WSL divulga os finalistas da 20ª edição do Big Wave Awards.

0
Michaela Fregonese concorre ao prêmio de Melhor Onda do Ano.

A WSL anunciou nesta segunda-feira (20) os indicados ao Red Bull Big Wave Awards (BWA) de 2020 e quatro brasileiros fazem parte da lista: Lucas “Chumbo” Chianca, Maya Gabeira, Felipe Cesarano e Michaela Fregonese. Comemorando a sua vigésima edição, o Big Wave Awards deste ano homenageará os melhores surfistas de ondas grandes dos últimos 12 meses.

Ao longo das próximas cinco semanas, o BWA 2020 apresentará os homens e as mulheres que mais se destacaram em quatro categorias: Melhor Onda, cbdMD XXL Maior Onda, Melhor Onda na Remada e Melhor Performance do Ano. O BWA também homenageará quem sofreu o pior Wipeout (vaca ou queda) do ano, na primeira premiação com votação exclusiva dos fãs na história do Big Wave Awards.

A WSL anunciará um vencedor da categoria BWA por semana, começando com essa do pior “Wipeout” do ano.

Calendário de programação do Red Bull Big Wave Awards para 2020:

– 20 de julho: Divulgação dos nomeados oficiais da BWA para 2020
– 20 de julho: A votação dos fãs para a pior vaca do ano inicia às 19h no site Big Wave Awards
– 27 de julho: Divulgação do vencedor da Pior Vaca do ano na World Surf Weekly às 19h.
– 03 de agosto: Divulgação dos vencedores da Maior Onda na Remada no World Surf Weekly às 19h.
– 10 de agosto: Divulgação dos vencedores da premiação Melhor Performance do Ano na World Surf Weekly às 19h.
– 17 de agosto: Divulgação dos vencedores do prêmio de Maior Onda do Ano, o cbdMD XXL Big Wave, no World Surf Weekly às 19h.
– 24 de agosto: Divulgação dos vencedores da Melhor Onda do Ano na World Surf Weekly às 19h.

Lucas Chianca briga pela Melhor Performance e Maior Onda do Ano.

O Big Wave Awards valida o Guinness World Records™ e todas as ondas indicadas têm o potencial de bater os recordes mundiais atuais. A categoria cbdMD XXL Biggest Wave deste ano tem duas fortes candidatas: Maya Gabeira e Justine Dupont. A vencedora e a possível validação do recorde mundial, serão anunciadas no dia 17 de agosto.

“Foi um ano excepcional para ultrapassar os limites na divisão das mulheres”, destaca o diretor de eventos da BWA, Bill Sharp. “Todas as indicadas na categoria Maior Onda Feminina do cbdMD XXL são impressionantes. Maya Gabeira e Justine Dupont me falaram que podem muito bem ter um novo recorde mundial do Guinness saindo de Nazaré este ano, para a maior onda já surfada por uma mulher. Mas qual acabou sendo maior entre as duas? De qualquer forma, será um confronto histórico”.

Os indicados para o Red Bull Big Wave Awards 2020 são (em ordem alfabética):

Indicados ao Prêmio Wipeout

O vencedor será anunciado no dia 27 de julho às 19h00 no WSL World Surf Weekly.  A votação dos fãs para a pior vaca do ano inicia nesta segunda (20), às 19 horas, no site Big Wave Awards

– Felipe Cesarano (Rio de Janeiro, Brasil) em Nazaré, Portugal, em 14 de janeiro de 2020. (Vídeo de Pedro Miranda.)
– Keala Kennelly (Honolulu, Havaí) em Jaws, Havaí, em 11 de fevereiro de 2020. (Vídeo de Carlo Carbajal)
– Torrey Meister (Havaí) em Jaws, Havaí, em 11 de fevereiro de 2020 (Vídeo de Carlo Carbajal)
– Francisco Porcella em Jaws, Havaí, em 11 de fevereiro de 2020. (Vídeo de Carlo Carbajal)
– Jerome Sahyoun (Casablanca, Marrocos) em Mullaghmore Head, Irlanda em 14 de janeiro de 2020. (Vídeo de Luke McNee)

Felipe Cesarano pode ser consagrado com o Prêmio Wipeout.

Indicados para a Maior Onda na Remana

Os vencedores serão divulgados no dia 3 de agosto às 19h no WSL World Surf Weekly. Os prêmios de maior onda surfada na remada, sem auxílio do jet-ski, vão para os surfistas das categorias masculina e feminina que surfarem a maior onda do ano com sucesso.

Masculino:

– Russell Bierke (Ulladulla, Austrália) em Jaws, Havaí, em 12 de dezembro de 2020. (Fotos de Erik Aeder, Adam Carbajal, Aaron Lynton e Keoki Saguibo. Vídeo de Marcus Rodrigues)
– Nathan Florence (Haleiwa, Havaí) em Jaws, Havaí, em 12 de dezembro de 2020. (Fotos de Erik Aeder, Marco Arellano, Richard Hallman, Aaron Lynton e Keoki Saguibo. Vídeo de Carlo Carbajal)
– Billy Kemper (Haiku, Havaí) em Jaws, Havaí, em 12 de dezembro de 2020. (Fotos de Marco Arellano, Dooma Photos – Richard Hallman, Aaron Lynton e Keoki Saguibo. Vídeo da equipe de vídeo da WSL)
– Eli Olson (Haleiwa, Havaí) em Jaws, Havaí, em 12 de dezembro de 2020. (Fotos de Erik Aeder, Marco Arellano, Aaron Lynton e Cait Miers. Vídeo da equipe de vídeo da WSL)
– Ian Walsh (Kuau, Havaí) em Jaws, Havaí, em 12 de dezembro de 2020. (Amanda Beenen-Cantor, Martin Caprile, Mendo Dornellas, Aaron Lynton e Luana Teixeria. Vídeo da equipe de vídeo da WSL)

Feminino:

– Paige Alms (Haiku, Havaí) em Jaws, Havaí, em 12 de dezembro de 2020. (Fotos de Marco Arellano, Amanda Beenen-Cantor, Sofie Louca, Aaron Lynton e Cait Miers. Vídeo da equipe de vídeo da WSL)
– Paige Alms (Haiku, Havaí) em Jaws, Havaí, em 15 de novembro de 2019. (Foto de Aaron Lynton. Vídeo de Marcus Rodrigues)
– Felicity Palmateer (Burleigh Heads, Austrália) em Jaws, Havaí, em 12 de dezembro de 2020. (Fotos de Erik Aeder, Noah Andrews, Adam Carbajal, Aaron Lynton e Cait Miers. Vídeo de Carlo Carbajal)

Indicados para Melhor Performance do Ano:

Os vencedores serão anunciados no dia 10 de agosto às 19h no WSL World Surf Weekly. Os prêmios de Melhor Performance do Ano vão para as ondas mais bem surfadas e capturadas em vídeo ou foto ao longo dos últimos 12 meses (até o dia 20 de março).

Masculino:

– Lucas Chianca (Rio de Janeiro, Brasil)
– Grant Baker (Durban, África do Sul)
– Russell Bierke (New South Wales, Austrália)
– Nathan Florence (Havaí, EUA)
– Billy Kemper (Havaí, EUA)
– Kai Lenny (Havaí, EUA)
– Tom Lowe (Cornwall, Reino Unido)
– Eli Olson (Havaí, EUA)
– Nic Von Rupp (Sintra, Portugal)
– Ian Walsh (Havaí, EUA)

Maya Gabeira pode superar o próprio recorde de maior onda já surfada por uma mulher.

Feminino:

– Maya Gabeira (Rio de Janeiro, Brasil)
– Michaela Fregonese (Paraná, Brasil)
– Paige Alms (Havaí, EUA)
– Justine Dupont (Seignosse, França)
– Felicity Palmateer (Queensland, Austrália)

Indicados para a Maior Onda cbdMD XXL

Os vencedores serão anunciados no dia 17 de agosto às 19h no WSL World Surf Weekly. O prêmio Maior Onda cbdMD XXL vai para os surfistas que completaram a maior onda do ano, na remada ou com assistência de jet-ski.

Masculino:

– Lucas Chianca (Rio de Janeiro, Brasil) em Nazaré, Portugal em 17 de fevereiro de 2020. (Foto de Helio Antonio. Vídeo de Nuno Dias)
– Kai Lenny (Maui Hawaii) em Jaws, Havaí, em 31 de dezembro de 2019. (Vídeo de Marcus Rodrigues)
– Kai Lenny (Maui Havaí) numa esquerda em Nazaré, Portugal, em 11 de fevereiro de 2020. (Fotos de Helio Antonio, Pedro Cruz, Vitor Estrelinha e Brady Lawrence. Vídeo de Johnny Decesare)
– Kai Lenny (Maui Havaí) numa direita em Nazaré, Portugal, em 11 de fevereiro de 2020. (Fotos de André Botelho. Vídeo de Laurent Pujol)
– Sebastian Steudtner (Alemanha) em Nazaré, Portugal, em 11 de fevereiro de 2020. (Fotos de Helio Antonio. Pedro Cruz e Laurent Masurel. Vídeo da equipe de vídeo da WSL.)

Feminino:

– Maya Gabeira (Rio de Janeiro, Brasil) em Nazaré, Portugal, em 11 de fevereiro de 2020. (Fotos de Helio Antonio, Pedro Cruz e Damien Poullenot. Vídeo de Pedro Miranda)
– Justine Dupont (Seignosse, France) em Nazaré, Portugal em 13 de novembro de 2019. (Fotos de Maria Fernanda e Rafael Riancho. Vídeo de Pedro Miranda)
– Justine Dupont (Seignosse, França) em Nazaré, Portugal, em 11 de fevereiro de 2020. (Fotos de Helio Antonio, André Botelho, Vitor Estrelinha e Laurent Masurel. Vídeo de Antoine Chicoye)

Indicados para Melhor Onda do Ano:

Os vencedores serão anunciados no dia 24 de agosto às 19h no WSL World Surf Weekly. A Melhor Onda do Ano é a categoria principal do Big Wave Awards e é concedido aos surfistas que demonstraram o nível mais avançado e comprometido do surfe de ondas grandes, conforme julgamento pelas imagens de vídeo disponíveis. Embora a altura bruta da onda seja levada em consideração, em última análise, é premiado o nível de desempenho.

Masculino:

– Russell Bierke (Ulladulla, NSW, Austrália) em Jaws, Maui, Havaí, em 12 de dezembro de 2019. (Vídeo de Carlo Carbajal)
– Billy Kemper (Haiku, Havaí, EUA) em Jaws, Maui, Havaí, em 23 de janeiro de 2020. (Vídeo de Are Frapwell)
– Kai Lenny (Paia, Havaí) em Jaws, Maui, Havaí, em 25 de janeiro de 2020. (Vídeo de Johnny Decesare)
– Tom Lowe (Cornwall, Reino Unido) em Mullaghmore Head, Irlanda em 14 de janeiro de 2020. (Vídeo de Oliver Hegarty)
– Eli Olson (Haleiwa, Havaí, EUA) em Jaws, Maui, Havaí, em 12 de dezembro de 2019. (Vídeo de Tomo McPherson)

Feminino:

– Michaela Fregonese (Paraná, Brasil) em Jaws, Maui, Havaí, em 31 de dezembro de 2019. (Vídeo de Adam Carbajal)
– Paige Alms (Haiku, Havaí, EUA) em Jaws, Maui, Havaí em 15 de novembro de 2019. (Vídeo de Elliot Leboe)
– Justine Dupont (Segnoisse, França) em Nazaré, Portugal em 11 de fevereiro de 2019. (Vídeo de Laurent Pujol.)