As cinco mais perigosas

A lista de Rothman

Surfista havaiano elabora lista com cinco das ondas mais perigosas do mundo, como Pipeline, no Havaí.

0

 

 

Normalmente as listas servem mais para discordar do que propriamente para concordar. Essa é a graça. Os de melhores surfistas; as dez melhores ondas; as baterias mais emblemáticas de todos os tempos, enfim, assunto é que não falta quando se trata de enumerar preferências.

 

No caso do havaiano Koa Rothman, conhecido por seu apetite por ondas desafiadoras, suas escolhas no que dizem respeito às ondas mais perigosas do mundo devem, no mínimo, ser consideradas. Ele montou uma lista com as cinco ondas mais perigosas do mundo em sua opinião e nós colaboramos com breve descrições e fotos das ondas mais punks do mundo.

 

A lista começa com Nazaré, quinta colocada, e termina com Pipe, a mais sinistra. Vale apena assistir o vídeo e entender o prisma do havaiano.

 

E você, concorda ou discorda da lista de Rothman?
Abaixo fizemos algumas observações sobre as ondas escolhidas por Koa.

 

1 – Pipeline: é mundialmente conhecida como uma das ondas mais icônicas e desafiadoras do planeta. Localizada no North Shore havaiano, suas ondas são famosas por sua força e tubos perfeitos. O recife afiado e raso adiciona um nível extra de perigo, tornando esse pico uma referência em termos de ondas pesadas. Pipe reinou durante muito tempo como a esquerda mais desafiadora do mundo, e na opinião de Koa continua sendo.

 

Gabriel Medina Billabong Pipe Masters 2014, Pipeline, Hawaii.
Gabriel Medina Billabong Pipe Masters 2014, Pipeline, Hawaii.

 

2 –  Mavericks: Localizada na costa da Califórnia, Mavericks é conhecida por suas ondas gigantes e imprevisíveis. Situada perto de Half Moon Bay, a formação rochosa no fundo do oceano cria ondas que podem atingir alturas surpreendentes. Ondas de até 24 metros já foram registradas no local que tem na trágicas mortes dos big riders Mark Foo (1994) e Sion Milosky (2011) uma mórbida marca. Mavs também foi responsável por consolidar a carreiras de grandes nomes do big surf mundial, entre eles Carlos Burle, que com suas performances por ali escreveu seu nome no livro de assinaturas dos maiores big riders da história.

 

Jay Moriarity, Mavericks, Califórnia (EUA)Vern Fisher
Jay Moriarity, Mavericks, Califórnia (EUA)

 

3 – Teahupoo, no Taiti, é sinônimo de ondas poderosas e perigosas. O recife raso transforma as ondas em tubos espetaculares, mas também acrescenta riscos significativos. As ondas de Teahupoo são conhecidas por sua intensidade e velocidade, além de perfeição. A beleza e a brutalidade desse local o tornam um dos destinos mais temidos e respeitados no mundo do surfe, estendendo esse “privilégio” de temê-la aos surfistas profissionais. Faixa preta!

 

Garret McNamara, Teahupoo, TahitiArquivo pessoal
Garret McNamara, Teahupoo, Tahiti

 

4 – Jaws (Peahi): Localizada na Ilha de Maui, Havaí, Jaws, ou Peahi, é famosa por suas ondas monstruosas e poderosas. Ondas gigantes que quebram em um recife profundo e afastado. Ali o coro come. Jaws é conhecida por suas condições extremas, especialmente durante a temporada de inverno, quando as ondas chegam a atingir 10 metros de altura. A princípio a onda era surfada por windsurfistas, depois começaram a investidas de tow-in e atualmente alguns big riders surfam as morras de Jaws na remada.

 

Laird e Makua, Jaws Peahi, Hawaii 2009/2010Bruno Lemos
Laird e Makua, Jaws Peahi, Hawaii 2009/2010

 

5 – Nazaré, em Portugal, é conhecida por ter algumas das maiores ondas do mundo. Ondas gigantes, muitas vezes impulsionadas pelo Canhão da Nazaré, criam condições únicas e desafiadoras. Surfistas de ondas grandes vêm de todo o mundo para enfrentar as enormes paredes de água que se formam em Nazaré. A praia ganhou notoriedade internacional graças às suas condições extremas e às imagens impressionantes de surfistas desafiando essas ondas colossais.

 

Nazaré, PortugalAbel Santos
Nazaré, Portugal

 

Fonte Koa Rothman